Encontro planeja medidas para promover a internacionalização entre Brasil e Argentina

 

Expectativa é que pequenos negócios de Brasil e Argentina possam realizar negócios na Expoapras 2024

 

Encontro planeja medidas para promover a internacionalização entre Brasil e Argentina
Encontro planeja medidas para promover a internacionalização entre Brasil e Argentina

 

Para promover a internacionalização e encaminhar negócios entre empresas brasileiras e argentinas, aconteceu um encontro técnico no Sebrae/PR, em Curitiba, nesta terça-feira (20). O grupo prepara duas rodadas de negócios com 80 expositoras argentinas durante a Expoapras, que acontece entre 16 e 18 de abril, em Pinhais. Também estão previstas visitas técnicas na exposição e para varejistas de Curitiba, além de um showroom com produtos de cerca de 50 empresas argentinas.

 

 

A iniciativa conta com a parceria do Sebrae/PR, Consulado da Argentina em Curitiba, Confederação Argentina da Média Empresa (Came), Fecomércio PR e Associação Paranaense de Supermercados (Apras), responsável pela organização da Expoapras.

 

 

“Essa parceria é uma porta de entrada para as pequenas empresas que estão em processo de internacionalização. O mercado argentino, assim como de países vizinhos, é um caminho natural para quem deseja alcançar novos mercados”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta.

 

 

Em 2023, a Expoapras recebeu cerca de 50 mil visitantes, com 400 marcas expositoras, e alcançou R$ 600 milhões em negócios gerados. O diretor de Relações Internacionais da Apras, Celso Luiz Gusso, reforça que a ação em conjunta entre os países é fundamental.

 

 

“Esperamos ampliar o sucesso do ano passado. O nosso principal objetivo com essas ações é a integração entre Brasil e Argentina, de modo que possa incentivar tanto a importação de produtos do nosso Estado, como a exportação”, afirma.

 

 

Além de Brasil e Argentina, também foram convidados a participar do encontro os negócios situados na Colômbia, Paraguai e Peru.

 

 

No período da Expoapras, também serão realizadas visitas técnicas na Expoapras e visitação para espaços de Curitiba, de diferentes segmentos e portes, ligados ao setor supermercadista.

 

 

Ações acontecerão no mês de abril.

 

 

O secretário-geral da Confederação Argentina da Média Empresa (Came), Ricardo Diab, evidencia que o bom relacionamento com as instituições paranaenses permite a realização de ações como as que estão previstas.

 

 

“Uma iniciativa de colaboração, com a participação em feiras e visitas, tem o potencial de abrir novos espaços para quem tiver interesse em vender no Brasil, assim como fazer com que o produto argentino esteja exposto na prateleira, que tenha qualidade e condições suficientes para ser competitivo no mercado brasileiro aceita”, ressalta.

 

 

Outra ação prevista é a inauguração de um showroom, espaço de demonstração de produtos com cerca de 50 empresas argentinas, que estará aberto para pequenas empresas paranaenses e brasileiras visitarem, conhecerem e realizarem seus negócios. Entre os setores em exposição estão o de alimentos e bebidas, higiene e cuidado pessoal, indústria de móveis e decoração e máquinas e equipamentos.

 

 

O cônsul da Argentina em Curitiba, Eduardo Alfredo Leone, que esteve na reunião, ao lado do cônsul adjunto Alejandro Ocampo, lembra que cerca de 40 participantes estiveram na iniciativa em 2023 e que, agora, o intuito é ampliar.

 

 

“É necessário e precisamos nos integrar cada vez mais. Isso incentiva a troca entre vizinhos, pois ela trará benefícios para diferentes setores, seja na compra de produtos ou em viagens a destinos turísticos”, comenta.

 

 

Já o diretor de Relações Internacionais da Fecomércio PR, Rui Lemes, corrobora a necessidade de cooperar para incentivar o desenvolvimento.

 

 

“Um evento como esse pensando em expandir para novos mercados, que está sendo coordenado pelo Sebrae e conta com o apoio nosso da Fecomércio PR, é um momento interessante porque isso gera a possibilidade de futuros negócios para empresas de diferentes segmentos, mas principalmente para aquelas ligadas ao comércio de bens, serviços e turismo”, finaliza.

 

 

By André Nunes | Comuniquese6

Imagens: Créditos Adriano Oltramari

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor: