Geração Z e a decoração aesthetic: expressão de personalidade e individualidade através do design

 

A geração Z encontrou na decoração aesthetic uma maneira de expressar personalidade e individualidade

 

Geração Z e a decoração aesthetic: expressão de personalidade e individualidade através do design
Geração Z e a decoração aesthetic: expressão de personalidade e individualidade através do design

 

A decoração aesthetic tem ganhado destaque entre a geração Z, tornando-se uma maneira expressiva de transformar ambientes e refletir a individualidade. Este estilo, amplamente difundido pelas redes sociais como Instagram e Pinterest, combina elementos modernos com toques vintages, minimalismo e sofisticação. A popularidade desse movimento decorativo reflete não apenas tendências contemporâneas, mas também os valores e aspirações da gen-Z, que busca autenticidade e personalização em todos os aspectos de suas vidas.

 

 

Mas o que é exatamente a decoração aesthetic? Raphael Wittmann, do RAWI Arquitetura + Design, define esse estilo de decoração como baseado na estética visualmente agradável, clean e personificada, que mistura elementos aconchegantes e práticos no dia a dia. Caracterizado pelo uso de plantas, luz natural, cores suaves, texturas naturais e mobiliário funcional, este estilo permite que os espaços se tornem uma verdadeira extensão da personalidade de seus moradores, criando ambientes únicos, harmoniosos e inspiradores.

 

 

As decorações de um espaço dizem muito sobre a pessoa que o usa. Na imagem acima, os brinquedos, as cores e os padrões e a organização revelam uma pessoa criativa que gosta de ação e aventura | Divulgação: Rafael Renzo

 

 

Além disso, a sustentabilidade é um valor importante para gen-Z. O uso de materiais naturais e a integração de plantas na decoração são maneiras de criar espaços eco-friendly, alinhando-se aos valores dessa geração. “Vasos de plantas, tapetes e espelhos orgânicos são frequentemente utilizados para trazer natureza para dentro de casa”, aponta o Raphael.

 

 

Tendências atuais e recomendações práticas

 

 

As tendências atuais, segundo o arquiteto, incluem: uso de texturas suaves e naturais, aproveitando a luz natural e a incorporação de elementos pessoais no design. As texturas podem criar sensações únicas, enquanto a luz natural tem benefícios tanto estéticos quanto para o bem-estar mental e físico.

 

 

Neste ambiente é possível perceber uma sala de estar aconchegante e funcional. Ela apresenta elementos que trazem personalidade, como as plantas, quadros, livros e objetos pessoais | Divulgação: Alexandre Disaro

 

 

Para quem está começando, Raphael sugere focar na iluminação natural e em plantas. Eletrodomésticos embutidos e soluções de armazenamento que mantenham o espaço organizado são importantes. Adicionar decorações que tenham significado pessoal, como lembranças de viagens ou peças de designers que reflitam a personalidade do morador, pode fazer toda a diferença.

 

 

Um espaço onde a beleza está na simplicidade. Linhas cleans e cores neutras criam um ambiente sereno e elegante | Divulgação: Juliana Deeke

 

 

A decoração aesthetic atrai a geração Z por sua capacidade de refletir autenticidade, individualidade e uma conexão com a natureza. Com uma combinação de simplicidade, sofisticação e personalização, esse estilo transforma qualquer espaço em ambiente acolhedor e inspirador.

 

 

Sobre a Rawi Arquitetura + Design

 

 

Criado em 2013 pelo arquiteto Raphael Wittmann, formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduado em administração pela FIA-USP. Com experiências em renomados escritórios e na coordenação de monitoria de arquitetura no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, além da colaboração em projetos para um livro no Chile e da participação na curadoria da VI Bienal Ibero-americana de Arquitetura, ajudaram a compor o caldeirão de ideias que dá forma aos projetos de arquitetura, interiores, reforma e decoração cheios de bossa, estilo, originalidade e sofisticação.

 

 

Em mais de 87 trabalhos residenciais e comerciais, espalhados por São Paulo e outros estados, elementos da cultura brasileira, seja na arquitetura, no design de mobiliário, que se misturam aos materiais usados em sua naturalidade como se dessem som aos projetos, como concreto, aço, tijolo, pedra, madeira e vidro.

 

 

A máxima integração do imóvel com a cidade e o entorno é uma busca constante do escritório, que se preocupa também em adotar elementos e posturas mais sustentáveis, desde o respeito ao meio ambiente, passando pela seleção de materiais, dos cuidados com descarte, do uso de energia fotovoltaica até o aproveitamento de água de chuva, da luminosidade natural e da ventilação de forma adequada. O contato com a natureza é algo muito presente em nossos projetos.

 

 

Os projetos com a marca da RAWI ARQUITETURA + DESIGN buscam o equilíbrio de volumes, proporções, luz e sombra, não apenas a combinação de cores e texturas. A sinergia entre estética e funcionalidade também é uma preocupação constante do arquiteto Raphael Wittmann, sempre antenado com as inovações nacionais e internacionais. Essa mistura de experiências dá forma a uma arquitetura moderna, que atravessa o tempo, refletindo na concepção de ambientes contemporâneos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

 

 

RAWI ARQUITETURA + DESIGN  

WPP +55 11 3667-7778 | ola@rawi.com.br 

@rawiarquitetura | www.rawi.com.br 

 

 

By Filipe Martins | Comuniquese3

Imagens: Créditos Juliana Deeke / Alexandre Disaro / Rafael Renzo / Thiago e Dam

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor: