Exportações de móveis para os EUA podem crescer 47,9% em até 5 anos, aponta estudo do Brazilian Furniture

Maior mercado consumidor de mobiliário no mundo, os Estados Unidos são também o principal destino das exportações brasileiras de móveis e colchões.

Postado segunda-feira 31/03/2025 por Redação

Exportações de móveis para os EUA podem crescer 47,9% em até 5 anos, aponta estudo do Brazilian Furniture
Exportações de móveis para os EUA podem crescer 47,9% em até 5 anos, aponta estudo do Brazilian Furniture

Em 2024, as vendas de peças prontas para o país atingiram US$ 225,89 milhões, representando 27,6% do total exportado pelo Brasil no setor. Dessa forma, apesar da queda em relação a 2023 (-3,5%) – puxada, entre outros fatores, por uma maior diversificação de parceiros comerciais –, o mercado norte-americano segue como o mais relevante quando o assunto é o comércio exterior.

 

Com um ambiente econômico em transformação e mudanças no perfil de consumo dos americanos, novos desafios emergem, mas também trazem oportunidades significativas para os exportadores que apostarem em diferenciação e estratégias comerciais bem estruturadas.

 

Contexto apresentado no “Estudo de Oportunidades - País-Alvo: Estados Unidos”, publicado pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e desenvolvido pelo IEMI com exclusividade para empresas associadas ao Projeto Setorial Brazilian Furniture.

 

Panorama do mercado de móveis nos EUA

A indústria moveleira nos Estados Unidos enfrentou um período de desaquecimento, com a produção nacional tendo caído 8,1% em 2023, ficando 17,5% abaixo do patamar pré-pandemia (período de referência do estudo). O consumo interno de móveis no país também apresentou recuo, totalizando aproximadamente US$ 91,5 bilhões no mesmo ano, uma queda de 16,3% em relação a 2022.

 

Ainda assim, 43,9% desse consumo foi suprido por importações, o que demonstra um espaço significativo para fornecedores estrangeiros, incluindo o Brasil. Estimativas de fontes especializadas também apontam um incremento de mercado de 3,06% em 2024, potencialmente contornando parte da demanda perdida nos últimos anos.

 

Uma tendência importante que pode contribuir para acelerar o consumo de móveis nos EUA (com alta projetada de 3,2% entre 2025 e 2028) vem do setor imobiliário: o crescimento da construção de moradias, com 668 mil unidades vendidas em 2023. Esse aumento tende a impulsionar a demanda por móveis e artigos de decoração, criando novas possibilidades no mercado interno, especialmente em nichos de móveis funcionais, compactos e flexíveis, considerando o boom da “mini-habitação” no país.

 

O móvel brasileiro no mercado americano: potencial de crescimento

E por falar em novas possibilidades, embora os Estados Unidos sejam os maiores importadores de móveis brasileiros, o Brasil ainda ocupa a 16ª posição entre os fornecedores de mobiliário para o país norte-americano. Cenário que pode se ampliar com um planejamento adequado. Considerando, ainda, a importância de se reforçar a proximidade geográfica entre os países como fator estratégico para o comércio exterior entre Brasil e EUA.

 

De 2019 a 2024, as exportações brasileiras de móveis e colchões para o mercado americano totalizaram mais de US$ 1,6 bilhão. Como exemplo, o valor é de +104,96% frente ao acumulado de 2013 a 2018. Para os próximos anos, estima-se um potencial adicional de crescimento de 47,9%, com exportações de produtos acabados podendo atingir um total de US$ 346,5 milhões ao ano.

 

 

Para atingir esse potencial, contudo, a indústria brasileira do mobiliário deve buscar expandir seu mix de produtos na região. Um ponto de atenção, aliás, é o preço médio das exportações brasileiras para os EUA. Tendo o ano de 2023 como referência, este valor foi de US$ 3,66/kg, montante 7,7% inferior ao preço médio das importações americanas de outros países. Essa diferença evidencia a necessidade de se investir na inserção de itens de maior valor agregado, especialmente considerando se tratar de um mercado altamente competitivo e que tem na China a principal origem de suas exportações.

 

O fortalecimento das características intrínsecas à indústria e ao design brasileiro – como matérias-primas, técnicas, acabamentos e processos produtivos singulares, que agregam valor por meio da qualidade, da originalidade, da inovação e da sustentabilidade – é fator essencial para ampliar ainda mais a entrada e aceitação dos produtos brasileiros por lá. Além disso, a presença on-line através de canais de e-commerce e a formação de parcerias com varejistas e distribuidores locais também são pontos-chave para facilitar essa relação.

 

Nesse sentido, a participação em eventos de relevância no país, como a ICFF (International Contemporary Furniture Fair) em Nova York, considerada a maior feira americana no segmento de mobiliário contemporâneo, é mais uma ação estratégica na consolidação do mobiliário brasileiro no mercado americano. Neste ano, a feira ocorre de 18 a 20 de maio, contando mais uma vez com a presença de empresas e designers brasileiros por meio do Projeto Brazilian Furniture.

 

Mais participações brasileiras em outras feiras na região serão anunciadas nos próximos meses.  

 

Impacto de tarifas e políticas comerciais

Por fim, os Estados Unidos possuem uma tarifa média de importação relativamente baixa (3,5%), e a maioria dos móveis exportados pelo Brasil entra no país sem incidência de tarifas aduaneiras. No entanto, os colchões são uma exceção, sujeitos a uma tarifa de 3%.

Atualmente, o mercado americano é considerado liberalizado para importações de móveis, sem barreiras não-tarifárias significativas para produtos do setor fabricados no Brasil. É essencial, contudo, monitorar políticas comerciais e exigências regulatórias em processo de mudança, frente a uma abordagem mais protecionista por parte do novo governo.

 

○ Comunicado: EUA abrem consulta pública sobre importação de madeira e produtos derivados

Nesse panorama, os Estados Unidos seguem, portanto, como um mercado prioritário para o setor moveleiro brasileiro. Apesar de desafios como a concorrência chinesa, oscilações econômicas e questões geopolíticas, há oportunidades claras para crescimento na região, em especial pela via da competitividade e da diferenciação de mercado.

 

Projeto Brazilian Furniture
O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria e da cadeia de móveis brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria. Atualmente, cerca de 175 empresas participam do projeto.

 

Em 2024, a indústria brasileira de móveis e colchões foi a sexta maior produtora e a 26ª maior exportadora do mundo, alcançando receita de mais de US$ US$ 763,02 milhões em produtos prontos (excluindo-se partes e componentes), o que representou um crescimento de 3,8% frente a 2023. Quando se incluem partes para fabricação de móveis, o montante atingiu US$ 870,20 milhões.

 

Em um novo ciclo (2025-2026), as entidades realizadoras convidam além de fabricantes e designers de móveis, demais empresas do ramo de componentes e fornecedores da indústria a se unirem ao projeto, ampliando ainda mais o alcance do mobiliário brasileiro e reforçando a competitividade da marca “Brasil” no mundo.

 

Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br. 

 

Sobre a ABIMÓVEL

Representando a indústria moveleira de norte a sul do país, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de 45 anos em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade lidera uma série de iniciativas com vista a impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a abertura de novos mercados para empresas da cadeia madeira e móvel nacional. Para tal, coloca em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo a participação em feiras e rodadas de negócios internacionais, além de programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.  

 

Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

By ABIMÓVEL
Foto: Divulgação

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!