Faturamento da indústria de materiais de construção recua 2,2% em fevereiro, mas mantém projeção de crescimento de 2,8% para 2025
A ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga nesta terça-feira, 18, a nova edição da sua pesquisa Índice, elaborada pela FGV com dados do IBGE, apresentando números de faturamento do setor.

O estudo indica que em fevereiro, o faturamento das indústrias de materiais devolveu parte do crescimento de janeiro, registrando diminuição de 2,2% em comparação com o primeiro mês do ano. Na comparação com fevereiro de 2024, no entanto, houve crescimento de 1,6%. A projeção para o ano continua sendo crescimento de 2,8%.
Para fevereiro, estima-se que o faturamento deflacionado dos materiais básicos tenha registrado retração de 0,8% em relação a janeiro e aumento de 1,4% se comparado a fevereiro do ano passado. Já os materiais de acabamento apresentaram retração de 3,6% em relação a janeiro e expansão de 1,8% frente a fevereiro do ano anterior.
"Os dados de fevereiro mostram uma oscilação natural no faturamento do setor, com uma leve devolução do crescimento registrado em janeiro. No entanto, ao analisarmos a comparação anual, observamos que a indústria de materiais de construção segue em trajetória positiva, com crescimento de 1,6% em relação a fevereiro de 2024. Mantemos nossa projeção de alta de 2,8% para o ano, refletindo a resiliência do setor e a expectativa de recuperação gradual da economia", explica Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT.
O Índice ABRAMAT/FGV é um importante indicador do desempenho do setor de materiais de construção no Brasil, e seus dados confirmam um cenário promissor e desafiador, à medida que novos projetos no ecossistema da construção seguem em alta.
Sobre a ABRAMAT
Desde sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e demais agentes da cadeia produtiva. A entidade conta atualmente com aproximadamente 400 unidades fabris de 50 empresas associadas, situadas em todas as regiões do país, que são líderes na produção de materiais de construção em diversos segmentos do setor. Entre os pilares de atuação da entidade estão a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a competitividade e sustentabilidade da indústria, e a capacitação da mão-de-obra da construção. Para a elaboração de seus relatórios são utilizados dados oficiais disponíveis, pesquisas com associados, análise interna da equipe e metodologia FGV desenvolvida com exclusividade para a ABRAMAT.
By a4&holofote comunicação
Foto: Freepik
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!