Estudo da Korn Ferry revela que 33% das empresas ainda não adotam o ESG como pilar estratégico
Em contraponto, 67% já adotam as práticas como maneira assertiva de seus negócios no social, ambiental e governança
Postado quarta-feira 28/02/2024 por Redação
A importância da agenda ESG nas empresas está crescendo, impulsionada por práticas positivas nas áreas ambiental, social e de governança. Isso não apenas promove o crescimento saudável dos negócios, mas também demonstra um compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O estudo "Tendências de RH 2023" da consultoria Korn Ferry revela que 67% das empresas no Brasil adotaram o ESG como pilar estratégico, enquanto 33% ainda não o fizeram. Além disso, 75% das empresas planejam adotar práticas ESG nos próximos 12 a 18 meses, enquanto 25% não têm essa intenção.
O sócio e líder de soluções digitais da Korn Ferry Brasil, Rodrigo Accarini, destaca que após a pandemia as relações de trabalho e negócios se tornaram mais significativas, aumentando o engajamento com a agenda ESG. “As relações trabalhistas, pessoais e de negócios se tornaram ainda mais expressivas e relevantes após a pandemia, mesmo que haja agenda consciente nas pautas ambientais, sociais e de governanças há muitos anos, há um maior engajamento agora. Vamos lembrar que a adoção dessas políticas, com maior transparência, gera confiança para investidores, fortalece as comunidades locais, faz inclusão de grupos vulneráveis e cria laços de responsabilidade com a sustentabilidade brasileira e mundial”, conta.
O estudo identifica as prioridades ESG, incluindo a redução de emissões, uso eficiente de recursos, energias renováveis, investimento em projetos filantrópicos e políticas de recursos humanos alinhadas aos valores da empresa. Apesar da adesão favorável, 54% das empresas ainda não estabeleceram metas para suas estratégias ESG.
A diretora de projetos de Transformação e Cultura da Korn Ferry, Joana Cortez, destaca o desafio de incorporar as metas ESG na cultura organizacional, envolvendo liderança e colaboradores. “As corporações devem lembrar que não basta entender os conceitos, formas de aplicabilidade e os resultados que essas políticas podem agregar aos negócios, mas incorporar isso na cultura organizacional constantemente, porque isso tem que ser tido como meta também. Envolver desde a liderança até os colaboradores de ponta, de maneira que seja natural e passe a modificar vidas pessoais, até mesmo fora do cenário corporativo, será uma grande conquista e solução quando se pautar os propósitos da agenda”, alerta.
O estudo também mostra que CEOs e executivos têm a maior responsabilidade na implementação das políticas, e as metas ESG influenciam os bônus, variando de 10% a mais de 30%.
O levantamento também abordou a estrutura organizacional das empresas em relação ao ESG, revelando que 74% possuem conselho de administração e 52% têm comitês relacionados à agenda. A pesquisa indica que 86% das empresas têm um comitê responsável pela governança e monitoramento das metas ESG.
Joana enfatiza a importância desses comitês na definição de metas e na aplicabilidade das políticas ESG. A pesquisa foi realizada entre junho e julho, com tabulação e análises realizadas no fim do ano, contou com a participação de 652 empresas em países da América Latina, destacando os resultados específicos do Brasil.
Metodologia
O estudo tem como objetivo prover informações que auxiliem os participantes a tomar decisões estratégicas em relação a diferentes temas atuais da área de recursos humanos. A pesquisa foi realizada entre os meses de junho e julho e contou com a participação de 652 empresas de diversos setores dos seguintes países:
Argentina (125 participantes), Brasil (265 participantes), Chile (117 participantes), Colômbia (78 participantes) e Peru (67 participantes).
Este relatório apresenta os resultados do Brasil. A fim de se obter um entendimento mais amplo da realidade de recursos humanos na região, não deixe de consultar o resultado consolidado dos cinco países.
By Korn Ferry | Imprensa
Imagens: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!