Equilibrar demandas e momentos pode ser a chave para a saúde mental em dia
Entre os temas mais discutidos atualmente, cuidar das emoções precisa soar tão normal quanto cuidar do corpo físico. O elenco da CASACOR/SANTA CATARINA também se debruçou sobre o assunto ao contemplar o tema “Corpo & Morada”
Postado terça-feira 27/06/2023 por Redação
Categorias: Empresas Notícias Feiras e Eventos Design Arquitetura Móveis
Ser mais flexível às situações adversas e desfrutar de coisas que trazem felicidade são características possíveis de exprimir quando a saúde mental está em dia. Para manter o emocional no prumo, basta cuidar do bem-estar intelectual, como se faz com o corpo físico: encontrando um equilíbrio entre as obrigações e os momentos de lazer.
Alguns profissionais do elenco da CASACOR/SANTA CATARINA, em cartaz no The Spot One, no Balneário Shopping, em Balneário Camboriú, estão totalmente imersos no tema “Corpo & Morada”. Assim, sugerem em seus ambientes o cuidado com a saúde mental, a partir de elementos e temas que estão em pauta atualmente. Enquanto cientistas do mundo inteiro conquistam mais informações acerca do Alzheimer, a arquitetura, o design e a arte reforçam momentos de conexão e cuidado consigo e com o outro.
Ter um momento de cuidado com o corpo, manter um estilo de vida equilibrado entre demandas e momentos de alegria e relaxamento são formas de criar laços e, por consequência, memórias.
Tais atividades são grandes aliadas para reforçar a saúde mental e podem ser vistas em espaços como o “Morada Lorena”, assinado por Bianca Rieg.
Em seu Living, as texturas e as cores da natureza com formas orgânicas, rodeado de plantas e madeiras unem-se aos acervos cheios de lembranças da casa de seus avós. As fotografias, muitas autorais, e as peças de artesãos locais também reúnem histórias da região do sítio da família, no interior de Santa Catarina.
Já o T3chno.DELTA, do escritório Jefferson Branco Arquitetura, traz uma dualidade entre natureza e tecnologia. Uma das pautas mais atuais, frente à discussão em torno da inteligência artificial no dia a dia de grande parte da população. Afinal, como definir a linha entre a criação de memórias reais e as virtuais? A transição e a transformação constantes representadas pelo ambiente também refletem diretamente na saúde mental da população que, cada vez mais vivendo essa dualidade, precisa estar atenta ao que é saudável e o que passa a estressar e, de fato, adoecer nesse mundo tecnológico.
Indo na contramão da tecnologia, mas utilizando duas mesas de cabeceira, assinadas pelo arquiteto Jefferson Branco, o “Studio de Memórias”, de Lia Herrman e Ana Tomazelli, do Studio Zaliah, busca desconectar da tecnologia e prestar atenção no estar presente. É um convite para chegar em casa, resgatar suas memórias e relaxar, como afirmam as arquitetas. Com inspiração na natureza, as formas orgânicas do ambiente quebram paradigmas arquitetônicos convencionais ao contrapor os ângulos e linhas retas a partir de formatos fluidos, arredondados e orgânicos.
Seguindo a linha da desconexão para mergulhar nas profundezas da própria essência, o "Memórias que Pertencem". de Manuela Dal Pizzol e Marice Gandin, é um refúgio que sugere exatamente essa pausa em meio ao caos do mundo moderno. “Um convite para desacelerar, reconectar-se consigo mesmo e com a natureza que cerca”, contam as profissionais. A ideia, ainda, é aproveitar o espaço para relembrar momentos preciosos e descobrir novas camadas de significado na vida cotidiana.
Já o Man Cave by Quality Home foi projetado especialmente para criar memórias entre homens de meia idade com espírito jovem, outra pauta efervescente na sociedade, a importância de trazer o tema da saúde mental também para o público masculino. Assim, este ambiente foi feito para sugerir a reunião entre amigos que vão celebrar conquistas e compartilhar emoções, ao mesmo tempo em que aproveitam a mesa de bilhar, a churrasqueira e os drinks que o momento sugere. Como descrevem as arquitetas que assinam o espaço, Keli Maksimiuk e Rafaela Rosa, é um lugar feito para durar e ser vivido intensamente.
A temporada "Corpo & Morada" da CASACOR/SANTA CATARINA fica aberta ao público até 23 de julho, no The Spot One, empreendimento residencial anexo ao Balneário Shopping. Os ingressos para visitar a mostra podem ser adquiridos diretamente na bilheteria da mostra catarinense.
SERVIÇO
O que: CASACOR/SANTA CATARINA - Balneário Camboriú
Aberta ao público: até 23 de julho
Horário de funcionamento:
De terça a sábado - incluindo feriados - das 13h às 21h
Aos domingos das 13h às 19h.
Onde: The Spot One, anexo ao Balneário Shopping
Endereço: Avenida Santa Catarina, 1 – Estados, Balneário Camboriú
Acesso à mostra: Piso L2 do Balneário Shopping
Os valores da entrada são:R$80,00
Visitantes com direito a desconto de 1 ⁄ 2 entrada devem apresentar a carteira que dá direito ao benefício na bilheteria CASACOR/SC. Os descontos não são cumulativos.
O empreendimento oferece estacionamento privado com entrada pelo Balneário Shopping, localizado na Avenida Santa Catarina, 1 – Estados, Balneário Camboriú. O acesso à mostra é pelo piso L2 do Balneário Shopping.
Visite o site e conheça o elenco e os 27 ambientes que compõem esta edição: https://casacor.abril.com.br/mostras/balneario-camboriu/
By Luciana de Moraes | A CASAA
Imagens: Créditos Fabio Severo / Everson Martins / Lio Simas
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!