Grossl ensina os 10 mandamentos da colagem perfeita com produtos Titebond

A colagem eficiente das peças de madeira é fundamental para o sucesso dos projetos de marcenaria e também para evitar prejuízos e retrabalhos

Postado quinta-feira 17/11/2022 por Redação

Saiba como extrair o máximo de eficiência dos produtos Titebond
Saiba como extrair o máximo de eficiência dos produtos Titebond

Além de usar produtos de qualidade, como os adesivos Titebond, há uma série de cuidados na aplicação da cola. Para não errar nessa tarefa, acompanhe o passo a passo da colagem perfeita elaborado pela Grossl, parceira oficial da Titebond no Brasil.

 

1) Esquadro da peça

O esquadro precisa estar perfeito para não prejudicar a eficiência da colagem e a qualidade do móvel. Se uma das peças de madeira estiver fora do esquadro, elas não ficarão paralelas e homogêneas, impossibilitando uni-las.

 

2) Eliminar as marcas das ferramentas

O próximo passo é eliminar as marcas que a sequência de tratamento sobre a madeira provoca na superfície a ser colada. Essas marcas são as micro-ondulações na peça de madeira que se formam após o uso de plainas e de serras. Se não forem removidos, esses pequenos vãos prejudicam a colagem de uma peça na outra porque não haverá o encontro das fibras que compõem a madeira.

 

Aliás, atenção às fibras soltas na madeira. Elas também criam pequenos vãos nas peças, impedindo a colagem com excelência.

 

Depois de aplainar, lixar e preparar a madeira, você tem 24 horas para fazer a colagem. Após esse período, a umidade da própria madeira ou do ambiente pode contaminar a resina, prejudicando a fixação.

 

3) Cuidado no lixamento

O terceiro mandamento da colagem perfeita é o lixamento eficiente. Com ele, você deixará a peça equalizada, uniforme e homogênea, removendo as micro-ondulações. Atenção para não tirar a peça do esquadro durante o lixamento. A lixa ideal para esse caso deve ter entre os grãos 40 a 80. Não esqueça de tirar toda a poeira da peça, após o lixamento.

 

4) Elimine fibras soltas

Não use no seu projeto madeiras com rachaduras ou com fibras soltando. Essas peças não são indicadas para um bom processo de colagem.

 

5) Quantidade de cola

É fundamental a aplicação de uma camada fina e uniforme de cola para que a madeira absorva bem e que as duas superfícies se unam adequadamente. Para saber se a quantidade de cola usada foi adequada, junte as superfícies e coloque pressão. O ideal é supitar pequenas bolinhas na linha de colagem. Se não soltar, provavelmente foi usada pouca cola. Se escorrer, vazar, criar uma única linha de cola, você exagerou na quantidade.
 

Atenção: as peças não podem estar lustradas, nem polidas ou com qualquer tipo de cera ou selante. Esses materiais inviabilizam a penetração da cola na madeira.

 

6) Umidade adequada da madeira

Para a penetração ideal da cola, a madeira não pode estar muito seca, nem úmida demais. Os adesivos curam com a perda de água, conforme ocorre a sua evaporação ou absorção pela madeira. Sendo assim, o processo de secagem do adesivo fica mais lento quando o conteúdo de umidade na madeira é alto, retardando o processo de absorção e evaporação da cola. De modo geral, a umidade sugerida é de 8% a 12%. Além disso, a umidade da madeira deve estar uniforme para assegurar uma adesão das juntas. A diferença de umidade entre uma ripa e outra não deve ser superior a 1%, caso contrário, podem ocorrer problemas de junta em degrau no pós-secagem. Com um medidor de umidade, é possível aferir a concentração de umidade por toda a madeira e verificar se a peça está estabilizada e uniforme.

 

7) Respeite o tempo em aberto da cola

O tempo em aberto é medido pelo período em que a cola é aplicada na madeira até a junção das peças. Você tem de 3 a 4 minutos para realizar essa operação. Se passar desse tempo, a cola seca e o processo de colagem não será ideal.

 

8) Pressão adequada

Não existe uma medida exata para a pressão a ser exercida no momento de colar duas peças de madeira. O que vale é o bom senso. Exerça uma pressão mínima até supitar pequenas bolinhas na superfície da linha de cola. Se pressionar demais há risco de entortar a madeira.

 

9) Respeite o tempo de prensagem

O tempo de prensagem varia de 30 minutos até 4 horas. Deve-se levar em consideração a espécie e densidade da madeira, além de fatores climáticos.

 

10) Respeite o tempo de cura

O tempo de cura para a completa absorção e evaporação da água que compõe a cola é de no mínimo 24 horas. Não faça os acabamentos ou usine a peça colada antes desse prazo, porque a cola não estará completamente seca.

 

As melhores colas do mercado
 

Titebond Ultimate III

A Titebond Ultimate III é considerada a melhor cola para madeira de 2022 pelo MyBest por sua resistência superior de colagem. Sua fórmula passa na especificação ANSI/HPVA Tipo I de resistência à água, o que a torna ideal tanto para aplicações internas quanto externas, mesmo em temperaturas mais baixas. É excelente para a construção de decks e bordas de piscina em madeira, por exemplo. O produto está disponível em 6 tamanhos diferentes para cada necessidade do cliente e os recipientes menores contam com bico aplicador e com tampa de proteção que facilita na hora de depositar o conteúdo.

 

Titebond Premium II

A Titebond Premium II foi classificada pelo MyBest como uma das mais fortes e duráveis. É o primeiro adesivo para madeira monocomponente a atingir as exigências das normas da ANSI Tipo II de resistência à água e, também, é aprovado para contato indireto com alimentos, atendendo à norma americana ASTM D4236.
 

A cola Titebond Premium II é recomendada para fixação de madeira e lâminas pelos processos de colagem a frio, quente e de alta frequência. Também pode ser utilizada na montagem de móveis e esquadrias de madeira de uso externo, devido a sua alta resistência à umidade. Ela fixa com facilidade e tem rápido tempo de secagem, chegando a uma cura total de 24 horas. Também é indicada para ambientes internos e externos.
 

Titebond Original

A Titebond Original é ideal para a utilização interna, sendo uma boa opção para colagem de madeiras, MDF, aglomerado, lâminas de madeiras e para a montagem de móveis. A cola é produzida em resina alifática e é resistente ao calor, de fácil limpeza, atóxica e não é inflamável. Além disso, atende à norma ASTM D4236 da American Society for Testing and Materials (ASTM), órgão norte-americano que desenvolve normas técnicas para uma ampla gama de materiais, produtos, sistemas e serviços.

 

Imagem: divulgação

By Grossl

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor: