Guia para escolher bancadas de banheiros e lavabos

 

Arquitetas do escritório Red Square abordam os estilos, materiais e funcionalidades para que o elemento seja plenamente funcional e se complemente à estética do projeto

 

Guia para escolher bancadas de banheiros e lavabos
Guia para escolher bancadas de banheiros e lavabos

 

Um dos principais itens da arquitetura de inteirores de banheiros e lavabos, as bancadas valorizam e definem o estilo desses ambientes. Extremamente úteis, podem ser confeccionadas em diversos tamanhos e materiais, permitindo a personalização do espaço de acordo com as necessidades e expectativas dos moradores. No entanto, para escolher o modelo é essencial analisar detalhes como as medidas ideais e os materiais mais adequados. Dessa forma, será possível eleger aquela que dialogue com a proposta do projeto, além de garantir durabilidade e resistência.

 

 

“Nos últimos anos, as bancadas evoluíram para além da colocação tradicional, que é a encostada na parede e estão se tornando elementos mais fluidos por serem concebidas em formas inovadoras que buscam atender tanto às questões visuais, quanto funcionais, com soluções modernas e práticas”, comenta a arquiteta Renata Nascimento, à frente do escritório Red Square Arquitetura, junto com a também arquiteta Débora Pinheiro.

 

 

Com ampla experiência em projetos de banheiros, elas destacam a importância das bancadas explorando os materiais mais utilizados, as tendências e as melhores formas de combinar funcionalidade e beleza. Confira as dicas e ideias:

 

 

Materiais e durabilidade

 

 

Detalhe da bancada elaborada pelas arquitetas Debora Pinheiro e Renata Nascimento para o banheiro disponível para visitação e utilização na CASACOR São Paulo | Projeto Red Square Arquitetura | Foto: JP Image

 

 

Para as arquitetas, a seleção de materiais para bancadas de banheiro é uma das primeiras decisões que devem ser tomadas, pois estão diretamente relacionadas com o uso e durabilidade do material. Materiais naturais como granito, quartzito e mármore, apresentam características, comportamento e longevidade diferente de materiais sintéticos como os ultracompactos, compostos por quartzo e porcelanatos. Os materiais naturais podem apresentar desgastes, manchas e perdas das características iniciais ao longo do tempo e precisam de manutenções enquanto os materiais sintéticos são mais resistentes. “Pensando em estética, se usarmos uma pedra de material sintético de cor lisa, por exemplo, conseguimos encaixá-la em mais espaços por conta da sua versatilidade. Já a pedra com veios como por exemplo o mármore, conversa com um estilo mais clássico e sofisticado, mas vale lembrar que não é indicado para bancadas de cozinha, pois mancha com facilidade”, orienta Renata. Ainda de acordo com elas, o quartzito é uma possibilidade interessante para banheiros, tanto que elegeram o Emerald Green.

 

 

Decoração junto a funcionalidade

 

 

As bancadas de banheiro deve refletir o estilo geral do projeto. Desde linhas minimalistas e modernas, até acabamentos mais clássicos, a bancada deve complementar o design de interiores planejado. A personalização é essencial para atender às expectativas dos moradores e inclui a escolha de materiais, cores específicas, texturas, e até a inclusão de características únicas como iluminação embutida e aplicações especiais tais como papeleira e lixeira embutidas.

 

 

Medidas e ergonomia

 

 

Riqueza dos detalhes: o encaixe da torneira e a discrição da lixeira embutida na bancada | Projeto Red Square Arquitetura | Foto: JP Image

 

 

A ergonomia é outro aspecto relevante na concepção de bancadas e, para tanto, alturas e profundidades devem ser planejadas para assegurar conforto e acessibilidade. Segundo a dupla do escritório, a altura padrão para banheiros é de 90 cm, podendo ser ajustada conforme o modelo e as necessidades do projeto. A profundidade pode variar conforme cada projeto, mas a bancada tradicional de banheiros tem entre 45 e 55 cm, sempre considerando o espaço para a disposição dos itens de uso diário, sem comprometer a circulação. Em banheiros pequenos, uma cuba esculpida com profundidade menor que o tradicional configura-se como uma boa opção, uma vez que otimiza o espaço da bancada sem interferir na funcionalidade.

 

 

Bancadas e cubas

 

 

Em destaque, as cubas de sobrepor eleitas para o banheiro Ilhas de Reflexão | Projeto Red Square Arquitetura | Foto: JP Image

 

 

No que diz respeito às cubas de louças, as versões de sobrepor são as mais consideradas para colocação nas bancadas de banheiro. Conforme explicam as arquitetas Débora e Renata, a de sobrepor mais baixas e finas agregam um elemento visual de destaque, são de simples instalação e encontradas em diversas formas e tamanhos – ponto positivo para o design pretendido. “Em nossos projetos, gostamos das cubas que não são muito altas, pois nos entregam uma expressão mais delicada e leve, gostamos de usar as que são com acabamentos foscos”, enumeram.

 

 

Por outro lado, a dupla gosta de inovar, projetando cubas esculpidas na própria bancada e tomando partido das características dos mais diversos materiais disponíveis no mercado, proporcionando uma aparência mais limpa e contínua que facilita a limpeza e maximiza o espaço da superfície.

 

 

Tendências no mercado

 

 

Por fim, elas relatam que as tendências das bancadas acompanham a utilização de materiais exóticos com mais cores e materiais naturais. “As formas arredondas e orgânicas, assim como em nosso espaço na CASACOR 2024, também estão em alta. Atualmente, o padrão quadrado e com linhas retas já não é uma regra”, finalizam.

 

 

Sobre a Red Square Arquitetura

 

 

No mercado de interiores, arquitetura e construção civil a empresa conduzida pelas sócias Débora Pinheiro e Renata Nascimento executa projetos, construções e reformas residenciais e comerciais. A dupla desenvolve os projetos desde a sua concepção até a entrega completa dos ambientes decorados, gerenciando todo o processo de execução dos serviços.

 

 

Também cuidam de todos os detalhes para os projetos e tem parceria com grande número de fornecedores decoração e mão de obra especializada para execução.

 

 

Instagram: @redsqr.arq

Site: www.redsquarearquitetura.com.br

Linkedin: Red Square Arquitetura

Tel.: (11) 3804-0602 JUNHO/2024

 

 

By Leonardo Sandoval | Comuniquese4

Imagens: Créditos JP Image

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!