Futuros Possíveis por Peugeot une design e sustentabilidade

Ambiente projetado por Gisele Taranto para CASACOR São Paulo apresenta soluções inovadoras para mobilidade urbana e construção civil

Postado sábado 24/05/2025 por Redação

Futuros Possíveis por Peugeot une design e sustentabilidade
Futuros Possíveis por Peugeot une design e sustentabilidade

Futuros Possíveis por Peugeot, nome do ambiente da marca francesa na CASACOR São Paulo 2025, provoca o público da mostra a repensar como vamos nos mover e habitar.  Projetado pela arquiteta e urbanista Gisele Taranto, o espaço é um manifesto pela sensibilidade aplicada à tecnologia.

 

Instalado sobre um trecho da rua do Parque Estadual da Água Branca, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o espaço foi planejado com estrutura metálica elevada, respeitando o solo protegido e permitindo o escoamento das águas pluviais. A construção é temporária, com pilares apoiados sobre o asfalto e sem interferência na vegetação existente. O pavilhão é coberto, mas com grandes aberturas laterais, criando integração visual e climática com os jardins ao redor.

 

A identidade da marca é representada de forma conceitual na fachada: seis brises verticais, três de cada lado do túnel de entrada, confeccionados com blocos translúcidos da Fuplastic, representam as garras de leão, símbolo da Peugeot. Iluminados por luz cênica, posicionam-se também como "olhos", observando o público. O túnel de entrada, por sua vez, representa o focinho do leão, construindo uma metáfora arquitetônica tridimensional da marca.

 

Responsável pela execução do espaço, a Fuplastic é a idealizadora do sistema construtivo modular inovador com blocos reciclados. O método de construção consiste na aplicação de blocos feitos com polipropileno reciclado, um tipo de plástico que pode ser moldado quando submetido a altas temperaturas, e que são encaixados uns aos outros, como peças de um brinquedo de montar. Por conta disso, a construção não gera resíduos e reduz em até 90% a emissão de CO2 na atmosfera. As peças são 100% recicláveis, com alta resistência mecânica e isolamento termoacústico.

 

Além da versatilidade técnica, os blocos podem ser utilizados de forma aparente ou com acabamento. No espaço da Peugeot, as paredes internas permanecem com os blocos aparentes, enquanto as paredes externas recebem revestimento em placas cimentícias.

 

"O espaço que criamos para a Peugeot na CASACOR São Paulo propõe uma nova maneira de perceber a relação entre mobilidade e habitat. Cada escolha, do projeto arquitetônico aos materiais e à tecnologia, busca ressignificar o lugar do corpo na cidade e no meio ambiente. O Peugeot E-2008 surge nesse contexto como exemplo de transição e convergência entre inovação e consciência. É um local que instiga o visitante a pensar sobre a influência da arquitetura, do design e da mobilidade na forma como ocupamos e nos movemos no espaço", explica Gisele Taranto.

 

A arquiteta teve também o cuidado de especificar mobiliário produzido a partir de matéria prima reciclada, que pode inclusive ser reciclado. As banquetas em resina rotomoldadas de polietileno, de Oswaldo Mellone, e o banco fixo assinado pela própria Gisele, revestido em silestone da linha Urban Crush – superfície mineral de baixo teor de sílica, composta por minerais premium e materiais reciclados são exemplos. No chão, o piso Matéria, da Castelatto, produzido com louças sanitárias recicladas em parceria com a Deca, reforça o compromisso com soluções ambientais sem renunciar à sofisticação.

 

A paleta de cores foi cuidadosamente escolhida em tons de areia e claros, com o objetivo de destacar o Peugeot E-2008 azul apresentado, tornando-o o protagonista. Essa escolha cromática estabelece conexão visual com o redondel existente no Parque da Água Branca. A fachada externa e cobertura são revestidos em Nano Rocha na tonalidade areia.

 

Sobre o carro elétrico, um painel de LED com Tensoflex utiliza o sistema da Kelvin Lab, com tecnologia Light Balancing – um sistema de iluminação programado que ajusta os níveis de luz artificial ao longo do dia, promovendo conforto visual, economia de energia e integração com o ritmo natural do ambiente. A iluminação cênica, assinada por Maneco Quinderé, complementa o percurso com ajustes controlados de intensidade e temperatura, criando uma experiência imersiva e delicadamente teatral.

 

A experiência se amplia com a arte digital de Marcelo Prates, que criou vídeo generativo que explora o conceito de movimento contínuo e dinâmico a partir de uma abordagem baseada em campos vetoriais, simulando a fluidez natural dos deslocamentos geométricos. Inspirada pela interação entre o automóvel e o ambiente que o circunda, a composição busca representar visualmente a experiência de dirigir. O trabalho incorpora formas, cores, padrões e texturas desenvolvidas em parceria com o time de design da Peugeot, revelando como o design da marca vai além do carro. A obra é exibida em dois painéis de LED laterais, posicionados ao longo do túnel de acesso, transformando o deslocamento em narrativa viva. Ao fundo, uma instalação tridimensional feita com blocos da Fuplastic "congela" um frame do vídeo, tornando a arte um objeto escultórico.

 

Além dos estímulos visuais e táteis, o espaço ativa os sentidos com recursos orquestrados: a empresa High End assina o sistema de sonorização imersiva, e o ambiente é sutilmente aromatizado com uma essência exclusiva criada pela Natura Botânica, parceira oficial da CASACOR.

 

Futuros Possíveis por Peugeot não apenas propõe um espaço, ele convida a repensar como vamos nos mover, habitar, consumir e sentir. Um manifesto pela sustentabilidade aplicada à tecnologia.

 

Sobre o Peugeot E-2008

Com motor de 115 kW (156 cv) e autonomia de até 406 km (ciclo WLTP), o modelo permite recarga rápida de 80% em apenas 30 minutos em pontos de carga de 100 kW. Além de zero emissões locais, seu sistema de propulsão contribui para a redução significativa da poluição sonora, tornando-se um elemento essencial em projetos voltados ao reequilíbrio ambiental nas cidades.

 

O Peugeot E-2008 vem equipado com o câmbio e-Toggle, um seletor que permite escolher entre três modos de condução: Eco, Normal e Sport. O veículo conta ainda com o pacote Peugeot Driver Assist, que oferece uma série de assistências ao motorista, como o alerta de ponto cego, alerta de colisão, frenagem de emergência automática, auxílio de farol alto, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga, piloto automático inteligente (ACC), além do alerta e correção de permanência em faixa.

 

Materiais e tecnologias sustentáveis

· Nano Rocha: revestimento mineral de base nanotecnológica, com alta resistência a impactos, abrasão, intempéries e umidade.

· Placas cimentícias: aplicadas nas paredes externas, feitas com cimento, agregados minerais e aditivos resistentes, dentro de um sistema construtivo seco.

· Piso Matéria – Castelatto: piso branco com 'pitcher' proveniente de resíduos de louças descartadas pela Deca; antiderrapante, resistente e ambientalmente responsável.

· Banco fixo com Silestone Cinder Craze – Cosentino: criação de Gisele Taranto Arquitetura, utilizando tecnologia HybriQ+, com menos de 10% de sílica cristalina, 20% de vidro reciclado, e produzido com 100% de energia renovável.

· Bancos móveis – Studio Japi: linha Spa, criação do designer Oswaldo Mellone, feita com polipropileno processado a partir de resíduos industriais.

 

Sobre Gisele Taranto

Arquiteta e urbanista, Gisele Taranto é a atual Diretora de Marketing da AsBEA-RJ e tem uma presença marcante na CASACOR Rio, onde já participou de 21 edições. Em 2025, completará sua segunda participação na CASACOR São Paulo. Além disso, é membro da comissão organizadora do Salão Rio de Interiores desde sua fundação.

 

Formou-se em 1989 pela Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro. Realizou estudos adicionais na Rensselaer Polytechnic Institute e Hudson Valley Community College, ambos em Troy, NY, USA entre 1991 e 1995.

 

Em 2017, lançou seu primeiro livro, apresentando uma seleção de seus principais projetos. Seu trabalho tem sido amplamente reconhecido, com premiações e publicações nacionais e internacionais.

 

Instagram: @giseletarantoarquitetura
Site: www.giseletaranto.com

 

Sobre Fuplastic

Indústria brasileira com soluções inteligentes e sustentáveis para construção, a Fuplastic é 100% sustentável e recicla e ressignifica plástico em produtos de qualidade e relevância. Fundada em 2016, a companhia oferece uma nova forma de construir com versatilidade, modernidade, consciência ambiental e estimula grandes empresas a repensarem sobre o impacto de materiais sustentáveis. Inovação e adequação dos projetos, de acordo com as expectativas e necessidades dos clientes, foram levadas para todo Brasil e já chegaram a 16 países da América do Sul, América Central e Europa. Mais informações pelo www.fuplastic.com.br e redes sociais da Fuplastic.

 

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2025 chega à sua 38ª edição em São Paulo em um novo endereço, o Parque da Água Branca.

 

Instagram: @casacor_oficial | @casacor_sustentavel
Facebook: facebook.com/casacor_oficial
Youtube: www.youtube.com/casacoroficial
Twitter: twitter.com/casacor
Telegram: t.me/casacoroficial
WhatsApp: whatsapp.com/channel/0029Va6nnYPAYlUPPSrquW2m
Site: www.casacor.com.br

 

By Nicolas Braga
Foto: Divulgação

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!