Indústria 4.0: A evolução tecnológica está moldando o futuro do setor moveleiro

 

A aplicação de softwares especializados proporciona vantagem competitiva pela disponibilidade de recursos que eleva a eficiência e a qualidade dos projetos - *Por Glauber Longo

Indústria 4.0: A evolução tecnológica está moldando o futuro do setor moveleiro
Indústria 4.0: A evolução tecnológica está moldando o futuro do setor moveleiro

 

Assim como muitas empresas de diferentes setores da economia, o mercado moveleiro também tem apostado na indústria 4.0 como modelo de negócio que visa a integração de tecnologias de alta performance para otimizar a produção e a gestão dos processos industriais, elevando os níveis de produtividade e eficiência.



É por isso que a adoção de automação, análise de dados, inteligência artificial e outras inovações está remodelando o setor para a indústria 4.0.

 

 

Inovações tecnológicas na indústria moveleira

 


A incorporação de tecnologias avançadas é essencial não apenas para agilizar a produção, mas para lidar com a crescente complexidade dos produtos.

 

 

A demanda por personalização e a necessidade de integrar diferentes materiais e geometrias estão exigindo soluções tecnológicas robustas. Máquinas automatizadas e robôs estão sendo cada vez mais utilizados para aumentar a precisão e a eficiência na fabricação de móveis, enquanto softwares de gestão empresarial (ERPs) coletam e analisam dados para identificar oportunidades de melhoria.

 

 

A tecnologia permite que móveis sejam projetados e produzidos com alto nível de personalização, atendendo às especificações exatas dos clientes. A aplicação de softwares facilita o desenvolvimento de projetos e a programação automática de máquinas CNC, acelerando o processo produtivo e mitigando erros.

 

 

Tendências nas aplicações tecnológicas

 


Com o avanço das tecnologias, as aplicações inseridas nos softwares visam atender às tendências e estão moldando o futuro da indústria.

 

 

Uma delas é a ‘Configuração Personalizada’ que utiliza softwares com recursos avançados para fazer uma análise detalhada e precisa do projeto, garantindo que os valores orçados fiquem próximos dos reais. Isso inclui a capacidade de receber arquivos 2D/3D de qualquer CAD, desenvolver análises de massa, espessuras, áreas projetadas, entre outras.

 

 

Tecnologias como a impressão 3D possibilitam a criação de móveis sob medida, de acordo com as preferências dos clientes. Softwares de design realizam análise detalhada dos projetos, garantindo essa precisão - do orçamento à produção.

 

 

Na fase de ‘Projetos e Prototipagem’, as soluções devem avaliar a viabilidade do produto, analisar a qualidade do modelo 3D, identificar problemas de construção e propor melhorias.

 

 

Já no campo da Realidade Virtual, os softwares de apresentação 3D permitem visualizar projetos em escala real, agilizando a validação de formas e proporções sem a necessidade de prototipagem física. Esses softwares oferecem bibliotecas de materiais e ambientes, facilitando a criação de cenas realistas a partir de arquivos CAD.

 

 

As ferramentas de ‘Business Intelligence’ (BI), por sua vez, ajudam a identificar e resolver lacunas no desempenho dos processos industriais. Relatórios inteligentes e dashboards de desempenho proporcionam insights valiosos para otimizar a produção, reduzir custos e aumentar a produtividade.

 

 

Diferenciais das soluções tecnológicas

 


Essas soluções devem apresentar diferenciais que atendam as necessidades atuais e específicas dos profissionais no setor.

 

 

Para os designers que precisam de flexibilidade para criar projetos inovadores, o ideal é utilizar um software CAD 3D com funções dedicadas para diversos materiais e componentes, permitindo a viabilidade de produção, simulações e validações precisas.

 

 

Os arquitetos necessitam de ferramentas capazes de montar ambientes e projetos de diferentes dimensões, respeitando normas técnicas. As soluções devem permitir a integração com outros sistemas envolvidos na construção, facilitando o cruzamento de informações.

 

 

Aplicação da Inteligência Artificial no setor moveleiro

 


A Inteligência Artificial tem desempenhado um papel importante para a modernização do setor moveleiro.

 

 

Desde a criação de bibliotecas inteligentes que capturam o know-how dos profissionais até a otimização dos processos de fabricação. Ela sistematiza o desenvolvimento de processos de fabricação e diminui a necessidade de programação constante das máquinas.

 

 

Além disso, softwares com IA ajudam a agrupar e sequenciar pedidos, com o objetivo de ampliar a eficiência das máquinas e melhorar o fluxo produtivo.

 

 

Um novo cenário

 


A transformação digital revoluciona o setor moveleiro ao garantir o aumento de produtividade, a redução dos custos e a melhoria da qualidade dos produtos.

 

 

Certamente, o investimento em tecnologias avançadas, como automação, IA e BI ajudam as empresas a atenderem as demandas de mercado. E é essencial para que elas se mantenham mais competitivas, gerem oportunidades de novos negócios e cresçam de forma sustentável.

 


*Glauber Longo é diretor comercial da TopSolid’Brasil, distribuidora oficial da desenvolvedora francesa de softwares TopSolid. A linha de soluções compõe o conceito de Fábrica Digital Integrada, pois atende a todas as etapas produtivas do setor industrial de forma integrada. e-mail: g.longo@topsolid7.com.br

 

 

By Alice Sanches | Safira Comunicação

Imagem: Divulgação

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!