Em reunião online, Inmetro alinha o cadastro de produtos no sistema Orquestra com empresas e OCPs

No dia 20 de setembro, o Inmetro, a pedido da Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol), realizou uma reunião de alinhamento para esclarecer dificuldades operacionais enfrentadas por fabricantes de colchões e Organismos de Certificação de Produtos (OCPs) nos processos de registro de colchões.

Postado terça-feira 29/10/2024 por Redação

Categorias: Notícias Negócios

Em reunião online, Inmetro alinha o cadastro de produtos no sistema Orquestra com empresas e OCPs
Em reunião online, Inmetro alinha o cadastro de produtos no sistema Orquestra com empresas e OCPs

A iniciativa teve como principal objetivo otimizar os procedimentos e melhorar a eficiência das operações relacionadas ao registro de produtos.

 

Com grande adesão, mais de 80 representantes de empresas e OCPs participaram da reunião. A Abicol desempenhou um papel fundamental no processo, coletando previamente as principais dificuldades enfrentadas pelos usuários do sistema de registros e apresentando-as ao Inmetro, que utilizou essas informações para preparar o conteúdo da reunião.

 

Além dos usuários e membros da equipe do Inmetro, estavam presentes na reunião a diretora executiva da Abicol, Adriana Pierini, e Marcelo dos Santos Monteiro, assessor técnico da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro.

 

Durante o encontro, o Inmetro não apenas abordou as questões previamente identificadas, mas também abriu espaço para que os participantes esclarecessem dúvidas em tempo real, promovendo um diálogo produtivo para aprimorar o entendimento e a eficiência dos processos de registro de colchões.

 

Marcelo Monteiro afirmou que o Inmetro está a adaptar-se às características e aos componentes dos colchões, uma vez que os sistemas do Inmetro foram elaborados para produtos em geral e, muitas vezes, é necessário fazer ajustes à medida que as questões surgem.

 

Quanto à utilização dos sistemas ProdCert e Orquestra no processo de registro, Marcelo Monteiro esclareceu que a obrigatoriedade de inserção de dados no sistema ProdCert continuará em vigor, pois é o que determina o regulamento. O ProdCert é responsável por reunir certificados de produtos, serviços e processos que têm sua conformidade avaliada de acordo com os requisitos estabelecidos pelo Inmetro. Monteiro ressaltou que, no momento, não há previsão de alterações no regulamento que determina essa exigência.

 

No entanto, ele destacou a intenção de criar um maior vínculo entre o ProdCert e o Sistema Orquestra, que é a plataforma de gestão de processos utilizada pelo Inmetro para automatizar os seus serviços. Atualmente, os dois sistemas não possuem integração, o que pode tornar o processo de registro mais desafiador para os usuários. A proposta de interligação visa facilitar e agilizar o processo de registro de dados, oferecendo mais eficiência para os usuários do sistema.

 

Outro ponto abordado em relação ao ProdCert foi a limitação no número de caracteres aceitos pelo sistema, o que dificulta a descrição dos produtos e causa divergências de informações entre os sistemas, especialmente no caso de tecidos. A solução apresentada pelo Inmetro é que, para o processo de registro, serão consideradas apenas as informações contidas no certificado, permitindo que as empresas usem abreviações no ProdCert quando necessário, enquanto mantêm descrições mais detalhadas e completas no certificado e no sistema Orquestra. Vale reforçar que, apesar de a equipa do Inmetro não utilizar mais as informações inseridas no ProdCert para a análise do registro, a obrigatoriedade de inserção de dados nesse sistema permanece inalterada.

 

A anuência de licença de importação de colchões foi um dos temas tratados. Monteiro, explicou que os colchões importados precisam da licença anuída pelo Inmetro. O processo começa com o importador emitindo a licença no Siscomex e, em seguida, solicitando a anuência no Sistema Orquestra, anexando o documento emitido. Após análise técnica, o Inmetro concede a anuência, permitindo que o importador desembarace a carga. Monteiro destacou que, sem a licença anuída, a Receita Federal não autorizará a liberação da carga, ressaltando que esse processo entrará em operação em breve.

 

Ao final, muitos dos presentes expressaram sua satisfação com a reunião, reconhecendo que todos os assuntos previamente estabelecidos foram abordados. Eles concluíram que, com esse alinhamento, o processo de registro deve fluir de forma mais eficiente. Marcelo Monteiro encerrou a reunião disponibilizando os canais de atendimento e reafirmando o compromisso da equipe em ajudar todos que necessitem de suporte.

 

Sobre a ABICOL

A ABICOL é a primeira associação das indústrias de colchões instituída no país e se formou para agregar os fabricantes do setor em busca de fortalecer a relação com órgãos governamentais, estimular práticas sustentáveis e proporcionar oportunidades para o desenvolvimento do setor.

 

Com sede em São Paulo, a entidade que é a mais representativa do setor no Brasil, foi fundada em 2011. Atualmente, a entidade reúne em seu quadro associativo as empresas que juntas são responsáveis por cerca de 70% da produção nacional de colchões. Além de fornecedores da cadeia colchoeira.

 

A ABICOL teve Félix Raposo como seu fundador e primeiro presidente, liderando a entidade por 2 anos. Ele foi sucedido por Luís Fernando Ferraz nos anos de 2014 a 2016. Alexandre Prates Pereira assumiu a presidência de 2017 a 2019, seguido por Rogério Soares Coelho de 2020 a 2022. No final de 2022, Rodrigo Miguel de Melo assumiu a presidência, sendo sucedido pelo atual presidente, Luciano Raduan Dias, empossado em 16/07/2024 e cujo mandato vai até 2026.

 

Serviço:
Site: www.abicol.org
Instagram: @abicoloficial
Facebook: @abicoloficial
YouTube: Abicol_

 

By ABICOL

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!