Hora do banho: 6 inspirações para compor a área do box
Diferentes tipos de revestimentos, metais coloridos e nichos embutidos deixam a área com a identidade do projeto, o estilo dos moradores e totalmente funcional
Postado segunda-feira 20/10/2025 por Redação
Categorias: Design Design de Interiores
No espaço do banho, o box deve prover um modo para organização dos itens de banho, um chuveiro compatível com o tipo de aquecimento, o escoamento eficiente da água para o ralo e a estrutura metálica e de vidro para limitar o contato da água com a parte seca do banheiro. Acima, três projetos realizados pela arquiteta Rosangela Pena | FOTOS: Sidney Doll
Na reforma residencial, todo mundo espera ter um banheiro com identidade arquitetônica, conforto e uma área de banho belíssima para a higiene física e mental. Conhecida como box, os projetos ganharam novos contornos que deixam o espaço com o realce merecido.
"Essa parte também merece uma atenção especial nos projetos, tanto pelos revestimentos escolhidos, os metais e recursos que deixam o interior com tudo nos seus devidos lugares", comenta Rosangela Pena, arquiteta responsável por seu escritório homônimo.
De acordo com ela, a aplicação de cores é muito bem-vinda, trazendo seu efeito para o resultado completo do banheiro. "Gosto muito dessa possibilidade de inserir um destaque para o box", revela.
Outro tópico interessante diz respeito ao ralo, que passou por uma grande evolução: sai de cena o modelo tradicional – sifonado, redondo e com a grelha –, para as versões lineares, com seu formato mais alongado e discreto, e o oculto com seu sistema que se integra ao piso.
E ao invés de suportes que ocupam espaço e se deterioram com o peso dos produtos e o tempo de uso, a profissional aponta o nicho embutido como o recurso ideal para acomodar os itens de higiene.
A arquiteta Rosangela Pena selecionou seis projetos de box para inspirar os leitores:
Nicho embutido estilizado
Os nichos embutidos conquistaram a arquitetura de interiores: com a abertura de um vão na parede com, pelo menos, 10 cm de profundidade, na experiência de Rosangela eles entregam eficiência e um visual minimalista. "Guardar o shampoo e o condicionador no nicho é tão intuitivo que fica muito difícil deixar o box desorganizado", comenta.
Para revesti-lo, é importante considerar a instalação de um material resistente como o mármore, granito ou as pedras sinterizadas que, além de protegerem contra umidade e infiltrações, ainda entregam um efeito interessante na combinação com o revestimento escolhido para o piso e a parede.
Na elaboração desse box, a arquiteta Rosangela Pena investiu na monocromia do cinza ao escolher o porcelanato com efeito de granilite para o piso e as paredes. Na parede voltada para o lado externo do banheiro, o nicho embutido se destaca com o emprego da mesma lâmina sinterizada escolhida para a bancada | FOTO: Sidney Doll
O design do nicho executado ficou ainda mais interessante com o arranjo entre a estética do granilite e o efeito marmorizado da lâmina sinterizada que reveste o interior do nicho e se estende até o final da parede | Projeto: Rosangela Pena Arquitetura | FOTO: Sidney Doll
O efeito retrô do subway tile
Inegavelmente charmoso, o subway tile é um hit que acrescenta uma sensação muito gostosa aos banheiros e a profissional conta que o estilo do azulejo pode ganhar ainda mais graça conforme a paginação escolhida para o assentamento.
No projeto acima, o subway tile branco marca presença no banheiro completo, mas é dentro do box que recobre o pé-direito completo tanto por conta da umidade, como pelo efeito visual.
"Do lado externo eu quis trabalhar com sua colocação em meia parede e o efeito ficou adorável", relata Rosangela. Acompanhando o branquinho predominante e a atmosfera campestre, o azulejo se uniu com as louças sanitárias e a bancada.
A hora e a vez dos coloridos
A ousadia vai muito bem no box e pode ser representada pelos revestimentos de cor única ou com gradientes, bem como os desenhados, caso das peças geométricas, e o efeito amadeirado, que também pode figurar na área do banho.
"Esse recurso fica ótimo com uma base neutra nos demais revestimentos e elementos do banheiro, pois dessa forma a parede do box se torna uma verdadeira protagonista do cômodo", orienta a profissional.
A mescla poderosa de cores, formas geométricas e estilos ressaltou o projeto de interiores que a arquiteta Rosangela Pena definiu para este banheiro. Com o revestimento inspirado nas referências visuais do Art Déco, os desenhos ressaltam simetria e a força do movimento que se originou na década de 1920 | Projeto: Rosangela Pena Arquitetura | FOTOS: Sidney Doll
Rosé gold
Comumente branca ou preta, as esquadrias que envolvem o vidro do box também podem o gracejo de outras cores, tal qual o rosé gold que a arquiteta definiu para este banheiro.
Com uma aura romântica, que inclui a combinação do revestimento rosa e branco, que completa o pé-direito, a cor se completa com o chuveiro e os demais metais presentes no projeto.
Chuveiro no teto
Por si, a ideia de tomar banho com a água caindo do teto faz muita sinergia com a natureza. "Remetemos automaticamente com a chuva ou o efeito cascata de uma cachoeira", compara Rosangela. Para essa implementação, ela conta que é preciso projetar a passagem da hidráulica pelo teto, com a tubulação escondida dentro do forro.
Aproveitando o espaço generoso deste box, a arquiteta explorou a individualidade no casal: cada um tem a sua própria ducha e os nichos onde podem guardar os seus produtos preferidos. "Evita a confusão do marido usar deliberadamente o shampoo caro da esposa", brinca Rosangela Pena | FOTO: Sidney Doll
Box com banheira embutida
A ideia de uma verdadeira sala de banho, com direito à banheira, acaricia o desejo de muitas pessoas. É fato a necessidade de espaço para a sua instalação e nesse projeto implementado por Rosangela, ela conciliou a área do box com o sonho da hidromassagem integrado tendo, ao lado, o chuveiro.
Sóbrio e sofisticado, o projeto da arquiteta Rosangela Pena considerou o mesmo revestimento para todo o banheiro. No box ela ainda incluiu um nicho com três prateleiras que entregam espaço de sobra para todos os produtos | FOTO: Sidney Doll
Sobre a arquiteta Rosangela Pena
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Cruzeiro do Sul, Rosangela Pena comanda o escritório de arquitetura e interiores em São Paulo; atuando há mais de 20 anos na área, visando integrar sofisticação, funcionalidade e conforto para dar vida a projetos inovadores e contemporâneos com uma qualidade excepcional. A equipe do escritório Rosangela Pena Arquitetura é formada por um time de profissionais bem entrosados e competentes, sendo cada um uma peça fundamental para o funcionamento do escritório como um relógio.
Instagram: @rosangelapenaarquitetura
Site: www.rosangelapenaarquitetura.com
Tel.: 11 2251-5889
By dc33 Comunicação
Foto: Sidney Doll
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!