Ideias para desfrutar dos espaços ao ar livre e dos ambientes decorados com plantas

 

Com a temporada de calor, chega o momento de passar momentos especiais em varandas, quintais e jardins bem decorados e iluminados. A Yamamura entra no clima e traz ideias para tornar tudo ainda melhor. E, para quem mora em apartamento têm dicas para deixar o lar mais belo e fresco com a ajuda das plantinhas

 

Ideias para desfrutar dos espaços ao ar livre e dos ambientes decorados com plantas
Ideias para desfrutar dos espaços ao ar livre e dos ambientes decorados com plantas

 

Nos dias e noites quentes, todo mundo gosta de passar o tempo livre apreciando a paisagem na varanda, jogando conversa fora no quintal, cuidando das plantas no jardim, ou em um cantinho especial do lar. Independente de viver em casa ou apartamento, na cidade, no campo ou na praia, é possível deixar o décor mais fresquinho com a ajuda de toques verdes. Para ajudar nessas composições, a Yamamura, em parceria com a arquiteta Carina Korman, apresenta ideias para incluir uma atmosfera mais leve e natural em casa.

 

 

Varanda gourmet integrada com o jardim desta casa. Projeto da arquiteta Carina Korman, do escritório Korman Arquitetos / Foto de Emerson Rodrigues

 

 

Áreas externas cobertas ou descobertas

 

 

Entre as sugestões de artigos de iluminação para áreas descobertas estão o balizador, o embutido de solo, a arandela, o projetor, o espeto, o poste e o cordão de luz. Eles estão disponíveis em diversos estilos, efeitos e intensidades. Vale investir em peças com grau de proteção igual ou superior a IP65, pois garantem maior resistência à chuva, ao sol e outros fenômenos. Por exemplo: produtos com IP65 são à prova de poeira e a respingos d’água. Já, o IP66 resiste à poeira e a jatos d’água, enquanto que os produtos com IP67 são resistentes à poeira, jatos d’água e, também, à imersão temporária na água.

 

 

Ambientes cobertos, mas com total conexão com a o jardim da casa – nas imagens há a presença de luminárias de mesa, piso e arandelas. Projeto de Carina Korman, do escritório Korman Arquitetos / Fotos de Emerson Rodrigues

 

 

Já para áreas cobertas, como as varandas, o mix de artigos é ainda maior, como pendentes, arandelas, luminárias de mesa e piso, plafons, cordões de luz, entre outros. No entanto, caso as peças fiquem muito próximas de áreas molháveis, o ideal é que sigam os índices de proteção citados acima, ou então, que fiquem um pouco mais resguardadas, para evitar possíveis problemas.

 

 

Frescor em todo canto

 

 

Mesmo para quem não mora em casa, é possível tornar o apartamento mais fresco e harmônico a partir do cultivo de diversas plantas e flores. Salas de estar, varandas, cozinhas e lavanderias são ambientes que podem receber diferentes tipos de espécies. Para aproveitar melhor cada espaço, algumas práticas são bem-vindas: como a colocação de vasos suspensos em paredes e no teto, agrupados no chão, dispostos em prateleiras ou em suportes específicos, como os de madeira ou metal. Por fim, uma ótima ideia também é a criação de uma parede verde para valorizar o décor.

 

 

O vaso trouxe alegria e verde para o hall de paleta neutra / Projeto de Carina Korman, do escritório Korman Arquitetos / Foto de Emerson Rodrigues

 

 

Dia e Noite

 

 

Em áreas internas procure deixar as plantas mais próximas das janelas ou áreas abertas, para que elas cresçam de maneira saudável (desde que respeitadas às necessidades de água e luz de cada uma). Caso o apartamento tenha varanda, vale a pena explorar ao máximo esse espaço! E quando o assunto são luzes artificiais - para o período noturno, um fim de tarde, ou um dia nublado - a tecnologia LED é uma grande aliada, pois além de mais econômica e sustentável, não emite calor, o que favorece para que as pétalas e folhas não sejam queimadas com os fachos de luz.

 

 

Observação: Recomenda-se manter uma distância razoável entre plantas e artigos de iluminação.

 

 

Temperatura de Cor

 

 

Para a iluminação próxima a plantas e vegetações, a temperatura de cor branco quente (2700K a 3000K) é uma boa pedida, em razão do tom mais amarelado, para que receba um ar mais aconchegante. Outra opção é o branco neutro (até 4000K), temperatura bem próxima à iluminação natural à pino.

 

 

Luminária de piso em madeira e arandela em metal em projeto de Carina Korman, do escritório Korman Arquitetos / Foto de Emerson Rodrigues

 

 

Fibras Naturais

 

 

Vale a pena decorar a casa com elementos leves e que remetam ao clima de campo ou praia, como as fibras naturais. Entre os exemplos mais comuns estão acessórios feitos com os seguintes materiais: juta, que consiste em uma fibra têxtil vegetal muito utilizada no artesanato; sisal, que é uma planta originária do México, com uma fibra bem dura e indicada para a confecção de artigos de decoração; além da palhinha natural, muito querida pelos brasileiros, em razão do revestimento de móveis e objetos diversos, que agrega enorme valor sentimental.

 

 

Vasos, enfeites e luminária de mesa de materiais naturais em projeto de Carina Korman, do escritório Korman Arquitetos / Foto de Emerson Rodrigues

 

 

Sobre a Yamamura

 

 

A Yamamura, considerada a maior megastore do segmento de iluminação da América do Sul, com 51 anos de história, prioriza a sua proximidade com os seus clientes. Através de seu time de especialistas em iluminação, com toda a expertise técnica, a empresa contribui com as melhores escolhas de iluminação para os lares brasileiros. Com milhares de itens de altíssima qualidade, além de peças exclusivas, a equipe da rede seleciona cada opção de produto com um olhar atual, para surpreender cada vez mais o público que visita as suas lojas.

 

 

Tanto para os consumidores finais, quanto para profissionais da área, arquitetos, decoradores e lighting designers, a empresa disponibiliza um departamento próprio de criação com profissionais capacitados para compartilhar todo o seu conhecimento nas mais avançadas plantas luminotécnicas. Sempre se reinventando, a marca está atenta às novas tendências da iluminação e do design do Brasil e do mundo. A Yamamura possui lojas cinco lojas em SP: Rua da Consolação, Shopping Lar Center, Campinas, São Bernardo do Campo e, a sua mais nova loja em Santo André, além do e-commerce: www.yamamura.com.br, com vendas para todo o Brasil.

 

 

Serviço Yamamura

Loja online: yamamura.com.br

E-mail: comercial@yamamura.com.br

 

 

Atendimento Online (Vendas e Orçamentos)

Whatsapp (11) 99737-2516 (para todas as lojas)

De segunda a sábado, das 10h às 18h

 

 

Redes e Blog

Blog: blog.yamamura.com.br

Instagram: @yamamuraoficial

Facebook: yamamuraoficial

Pinterest: yamamuraoficial

Youtube: yamamuraoficial

 

 

Lojas Físicas Yamamura

Consolação

Horário de atendimento

De segunda-feira a sexta das 9h às 21h.

Sábado, das 9h às 20h.

Domingo, das 10h às 18h.

Rua da Consolação, 2004/2064. Tel.: (11) 3218-2727

 

 

Shopping Lar Center

Horário de atendimento

De segunda-feira a sábado das 10h às 22h.

Domingo, das 14h às 20h.

Av. Otto Baumgart 500, Loja 223A Vila Guilherme

Entrada pelo estacionamento D5. Tel.: (11) 2089-0023

 

 

São Bernardo do Campo

Horário de atendimento

De segunda-feira a sábado das 10h às 18h

Av. Rotary, 825 (acesso pelo KM 23 da Rodovia Anchieta)

Tels.: (11) 4335-3902/ 4127-9724. (Loja dentro do Complexo Center Castilho)

 

 

Santo André

Horário de atendimento

De segunda à sábado, das 9h às 19h

Av. Portugal, 1692 – Vila Boa Vista

Tel.: (11) 2379-2499 / 2325-7912

 

 

Campinas

Horário de atendimento

De segunda-feira a sábado das 10h às 22h

Domingo, das 12h às 20h

Parque D. Pedro Shopping /Entrada das Pedras

Av. Guilherme Campos, 500 - Jardim Santa Genebra

Tel.: (19) 3208-9122/3208-9100

 

 

By Karina Monteiro | DC33

Imagens: Créditos Emerson Rodrigues

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor: