Empresa avaliada em US$7 bilhões busca transformar o mercado de "faça você mesmo" no Brasil
Com mais de 102 anos de história, Rust-Oleum chega ao país com a mesma gama de produtos que fazem sucesso no mercado DIY dos EUA e Europa
Postado quinta-feira 04/01/2024 por Redação
Parte do grupo RPM, avaliado em mais de US$7 bilhões na bolsa de Nova Iorque, e favorita dos adeptos da cultura DIY no mundo, a marca americana Rust-Oleum, chega ao Brasil com a missão de revolucionar o mercado do "Faça você mesmo” brasileiro. A marca especialista em pinturas e revestimentos premium para renovação de móveis, objetos de decoração e ambientes já está presente na América Latina há mais de 25 anos, tendo grande força na Argentina, México, Uruguai e Bolívia.
A chegada de uma operação no Brasil representa oportunidade de crescimento para a companhia, já que o país é o 5º maior mercado consumidor no mundo de tintas e revestimentos.
Nos EUA e no mundo, Rust-Oleum é líder em vendas e reconhecida pela qualidade e imensa possibilidade de soluções que seus produtos oferecem. No Brasil, a marca levará ao consumidor toda a sua expertise, tradição de 102 anos, qualidade, variedade de soluções, e inovação constante.
“A entrada da marca no Brasil abre novas possibilidades para o consumidor brasileiro e para o mercado de revestimentos e tintas em geral, já que grande parte dos produtos do nosso portfólio são totalmente inovadores para o mercado nacional. Temos como missão mostrar para o brasileiro que é possível renovar, re-estilizar ou dar “nova cara” ao seu espaço, de forma fácil e prática, e com um excelente resultado final”, comenta Carolina Giuliano, presidente da Rust-Oleum para o Mercosul.
Com um escritório da marca no Brasil, a Rust-Oleum passa a ter uma estratégia de distribuição nacional com diversos parceiros a partir de 2024. Atualmente, a gama de produtos pode ser encontrada nos mais variados canais de venda de materiais de construção e nos principais home centers.
“O investimento da marca no Brasil foi muito bem idealizado. Mesmo com nossa presença já estabelecida na América Latina, o mercado brasileiro requer organização e planejamento diferenciados. Nosso país possui legislações específicas, distribuição de produtos bastante fragmentada, além de ser o único a ter uma língua diferente. Agora, com a expansão, nossa meta é multiplicar por cinco nossos resultados a cada ano”, afirma.
O portfólio de produtos brasileiros Rust-Oleum conta com mais de 200 itens subdivididos entre as linhas, como:
- Ultra Cover 2x: tintas em spray que “já vem com primer”, e oferecem 2x mais cobertura, para diversas superfícies; podendo, inclusive, ser aplicada diretamente no plástico sem necessidade de preparo;
- Metal Protection: pinturas em spray que tratam e previnem ferrugem em diversas cores e acabamentos, sem necessidade de preparo especial.;
- Specialty: tinta spray com diversos revestimentos e texturas inusitados, como pedra e espelho;
- Chalked: tintas para acabamentos com efeito vintage;
- Rust-Oleum Automotive: produtos voltados para o faça você mesmo no setor automotivo;
- Zinsser: primers e soluções antimofo sem necessidade de preparo.
A desmistificação da cultura DIY no Brasil
Atualmente no Brasil, a sigla DIY - Do it Yourself - ou “Faça você mesmo” é constantemente compartilhada nas diversas redes sociais, como TikTok, Instagram, YouTube e Pinterest.
A cultura “Do it Yourself” é muito presente nos EUA, pois incentiva o indivíduo a realizar por conta própria os seus projetos de pintura, reforma e revitalização mostrando que com produtos adequados, é possível trabalhar sem a necessidade de grandes esforços, equipamentos ou tempo. Na pandemia, algumas ações de “faça você mesmo" ganharam força por aqui, com diversas pessoas transformando ambientes, móveis ou objetos em suas casas, no entanto, o consumidor brasileiro ainda possui certa insegurança sobre o assunto, já que há pouca variedade de soluções disponíveis.
Pensando nisso, Rust-Oleum desenvolveu um plano de ação para a desmistificação da cultura DIY no Brasil; e traz produtos desenvolvidos especialmente para esse mercado. Sua qualidade premium e fácil aplicação facilitam um bom resultado dos projetos e reduzem o tempo de aplicação pela metade - dos projetos mais simples aos mais elaborados.
“Um bom resultado e acabamento necessita de um produto correto e de fácil utilização. Nossos produtos fazem exatamente isso. Por exemplo, se você quer pintar um móvel, é difícil arriscar se o processo for muito complexo, fizer muita sujeira ou demandar várias semanas. Todos os nossos produtos já vêm prontos, sem necessidade de diluição ou preparo e são extremamente fáceis de aplicar. A maioria dos nossos sprays, por exemplo, podem até ser aplicados de ponta cabeça, facilitando todo o processo de reforma da peça. Os produtos são amigáveis e garantem que qualquer pessoa possa se arriscar a transformar suas coisas sem necessidade de dom artístico ou experiência prévia”, finaliza Carolina Giuliano.
Sobre Rust-Oleum Brasil
Com mais de 100 anos de história e tradição nos Estados Unidos, a marca Rust-Oleum chega ao Brasil para inovar o mercado de revestimentos premium e tintas nacional. Com soluções como Metal Protection e Ultra Cover 2x, Rust-Oleum conta com uma gama de produtos para restaurar e revitalizar qualquer projeto. Saiba mais em https://www.rustoleumla.com/br
By Matheus Correa | Agência Contatto
Imagem: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!