Elaine Zanon e Claudia Machado da Arquitetare apresentam o Refúgio DECA na CASACOR PR 2024

 

Relaxamento, tranquilidade, imersão e experiências sonoras e visuais se somam no projeto para que o visitante se reconecte a si mesmo e a nada além do momento presente

 

 

Elaine Zanon e Claudia Machado da Arquitetare apresentam o Refúgio DECA na CASACOR PR 2024
Elaine Zanon e Claudia Machado da Arquitetare apresentam o Refúgio DECA na CASACOR PR 2024

 

O escritório de arquitetura curitibano Arquitetare, de propriedade da arquiteta Elaine Zanon e da designer de interiores Claudia Machado, com uma trajetória de mais de 37 anos, vai participar da 30ª edição Paraná da CASACOR, o maior evento de arquitetura e decoração da América Latina, com o projeto Refúgio Deca | Sua pausa para reconexão – o destaque do evento. Esta será a nona vez que a Arquitetare marca presença na CASACOR, consolidando seu compromisso contínuo com a inovação e excelência no design arquitetônico. “Recebemos um convite super especial da CASACOR e da Deca, a empresa líder no mercado brasileiro de louças e metais para a casa, o que não poderia ter nos deixado mais felizes”, diz Elaine Zanon. Essa é a segunda vez que o escritório assina um Espaço DECA na CASACOR PR.

 

 

Neste ano, a mostra volta a acontecer em uma residência familiar, datada dos anos 1980. “De volta a uma casa, no coração do Batel” é o mote que norteia os preparativos e celebra o sucesso de três décadas da mostra, que estará aberta ao público entre os dias 04 de junho e 28 de julho de 2024. A avant première do evento está marcada para o dia 02 de junho.

 

 

Créditos Eduardo Macarios

 

 

Acolhimento de si mesmo

 

 

Com uma área de aproximadamente 100m², o maior desafio do projeto foi criar um espaço que encoraje os visitantes a buscar o autoconhecimento e a conexão com sua própria essência. “O Refúgio Deca é um refúgio da rotina frenética do cotidiano, um local para se desconectar do mundo exterior e olhar para dentro de si mesmo”, analisa Claudia Machado.

 

 

O Refúgio Deca se destaca como um espaço urbano todo de vidro, que integra harmoniosamente a natureza existente com a água, proporcionando uma fonte de bem-estar e serenidade. Inspirado por elementos de culturas milenares, o ambiente foi concebido para convidar à pausa e à presença, promovendo conexões reais, tanto pessoais quanto com o meio ambiente. Ao explorar o entorno, o projeto promove uma reconexão com a ancestralidade e uma imersão profunda na experiência.

 

 

Créditos Eduardo Macarios

 

 

O ambiente foi meticulosamente projetado para transcender os limites físicos, instigando uma sensação de mistério e convidando os visitantes a contemplarem o ambiente circundante. A arquitetura explora os sentidos sonoros e visuais, criando uma experiência sensorial completa que envolve os visitantes em tranquilidade e relaxamento.

 

 

“Para trazer o tema ‘De presente, o agora’ para o ambiente, procuramos criar espaços nos quais cada detalhe é pensado para encorajar a consciência do momento presente. Das áreas de descanso serenas aos espaços ao ar livre, procuramos oferecer oportunidades para que as pessoas possam se colocar em primeiro lugar, desconectar-se das preocupações do passado e do futuro e, simplesmente, estar presentes no agora”, continua a designer.

 

 

Créditos Eduardo Macarios

 

 

Detalhes que se somam

 

 

Materiais como mármore travertino extra, estrutura metálica preta e vidro extra clear, além dos produtos da Deca em exposição, se destacam no projeto. “Com sua beleza atemporal, o Mármore Travertino utilizado no espaço, por exemplo, traduz a narrativa de uma antiguidade reinterpretada em um contexto contemporâneo. Escolher materiais que transcendem o tempo não é apenas um investimento em durabilidade, mas um passo consciente em direção à sustentabilidade.”, explicou a arquiteta. “Este é um eco silencioso dos milênios, uma ponte entre as eras, uma delicada conversa com o tempo. Em cada corte, repousa um legado de culturas, arquitetos e artesãos que viram no Travertino um símbolo de eternidade e de permanência para as gerações futuras.”, finaliza.

 

 

O projeto luminotécnico, pensado para transmitir relaxamento e acolhimento, utiliza luz quente de 2700K no interior e um tom mais claro no jardim exterior, para valorizar a natureza circundante. A água e as peças Deca também ganharam iluminação especial. Além da luz suave, aromaterapia e sons que inspiram tranquilidade também fazem parte da composição.

 

 

Créditos Eduardo Macarios

 

 

Predominam tons neutros, com uma estrutura metálica preta e transparência do vidro, destacando a natureza. “O ambiente é uma expressão de calmaria e serenidade, harmonizando louças e metais da Deca com pedras naturais, criando uma atmosfera serena e acolhedora integrada com a vista natural”, detalha Elaine.

 

 

No mobiliário, entre os destaques está a Poltrona Fita de Guilherme Wentz, sinônimo de conforto e design, e a Poltrona Pedra, que além de estar relacionada ao conceito das pedras do espaço, proporciona uma proposta mais fluida, remetendo a estética de seixos mais despojados.

 

 

Para além da estética, o projeto incorpora um forte compromisso com a sustentabilidade, refletido em soluções integradas ao design, como construção modular reaproveitável, materiais de alto desempenho térmico e um sistema de reaproveitamento de água.

 

 

Créditos Eduardo Macarios

 

 

O Refúgio Deca conta com a colaboração de parceiros renomados, incluindo Montrelux, Engevita, NPK Mármores, Lupion Paisagismo, G.Baraldi, GranParaná Mármores e Granitos, Maestrelli Mobili, Spot Lighting, Euro Audio, Momenttum, M.Decor, Tempo de Viver, Ôda Design, Trussardi, Central das Lareiras/Artfire, Mara Piscinas, Botteh Tapetes, Impermix, Organne Vasos Decor, Deca/Dexco e AR Almeida Soluções.

 

 

Sobre Elaine Zanon e Claudia Machado | Arquitetare

 

 

A arquiteta e urbanista, Elaine Zanon, em seus mais de 37 anos de experiência, traduz para cada projeto o conceito de “arquitetura é cultura”. Dentro do seu processo criativo, ela transcende a criatividade para chegar a resultados surpreendentes para seus clientes. Seus projetos têm DNA próprio, formado pela sua visão profunda e detalhada da arquitetura, do ser humano e da vida em geral.

 

 

Claudia Machado é designer de interiores e tornou-se referência ao longo de sua carreira de mais de 28 anos, como uma profissional à frente do seu tempo. Com projetos plenos, assertivos e encantadores, Claudia transfere as expectativas de seus clientes para cada espaço de maneira única e personalizada. Também dirige administrativamente a empresa, com estratégia e foco gerenciais, necessários para que o escritório cresça planejado e estruturado.

 

 

A Arquitetare é formada pelas sócias Marcia Fujimoto, Vivian Hansen, Juliana Desessards, Andreia Gonzaga e Camila Picoli, agregando ainda mais qualidade, dedicação e excelência aos projetos e clientes.

 

 

SERVIÇO:

 

 

Arquitetare na CASACOR Paraná 2024 | Ambiente Refúgio Deca

Data de visitação: de 04 de junho a 28 de julho de 2024

Endereço: Rua Bispo Dom José, 2222 – Batel, Curitiba (PR)

Outras informações: casacor.abril.com.br/mostras/parana

Ingressos: appcasacor.com.br/events/parana-2024

 


Arquitetare

 

 

Endereço: Rua Rockfeller, 736 - Rebouças

Contato: arquitetare@arquitetare.com.br

Telefone: (41) 99932-9857 | (41) 3013-5521

Site: www.arquitetare.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/arquitetareoficial/?hl=pt

 

 

By Marcela Andressa | Mcommdigital

Imagens: Créditos Eduardo Macarios

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor: