Empreendedorismo: como definir metas realizáveis para o curto prazo?

 

*Por Marcos Freitas, palestrante, escritor best-seller e fundador do Grupo Seja Alta Performance

 

 

Empreendedorismo: como definir metas realizáveis para o curto prazo?
Empreendedorismo: como definir metas realizáveis para o curto prazo?

 

O ponto-chave para impulsionar resultados expressivos no universo dos negócios reside em criar estratégias realistas e tangíveis. O desafio não está apenas na definição de objetivos ambiciosos, mas também na capacidade de elaborar um plano prático, que guie o passo a passo rumo a um futuro próximo, transformando aspirações em realidade. Para isso, é preciso pensar em curto prazo, atentando-se às bases que permeiam o processo.

 

 

A primeira se volta à reflexão: como e aonde quer chegar até determinado período? Ou seja, antes de tudo, tenha clareza sobre o destino e determine uma data-limite. Metas vagas são difíceis de mensurar e, portanto, de alcançar. Ao definir propósitos claros e mensuráveis, é possível estabelecer um ponto de referência sólido para o planejamento tomar forma em direção ao êxito.

 

 

Depois de estipular o ponto de chegada, deve-se movimentar à segunda base do processo, olhando para onde está hoje. Se o seu destino é alcançar R$ 1 milhão, por exemplo, mas o estado atual é um faturamento de R$ 500 mil, há um gap; isto é, uma diferença de nada mais nada menos que R$ 500 mil. Então, questione-se: onde preciso trabalhar agora, neste exato momento, para atingir o tão sonhado R$ 1 milhão?

 

 

Independentemente do objetivo, a resposta será a mesma: direcionar ações para o meio do percurso. Afinal, entre o hoje e o amanhã desejável, existe uma lacuna, um universo a ser desbravado esperando por foco, disciplina e persistência.

 

 

Nesse contexto, é importante também priorizar as tarefas. Nem todas as atividades são igualmente importantes ou urgentes. Ao identificar e mirar nas mais críticas, aumenta-se a eficiência e a probabilidade de alcançar o objetivo.

 

 

Assim, vamos à terceira base. É chegado o momento de listar o que está atrapalhando o caminho do ponto A ao ponto B. Entre todos os obstáculos, o que é preciso eliminar de uma vez por todas? Ter conversas difíceis, por exemplo, pode fazer parte desta etapa, seja com a equipe, o sócio, o banco, ou os fornecedores. Trata-se de mais um momento crucial, que aproxima o empreendedor da meta almejada em curto prazo.

 

 

Ainda no decorrer do percurso, vale trabalhar a flexibilidade e o aprendizado contínuo. Isso porque desafios inesperados e novas oportunidades podem se apresentar nesse meio tempo. Sendo assim, manter uma mentalidade flexível, adaptando-se às mudanças rapidamente, com o foco no destino, faz toda a diferença.

 

 

Sonhar grande é admirável, mas manter o senso de realismo ao estipular metas para não se desmotivar é fundamental. Quando estabelecemos objetivos que são desafiadores, mas alcançáveis, criamos um ambiente propício para o crescimento e o sucesso. Além disso, ao dividir o processo em etapas gerenciáveis, as condições ideais para alcançar e até mesmo superar o ideal em pauta se apresentam em realidades concretas.

 

 

Marcos Freitas

 

 

*Marcos Freitas é palestrante, escritor best-seller e fundador do Grupo Seja Alta Performance - marcosfreitas@nbpress.com.br

 

 

Sobre Marcos Freitas

 

 

Marcos Freitas é especialista em aceleração e crescimento de negócios, fundador do grupo Seja Alta Performance, palestrante em território nacional e internacional e autor de quatro livros, sendo dois best-sellers, intitulados Coragem para Crescer e Seja Imperfeito. Criador do método APN (Alta Performance nos Negócios), é mentor de mais de 15 mil empresários no Brasil, consagrando-se o maior potencializador de empresas no país. É ainda sócio da Finance, companhia focada em solução financeira para negócios de médio e pequeno porte, e da Selectus, empresa especializada em recrutamento de alta gestão. Para mais informações acesse: http://altaperformancenosnegocios.com.br ou @marcosfreitas.

 

 

By Maria Clara | NB Press

Imagem: Divulgação

Imagem Principal: Ilustrativa

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!