Escritório Go Up Arquitetura assina reforma de apartamento no Brooklin, São Paulo

 

O projeto foi desenvolvido para um casal com dois filhos, um de nove e outro de doze anos

 

Postado segunda-feira 20/11/2023 por Redação

Escritório Go Up Arquitetura assina reforma de apartamento no Brooklin, São Paulo
Escritório Go Up Arquitetura assina reforma de apartamento no Brooklin, São Paulo

 

Com uma rotina de trabalho híbrida, possuem mais de um ambiente para home office em casa. Assim, podem escolher o lugar para trabalhar, estando ambos ou apenas um deles no imóvel. Gostam de ter momentos de lazer, conversar, beber, receber amigos e assistir streamings.

 

 

O casal já havia sido cliente do escritório na execução do primeiro apartamento, e ao adquirirem este, que chamou a atenção pela metragem e localização próxima ao trabalho, decidiram chamar novamente as profissionais, já que a organização espacial e o estilo do imóvel não condiziam com suas necessidades, nem gostos pessoais.

 

 

O maior desejo deles era resolver a disposição dos espaços que são distribuídos nos 147m², especialmente as áreas sociais e de acesso, proporcionar uma casa com cara de vida de verdade, com uma decoração funcional e que fizesse parte do dia a dia, num ambiente leve, organizado, integrado, porém sem luxos ou extravagâncias.

 

 

Todos os cômodos receberam repaginação, exceto a área de serviço e o banheiro social, que receberam apenas resoluções funcionais, como instalação de novos toalheiros. As soluções apresentadas trataram com muito respeito os produtos e os elementos que ali já existiam, sem necessidade de "quebrar tudo e jogar fora" para conseguir um projeto lindo e adequado aos moradores. A transformação permitiu que um imóvel com estilo complemente industrial e escuro, se transformasse num espaço com soluções relativamente simples, porém criativas.

 

 

 

 

Seguindo um estilo boho, contemporâneo, com toques modernos e rústicos, as arquitetas Juliana Silva e Amanda Mori, do escritório Go Up Arquitetura, utilizaram tons neutros com fundo acinzentado e aplicaram toques de cores em azul, verde e rosa neste projeto, além de materiais naturais, como a bancada de madeira de demolição, paredes de tijolinho e mobiliários com portas de palhinha.

 

 

 

 

Realizaram um clareamento completo do piso de madeira existente, baixando dois tons da madeira original e trocaram o verniz com brilho por verniz fosco/natural. Optaram por criar o hall social que não existia no layout com uma parede curva e pintura com efeito caiado na cor branca, molduras no elevador em MDF cor cumaru raiz, da Duratex, e porta de acesso no ripado feito em marcenaria cor Duratex verde Mint. Essa transformação setorizou o acesso e enalteceu a área mais importante da casa.

 

 

 

 

A sala de estar também recebeu iluminação técnica através de trilhos eletrificados, e a parede da lareira o mesmo efeito de pintura caiada do hall de acesso, o que destacou sua moldura grafite pré-existente. O layout com sofá azul em ilha no centro e poltrona Costella em couro caramelo compõe o conjunto. Já a sala de jantar ganhou uma mesa Saarinen oval com tampo em mármore Carrara. Paredes com battem board na cor branca e quadros e iluminação que envolvem a decoração.

 

 

 

 

Na cozinha integrada com península e bancada em madeira orgânica, todos os acabamentos foram trocados, como os móveis em MDF cor verde Mint - Duratex, MDF Cumaru raiz, tela Guararapes e MDF Corten dando acabamento à coifa. Apenas a bancada em quartzo cinza foi mantida.

 

 

 

 

O quarto do casal teve sua varanda ampliada para incorporar um home office com uma mesa de madeira que também tem função de apoio de cabeceira. Recebeu pintura nas cores rippie chique e vermelho veneziano da Suvinil na marcenaria. As arquitetas trabalharam com uma prateleira superior na cor freijó puro, da Duratex. Demais móveis soltos como a cômoda, mesinhas de cabeceira e o espelho de piso, foram inseridos no projeto para finalizar o ambiente dando um toque ainda mais "espontâneo" ao apartamento.

 

 

 

 

O quarto reversível, recebeu um painel branco com uma cama / sofá reversível, logo abaixo dos tijolinhos terrosos, foi colocada a mesa de trabalho ou estudo solta no ambiente e uma rede de balanço para relaxar.

 

 

 

 

As profissionais tiveram dois grandes desafios no projeto. O primeiro foi a realização da parede curva da entrada e da lareira, com a pintura denominada como "efeito caiado". Esse tipo de pintura e efeito não é daquelas que se vende pronto nas lojas e ainda nunca tinha sido produzida por nenhum fornecedor do escritório. Para incorporar essa pintura, tiveram um processo de trabalho com diversos testes de materiais e aplicação, até chegarem na melhor receita e então produzir à mão em todas as paredes que levaram o efeito.

 

 

 

 

O segundo desafio foi o tempo de obra. Como tratava-se de uma mudança de um apartamento antigo para um apartamento novo, com data de mudança já pré-estabelecida, muitas das soluções adotadas foram realizadas também em função do prazo, como por exemplo a escolha por preservar parte da caixaria dos móveis planejados existentes trocando todas as portas, acabamentos e iluminação em trilho, para que não fosse necessário rebaixar um forro com gesso para receber spots, os tijolinhos da parede do quarto reversível foram preservados nesse espaço, mas receberam cara nova com o ambiente inteiro transformado, entre outras soluções propostas.

 

 

Escritório Go Up Arquitetura – Arquitetas Juliana Silva e Amanda Mori

Instagram: https://www.instagram.com/gouparquitetura/

 

 

By Vanessa Loiola | R2 Press

Imagens: Créditos Leo Giantomasi - Instagran https://www.instagram.com/leogiantomasi/

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor: