Expansão à vista? Brazilian Furniture traz estudo atualizado com oportunidades para a indústria brasileira de móveis e colchões no Mercado Alemão

 

A Alemanha é o próximo destino do Projeto Brazilian Furniture, com empresas brasileiras confirmadas na próxima edição da IMM Cologne, em janeiro de 2024

 

Expansão à vista? Brazilian Furniture traz estudo atualizado com oportunidades para a indústria brasileira de móveis e colchões no Mercado Alemão
Expansão à vista? Brazilian Furniture traz estudo atualizado com oportunidades para a indústria brasileira de móveis e colchões no Mercado Alemão

 

Mais uma edição da IMM Cologne, que ocorre na cidade alemã de Colônia, entre os dias 14 e 18 de janeiro de 2024, está chegando e o Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), atua nos preparativos da participação de empresas brasileiras nesta que é uma das principais feiras no calendário moveleiro internacional, reunindo um público exigente formado tanto por compradores europeus quanto de outras partes do globo, que viajam à Alemanha em busca de inovação e qualidade.

 


E o que faz da Alemanha uma força industrial, atraindo tantos compradores qualificados para o país? E mais, como a indústria brasileira de móveis pode competir no mercado alemão, ganhando espaço entre marcas locais e internacionais?

 


As respostas estão na nova edição do “Estudo de Oportunidades para o Exportador Brasileiro de Móveis e Colchões – País-alvo: Alemanha”. A edição atualizada do estudo traz dados consolidados da economia, do consumo interno, bem como das exportações e importações de móveis alemães, ajudando-nos com análises e projeções para apoiar o planejamento estratégico das empresas brasileiras que buscam ampliar o posicionamento e as vendas no país. O estudo é desenvolvido pelo IEMI com exclusividade para os associados do Projeto Brazilian Furniture.

 


O mercado moveleiro na Alemanha

 


Em meio a um crescente processo de globalização e interconexão econômica, com o país abrindo-se cada vez mais à imigração e ao comércio exterior, a Alemanha, quarta maior economia no mundo e maior na Europa, demonstra-se como um mercado potencial para as exportações brasileiras de móveis e colchões.

 


Em 2022, apesar de uma queda de 3,6% no PIB (Produto Interno Bruto), num período ainda conturbado de retorno gradual das atividades no pós-isolamento social no país, a Alemanha conseguiu manter a taxa de desemprego estável entre seus cerca de 84 milhões de habitantes. Sua complexidade econômica, que a posicionou no último ano como a quinta no mundo, atesta sua sofisticação tecnológica e diversidade produtiva, desde indústrias de alta tecnologia até manufatura.

 


Quando se trata da indústria de móveis, que produziu aproximadamente US$ 22,3 bilhões no ano passado, sendo predominantemente voltada para o mercado interno, prevalece o trabalho mecanizado realizado por médias e grandes empresas. Por conta desta característica, o país tem um alto nível de competitividade no que se refere a produtos que envolvam maior tecnologia e industrialização.

 


Dessa forma, a pergunta que permanece é: existe espaço para o móvel brasileiro?

 


Segundo as projeções levantadas pelo IEMI com base no cenário atual, a resposta é positiva, já que apesar da valorização do mercado interno, 47,1% do consumo aparente no país em 2022 foi atendido pelas importações.

 


A Alemanha importou US$ 11,5 bilhões em móveis e colchões no ano passado, um salto de 28,1% em cinco anos. A Polônia e a China surgem como os principais fornecedores. A Turquia vem crescendo significativamente como parceiro comercial no setor, destacando-se também o grande movimento imigratório turco para a Alemanha. Enquanto isso, o Brasil ainda ocupa a 39ª posição. O preço médio das importações brasileiras de móveis para a Alemanha, contudo, embora venha crescendo, continua consideravelmente mais baixo, -32% em relação à média de preços, uma vantagem que pode ser explorada.

 


Mais do que preço, porém, os alemães demonstram uma busca por comodidade. Afinal, enquanto seu poder de compra sobe, seu tempo livre declina, o que leva a concluir que o serviço customizado é um fator importante para as escolhas individuais. Dessa forma, embora o consumidor alemão esteja tradicionalmente habituado a adquirir móveis em lojas físicas, isso vem mudando. As grandes plataformas on-line ganham espaço, priorizando a comodidade e a experiência de compra personalizada, o que pode ser especialmente positivo para marcas estrangeiras, como as brasileiras, que queiram acessar ou ampliar sua presença no mercado alemão.

