Entidades investem em inovação para o setor moveleiro

 

Movergs e Sindmóveis realizam e apoiam ações que ajudam a tornar as indústrias mais inovadoras e competitivas

 

Entidades investem em inovação para o setor moveleiro
Entidades investem em inovação para o setor moveleiro

 

Da qualificação profissional à adoção de novas práticas e tecnologias, a inovação é capaz de otimizar processos e produtos, aumentar a produtividade, economizar tempo, reduzir custos e diversas outras vantagens que tornam as empresas mais competitivas no mercado. Pensando nisso, a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) realizam e apoiam ações em diferentes frentes para ajudar a tornar o setor moveleiro mais inovador.

 

 

Desde 1993 a Movergs realiza a Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil), hoje posicionada entre os cinco principais eventos mundiais do setor. Com a presença de expositores de matérias-primas, insumos, máquinas, ferramentas, tecnologia e demais segmentos que compõem a cadeia de madeira e móveis, a feira tem forte atração de indústrias e marcenarias que buscam soluções de inovação para suas empresas. Além da oferta de produtos e serviços, a Inovação dentro da feira vai além, apresenta palestras sobre temas relevantes ao setor, tornando o evento um ambiente próspero aos negócios e ao conhecimento. A próxima edição será de 04 a 07 de agosto de 2025, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS).

 

 

Outra frente da entidade é o Congresso Movergs, realizado anualmente na cidade de Bento Gonçalves. Cada edição do encontro reúne especialistas em áreas estratégicas para o setor moveleiro, como economia, mercado, inovação, comportamento e marketing. Em 31 edições, o Congresso Movergs já reuniu nomes como Alexandre Garcia (jornalista), Jorge Forbes (psicanalista), Júlio Cesar Trajano (Magazine Luiza), Luiz Justo (Rock in Rio) e Leandro Karnal (historiador). Em 2024, o evento ocorrerá no dia 22 de outubro, no Dall’Onder Grande Hotel, com atrações que serão divulgadas em breve.

 

 

Para o Sindmóveis, negócios, design e informação são elementos-chave no que tange à inovação. A Movelsul Brasil, principal feira de móveis da América Latina, atrai visitantes altamente qualificados de todo o país e do exterior. Realizada pela entidade desde 1977, a Movelsul atrai lojistas, varejistas, importadores e outros especificadores do setor para negociarem diretamente com indústrias de móveis, estofados, colchões e decoração – criando um ecossistema próspero para parcerias e trocas de conhecimento. A feira chegará à sua 24ª edição de 17 a 20 de fevereiro de 2025, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, com uma grande novidade: o Movelsul Conecta. Olhando para o futuro, o Sindmóveis atendeu às demandas dos visitantes e lançou um novo pavilhão com 6.000m² para ampliar a diversidade de expositores presentes no evento. Ele foi estrategicamente pensado para atrair segmentos como corporativo, planejados, decoração e serviços para o varejo (e-commerce, logística, sistema de gestão, marketing), além da Arena do Conhecimento (espaço para palestras) e a mostra do Prêmio Salão Design 2025.

 

 

Em 1988, o Sindmóveis deu origem ao Prêmio Salão Design com o intuito de aproximar as ideias inovadoras dos designers à capacidade produtiva das indústrias. Nesses mais de 35 anos de história, a principal premiação brasileira do segmento soma mais de 16 mil projetos inscritos por participantes de 37 países – totalizando 426 produtos contemplados. Mais do que ajudar a contar a história dos mobiliários brasileiros e latino-americanos, o Prêmio Salão Design tem um papel fundamental na inovação e na competitividade das indústrias, pois revela soluções estéticas, funcionais e sustentáveis para a cadeia produtiva. Além disso, abre portas para profissionais e estudantes terem seu talento reconhecido no mercado.

 

 

Outro projeto do Sindmóveis é o podcast Somos Móveis. Disponível no Spotify, o programa aborda diversas pautas interessantes aos profissionais do setor moveleiro, como economia, gestão de pessoas, sustentabilidade, design, insights de inovação, entre outras.

 

 

MOVERGS E SINDMÓVEIS UNIDAS A OUTRAS ENTIDADES

 

 

Além das ações que realizam, Movergs e Sindmóveis somam forças a outras entidades e instituições que promovem projetos de inovação. Entre as iniciativas está a participação no GT Indústria 4.0 região Serra Gaúcha, uma das verticais do Inova RS – programa do governo estadual do Rio Grande do Sul que orienta e embasa as ações da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia com o objetivo de incluir o RS no mapa global da inovação até 2030.

 

 

Poltrona Sinuosa - Prêmio Salão Design 2023 - foto Augusto Tomasi

 

 

Movergs e Sindmóveis também apoiam o Inova Bento – Centro de Inovação de Bento Gonçalves, que promove palestras de qualificação, apresenta cases de sucesso e gera oportunidades de crescimento para empresas e startups da região. Aberto à comunidade que deseja se aproximar ao tema da inovação, o Inova Bento está localizado no 3º andar do Centro Empresarial Bento Gonçalves (rua Avelino Luiz Zat, 95 – bairro Fenavinho).

 

 

Desde 2021, Movergs e Sindmóveis integram o Instituto Hélice, que visa fomentar o ecossistema de inovação na Serra gaúcha. A colaboração se dá com o objetivo de trocar experiências e viabilizar ferramentas para a inovação aberta, tanto no Instituto e nas entidades, quanto nas empresas por elas representadas. Para isso, realiza eventos em diferentes cidades da região – como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha e Carlos Barbosa.

 

 

Fimma Brasil - inovações para indústrias moveleiras - foto Augusto Tomasi

 

 

Com mais profissionais capacitados na equipe, as empresas conseguem acelerar sua jornada na inovação. O Centro Universitário CNEC, por exemplo, oferece condições diferenciadas para profissionais de empresas associadas às entidades realizarem o curso Tecnólogo em Produção Moveleira. Já o Instituto Senai de Tecnologia Madeira e Mobiliário oportuniza descontos em serviços tecnológicos e metrológicos, bem como em cursos de qualificação.

 

 

O apoio ou correalização de palestras e eventos se completa com parceiros como Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). Destaque para a parceria com o Senai-RS e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), que promove uma jornada de palestras sobre Inteligência Artificial na indústria. Já com o Sebrae-RS, Movergs e Sindmóveis uniram forças para desmistificar a digitalização para pequenas empresas. Em fevereiro de 2024, uma palestra apresentou estratégias para impulsionar lucro e produtividade, bem como oportunidades de apoio do Sebrae.

 

 

SOBRE A MOVERGS

 

 

A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) é a entidade que representa as mais de 2.400 empresas do setor moveleiro gaúcho. Há 36 anos trabalha em prol do fortalecimento e do fomento de oportunidades para a cadeia produtiva. Comprometida com a defesa dos interesses de seus associados, a entidade atua na ampliação de sua representatividade no contexto político-econômico nacional.

 

 

SOBRE O SINDMÓVEIS

 

 

O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves foi criado em 1977 para representar as cerca de 300 empresas localizadas nos municípios de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. A entidade atua amarrando as pontas da cadeia de modo que todo o setor possa se desenvolver com consistência e proposição de valor. Um trabalho que não se limita à Serra, pois projetos como a feira Movelsul Brasil e o Prêmio Salão Design tornam o Sindmóveis relevante nacional e internacionalmente.

 

 

By Imprensa Movergs

Imagens: Créditos Augusto Tomasi

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor: