‘Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão nos Negócios’: ativos de valor, inovação e competitividade
No dia 26 de agosto celebrou-se o “Dia da Igualdade Feminina”. A data convida à reflexão: até que ponto a indústria brasileira tem avançado nesse sentido?
Postado quinta-feira 04/09/2025 por Redação

Mulheres são responsáveis por chefiar metade (49,1%) dos lares brasileiros (IBGE, 2022). Elas representam 54,6% do potencial empreendedor do país (GEM, 2023), mas ainda têm dificuldade de acesso ao crédito (68% de negativas, segundo o Serasa, 2025) e ocupam apenas 13% dos cargos de liderança no setor industrial (CNI, 2023). Esses números revelam uma contradição: embora protagonistas na sociedade, as mulheres continuam sub-representadas em posições estratégicas e de decisão dentro das empresas.
Essa lacuna, porém, não é apenas uma questão de equidade. É também uma oportunidade econômica. Diversidade e inclusão são mais do que compromissos sociais isolados, são fatores que estão se consolidando como ativos de inovação, governança e competitividade. Empresas que compreendem isso não só se alinham a valores contemporâneos, mas constroem modelos de gestão mais sustentáveis e preparados para o futuro.
É com esse olhar que o 12º Congresso Nacional Moveleiro, que ocorre nos dias 1º e 2 de outubro de 2025, em Curitiba (PR) — com realização da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), e apoio da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e do grupo Conselheiras —, traz em sua programação o talk “Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão nos Negócios”.
Participam do debate, mediado por Marcele Poiani (fundadora da MPoiani): Bruna Hadad (CFO da WAP), Jessica Sandin (diretora de Talentos da Netflix Brasil) e Sandra Comodaro (fundadora do grupo Conselheiras). Cada uma trazendo sua perspectiva profissional no ramo de finanças, governança e gestão de talentos, bem como um pouco de suas trajetórias para discutir como a liderança feminina e a diversidade estão redefinindo a lógica de inovação e competitividade em diferentes setores.
Empreendedorismo feminino e representatividade que gera resultado
● Empresas com maior diversidade de gênero em cargos de liderança têm 25% mais chances de superar seus competidores em resultados financeiros (McKinsey, 2022).
● Times de gestão mais diversos geram até 19 pontos percentuais adicionais de receita proveniente de inovação (BCG, 2018).
● Companhias com políticas consistentes de inclusão apresentam maiores índices de atração e retenção de talentos, um diferencial crítico num mercado de trabalho em transformação.
Em outras palavras, diversidade não é apenas reputação: é pipeline de talentos, impulsionador de inovação e recurso de mitigação de riscos. Ou seja, um driver de performance com potencial de reflexo direto no P&L (lucros e perdas) das empresas.
Liderança que transforma cultura e mercado
Dessa forma, a inclusão equilibrada de homens e mulheres no empreendedorismo e em posições estratégicas transforma o mercado e as empresas em três dimensões principais:
● Cultura organizacional: ambientes mais colaborativos, com maior engajamento de equipes e possibilidade de menor turnover.
● Governança: decisões mais plurais e capacidade ampliada de identificar riscos e oportunidades em contextos complexos.
● Inovação e mercado: produtos e serviços mais conectados à diversidade dos consumidores, aumentando a relevância das marcas e sua capacidade de expansão.
Casos concretos reforçam esse impacto. O Conselheiras, fundado por Sandra Comodaro, já conecta cerca de 2 mil mulheres C-levels e conselheiras em boards nacionais e internacionais, ampliando a voz feminina em espaços de decisão e fortalecendo a governança corporativa. Na WAP, Bruna Hadad liderou um processo de transformação premiado, em que inovação em processos e visão estratégica de gestão financeira resultaram em um crescimento expressivo, multiplicando por dez a receita da empresa.
Já na Netflix Brasil, Jéssica Sandin conduziu iniciativas de atração e desenvolvimento de talentos que incorporaram diversidade e inclusão à estratégia da marca que é uma das maiores do entretenimento global; experiência que hoje também compartilha em palestras voltadas a diferentes setores pelo Brasil. Esses exemplos mostram que diversidade e liderança feminina não são apenas teoria, mas estratégias com impacto organizacional e resultados mensuráveis.
O que está em jogo para a indústria moveleira
Para a indústria de móveis, marcada também por criatividade e design, além de exposta à pressão da concorrência internacional, a pauta é estratégica. Equipes diversas tendem a ampliar a leitura de tendências de consumo, enriquecem o processo criativo e resultam em produtos mais aderentes a diferentes perfis de clientes.
Além disso, grandes compradores internacionais e investidores estão cada vez mais atentos a critérios de ESG (ambiental, social e de governança). Empresas que apresentam indicadores claros de diversidade e inclusão tendem a ter maior acesso a mercados e melhores condições de negociação.
No médio e longo prazo, portanto, diversidade não é custo: é diferencial competitivo.
Um debate essencial no Congresso Moveleiro
Ao trazer o tema para o palco principal, o Congresso Moveleiro 2025 reforça que competitividade não se resume, portanto, apenas à tecnologia ou à eficiência produtiva. Envolve também a capacidade de construir ambientes de trabalho mais plurais, formar lideranças diversas e alinhar a indústria moveleira às transformações sociais que já moldam a economia global.
Mais do que um princípio ético, trata-se de uma estratégia de negócios com impacto direto no valor da marca, bem como na sua forma de pensar, se organizar, produzir e comunicar.
📌 O 12º Congresso Nacional Moveleiro ocorre nos dias 1º e 2 de outubro de 2025, em Curitiba (PR).
As inscrições são gratuitas e estão abertas: fiepr.org.br/congresso-moveleiro.
By ABIMÓVEL
Foto: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!