 


A presença crescente de brasileiros no país — pelo menos 160 mil pessoas, de acordo com o Itamaraty — pode também abrir portas para um reconhecimento maior dos produtos nacionais.

 


Exportações brasileiras de móveis e colchões para a Alemanha

 


Nesse ambiente, os dados das exportações brasileiras de móveis e colchões para a Alemanha mostram um cenário de altos e baixos, mas que vem ganhando uma nova tração após o declínio vivido a partir de 2011. O salto na passagem de 2021 para 2022, mais especificamente, anima: +56,2%, passando de cerca de US$ 6,7 milhões para mais de US$ 10,5 milhões no ano passado. E há mais espaço para crescer. O IEMI, empresa de pesquisa de mercado parceira do Projeto Brazilian Furniture, estima que o potencial de incremento das exportações brasileiras no setor para a Alemanha nos próximos três a cinco anos possa chegar a +28%.

 

 

 

 

Abrindo caminho para essa ampliação, ao analisarmos mais de perto as barreiras tarifárias e acordos comerciais, nota-se que as relações entre Brasil e Alemanha têm se fortalecido. Em 2022, o comércio bilateral alcançou US$ 19,1 bilhões.

 


Diretora-executiva da ABIMÓVEL e gerente do Brazilian Furniture, Cândida Cervieri faz uma análise do cenário: “O relatório demonstra que ainda há um vasto território a ser explorado pelo móvel brasileiro na Alemanha. Claro, sabemos também que há grandes desafios, sobretudo tratando-se de um país de alta tecnologia agregada, no entanto, a combinação de um preço competitivo, as mudanças no comportamento dos consumidores alemães e o aumento da presença brasileira no país criam um ambiente de oportunidades interessantes para o móvel produzido no Brasil”.

 


Ela ainda acrescenta que “a indústria e o design do Brasil de fato têm potencial para encontrar espaço na Alemanha e região, principalmente se levarmos em consideração a nossa proposta de valor em termos de preço, sustentabilidade, originalidade e qualidade”, diz Cândida. “Nesse cenário, as matérias-primas nacionais, em especial as madeiras, a gestão sustentável de nossas empresas e o design autenticamente brasileiro são diferenciais competitivos e únicos para atingirmos todo o potencial neste e em outros mercados”, conclui.

 


Gestora do Projeto Setorial Brazilian Furniture, por meio da ApexBrasil, Clarissa Franco ressalta a importância do projeto na diversificação e ampliação das exportações brasileiras de móveis: “Estamos comprometidos em apoiar nossos associados neste desafio para que possam ampliar horizontes e conquistar cada vez mais espaço no mercado europeu e no mundo, com a presença brasileira na IMM Cologne, as Missões Comerciais, assim como a disponibilização de estudos aprofundados de inteligência comercial sendo peças estratégicas nesse sentido”.

 


Acesse o ‘Estudo de Oportunidades para o Exportador Brasileiro de Móveis e Colchões – País-alvo: Alemanha’

 


O estudo está disponível na íntegra na área restrita do site para os participantes do Projeto Brazilian Furniture. Se você ainda não tem acesso, associe-se e confira a versão completa deste e outros estudos com dados, informações, tabelas, gráficos e análises de especialistas, fundamentais para o planejamento estratégico do seu negócio: brazilianfurniture.org.br/intranet.

 


Projeto Setorial Brazilian Furniture

 


O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.

 


Atualmente, o Brazilian Furniture conta com a participação de cerca de 150 empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Comerciais Internacionais, Projetos Comprador, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.

 


Para este e o próximo ano, a proposta de promoção comercial em alinhamento prevê um trabalho robusto, com mais de 50 ações estruturantes e estratégicas em mercados-alvos prioritários e secundários, tanto em formato físico quanto remoto, ampliando ainda mais as possibilidades de participação e engajamento das empresas associadas ao projeto e compradores internacionais.

 


Faça parte do Projeto: brazilianfurniture.org.br

 


Sobre a ABIMÓVEL

 


A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) trabalha há mais de três décadas para fortalecer a indústria e o setor moveleiro nacional. Em parceria com setores público e privado, busca impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e criar oportunidades. Suas iniciativas incluem programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria e suporte aos micro e pequenos negócios, promovendo competitividade e inovação.

 


Sobre a ApexBrasil

 


A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 


MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL

 

 

By Thaís | Imprensa Abimóvel

Imagens: Divulgação

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!