Imóveis em Balneário Camboriú quase dobram de valor em cinco anos e superam índices da renda fixa, mesmo com Selic a 13,25%

Mesmo com a taxa Selic elevada, imóveis em Balneário Camboriú, no litoral catarinense, seguem como um dos investimentos mais rentáveis do Brasil. Nos últimos cinco anos, o metro quadrado na cidade valorizou 95%, segundo dados da FipeZap, superando a rentabilidade da renda fixa e da bolsa de valores. Além disso, os financiamentos diretos com as construtoras, sem intermediação bancária, garantem condições flexíveis e previsíveis, tornando a cidade ainda mais atrativa para investidores.

Postado quarta-feira 05/03/2025 por Redação

Categorias: Negócios

Imóveis em Balneário Camboriú quase dobram de valor em cinco anos e superam índices da renda fixa, mesmo com Selic a 13,25%
Imóveis em Balneário Camboriú quase dobram de valor em cinco anos e superam índices da renda fixa, mesmo com Selic a 13,25%

O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa Selic para 13,25% ao ano na primeira reunião do ano. Essa foi a quarta alta consecutiva dos juros básicos da economia. Com isso, investimentos atrelados à renda fixa, como Tesouro Selic e CDBs indexados ao CDI, voltaram a atrair investidores pela alta rentabilidade e baixo risco. No entanto, para quem quer evitar financiamentos bancários e busca investimentos rentáveis com proteção de ativos, os imóveis de luxo em mercados aquecidos, como Balneário Camboriú, seguem como uma opção mais lucrativa no longo prazo, superando diversos ativos financeiros.

 

Nos últimos cinco anos, o valor do metro quadrado na cidade praticamente dobrou, conforme estudo feito pela FipeZap, que comprova um crescimento de 95% entre 2019 e 2024, enquanto a Selic oscilou e diversos ativos financeiros tiveram rendimentos menores.

 

"Investir em imóveis em Balneário Camboriú é mais do que apenas adquirir um patrimônio: é uma estratégia de proteção contra as incertezas do mercado financeiro. Com a alta da Selic, o custo de produção dos imóveis e o crédito bancário aumentam, impactando o chamado Custo Brasil. Isso significa que, no futuro, os preços dos imóveis e de outros bens tendem a subir acima da rentabilidade de muitos investimentos. Por exemplo, se você tem dinheiro para comprar um carro hoje e decide investir, é provável que, mesmo com os juros, não consiga comprá-lo no próximo ano, pois o preço do bem crescerá mais do que seu rendimento. No caso dos imóveis, quem compra agora aproveita a valorização natural, que varia de 2% a 3% ao mês, garantindo rentabilidade acima da inflação e proteção contra a desvalorização do dinheiro.”, analisa Bruno Cassola, especialista em mercado imobiliário de alto padrão.

 

Para efeito de comparação, um CDB de 116% do CDI rendeu cerca de 14,58% ao ano nos últimos ciclos de alta da Selic, enquanto o Tesouro Selic acumula uma rentabilidade média de 13,25% ao ano. Já a poupança, mesmo com a Selic elevada, entregou apenas 7,1% ao ano. No mesmo período, a valorização média anual dos imóveis em Balneário Camboriú foi de quase 20% ao ano, o que supera a renda fixa, a maioria dos fundos imobiliários e até mesmo o Ibovespa, que teve desempenho volátil e abaixo dessa marca em vários anos recentes.

 

Outro fator que torna Balneário Camboriú ainda mais atrativa é a forma como os imóveis são negociados. Diferente de outras regiões do Brasil, onde a alta da Selic encarece o crédito imobiliário, em Balneário Camboriú a maioria das negociações de financiamentos, quando necessários, são realizadas diretamente com as construtoras, sem intermediação de bancos. Isso significa que os compradores não são impactados pelas oscilações das taxas de juros praticadas pelo sistema financeiro tradicional, mantendo condições de pagamento com taxas mais atrativas, previsíveis e facilitadas, independentemente das decisões do Banco Central. 

 

Além disso, os financiamentos funcionam com um modelo flexível, onde o comprador dá uma entrada e parcela o saldo, geralmente em até 100 vezes. Isso reduz significativamente a necessidade de descapitalização, permitindo que investidores adquiram imóveis sem comprometer grande parte de seus recursos de imediato.

 

Balneário Camboriú tem a maior valorização imobiliária do Brasil há quase três anos, segundo o índice FipeZap, impulsionada por um mercado de luxo aquecido, infraestrutura diferenciada, excelentes índices de qualidade de vida, segurança e equipamentos turísticos que se renovam a cada ano.  Com demanda crescente e escassez de terrenos, os preços tendem a se manter em alta nos próximos anos. 

 

"Enquanto aplicações financeiras podem ser impactadas por decisões governamentais e crises econômicas, os imóveis de Balneário Camboriú seguem em alta. Quem investe hoje tem a certeza de que está apostando em um ativo que se valoriza continuamente e que oferece retornos superiores à maioria das opções disponíveis no mercado", conclui Cassola.

 

Principais comparações com outros investimentos

- Valorização dos imóveis em Balneário Camboriú (2019-2024): 95% (19% ao ano) - FipeZap

- CDBs de 116% do CDI (renda fixa): 14,58% ao ano

- Tesouro Selic: 13,25% ao ano

- Poupança: 7,1% ao ano

- Ibovespa: volátil e abaixo dos 19% ao ano em diversos anos recentes

 

Sobre o Bruno Cassola
Eleito campeão em vendas, premiado 10 vezes pelas renomadas construtoras FG e Embraed em Balneário Camboriú, é considerado uma autoridade em vendas de apartamentos de alto padrão na cidade. É empresário, administrador de empresas e corretor de imóveis especializado em ativos de alta rentabilidade. Atua há 17 anos no ramo imobiliário, especializado em imóveis de alto padrão em Balneário Camboriú, considerado o metro quadrado mais valorizado do Brasil. Possui registro no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI), Conselho Regional de Administração (CRA) e no Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis (CNAI).

 

Mais informações: https://www.brunocassola.com.br/

 

By Rotas Comunicação
Foto: Divulgação

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!