Dia do Empreendedor: 4 dicas de especialistas para ganhar dinheiro com seu negócio

 

Empreendedores relatam que mais de 50% de suas receitas são provenientes do comércio online

 

Dia do Empreendedor: 4 dicas de especialistas para ganhar dinheiro com seu negócio
Dia do Empreendedor: 4 dicas de especialistas para ganhar dinheiro com seu negócio

 

No dia 5 de outubro, esta quinta-feira, é comemorado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE), também conhecido como Dia do Empreendedor. A data é uma homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei nº 9.841/1999.

 

 

Segundo a Pesquisa Global de Empreendedorismo 2023, da GoDaddy, quase metade (48%) dos empreendedores entrevistados relatou que mais de 50% de suas receitas são provenientes do comércio online, enquanto outros 26% afirmaram que dependem de mais de 75% de suas receitas geradas em vendas pela Internet.

 

 

O e-commerce atingirá R$ 185 bilhões de faturamento em 2023, com crescimento de 9,5% em relação ao ano anterior: é o que mostra análise feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), exibindo quão promissor o comércio eletrônico continua sendo no Brasil e no mundo.

 

 

Só em janeiro de 2023, o e-commerce brasileiro faturou R$ 237,5 milhões, um crescimento de 33% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Nuvemshop. Portanto, não faltam possibilidades e espaços para quem deseja empreender ou já empreende no mundo virtual oferecendo seus serviços ou produtos.

 

 

Mas como tornar um negócio virtual lucrativo e ganhar dinheiro com e-commerce? Reunimos 4 especialistas em comércio eletrônico para trazerem algumas dicas de ouro para você que quer começar uma loja virtual ou ganhar mais dinheiro com o seu negócio já existente. Confira!

 

 

1) Não foque apenas nas datas sazonais

 

 

“A única regra que um empreendedor precisa seguir é: venda todo dia! Aproveite as datas comemorativas para vender ainda mais, mas não dependa delas. Crie suas datas, posicione sua empresa quando não estiver em Natal, Black Friday ou qualquer outra data. Você precisa fortalecer seu vínculo com a audiência e criar neles o desejo de compra, independente da data. Para isso, posicionamento e branding são excelentes estratégias para alcançar esse objetivo. Lembrando que não se trata somente de uma simples ação nas redes sociais, mas sim uma estratégia bem planejada e que exigirá tempo e dedicação das empresas e profissionais que desejam ter sucesso”, explica o CEO da commtech IDK, Eduardo Augusto.

 

 

2) Entenda o comportamento do seu consumidor

 

 

“É possível apurar e compilar informações de forma mais geral sobre seu público através de ferramentas como o Think With Google, o Google Analytics e o Facebook Audience Insights. No entanto, quanto mais especializada for a plataforma de análise, maiores as chances da empresa contar com dados confiáveis e acionáveis, uma vez que eles serão capazes de traduzir as necessidades e desejos mais específicos de seus consumidores e, assim, responderem dúvidas sobre o futuro do negócio”, explica Danielle Almeida, CMO da MindMiners, referência em Consumer Insights, que também engloba o MeSeems, painel de respondentes exclusivo da empresa.

 

 

3) Foque na (boa) experiência do cliente

 

 

“A forma de vender por e-commerce está em constante mudança, por isso, é importante que as empresas foquem além do monitoramento do que os usuários fazem para também observar o que eles pensam e como se sentem. Uso de aplicativo de mensagens, combinação do melhor das lojas digitais e físicas, personalização e customização, são algumas tendências para ficar atento”, destaca a Digital Sales Director da Keyrus, Carol Junqueira.

 

 

4) Fique de olho nas tendências tecnológicas

 

 

“Com os consumidores cada vez mais digitalizados, fazendo uso de novos dispositivos e passando cada vez mais tempo em realidades alternativas e imersivas como games, metaverso e redes sociais, por exemplo, é importante que o varejo também esteja presente nestes espaços, caso contrário perderá clientes”, finaliza o especialista em negócios digitais no Metaverso, Kenneth Corrêa.

 

 

IDK

 


IDK, primeira commtech do Brasil, une tecnologia, design e comunicação, resultando em experiência e alta performance. Com o objetivo de ajudar o cliente a transformar suas aspirações em realidade, construir conexões reais e aprender com os resultados, a commtech auxilia grandes empresas nas frentes de dados, gaming content, produção de vídeo, digital development, service release, experiência do cliente, UI, UX/CX research e CRM, branding e mídia. A tecnologia não é o fim, é apenas o meio, essa é a IDK, seja muito bem-vindo! Saiba mais: https://idkmedia.co/

 

 

MindMiners

 


A MindMiners é uma empresa de tecnologia que atua desde 2013 comprometida com a inovação para trazer soluções disruptivas para o mercado de consumer insights. Ao combinar pesquisa, tecnologia e inteligência de dados, sua plataforma auxilia marcas dos mais diversos portes e segmentos a tomar decisões de negócio de forma eficiente a partir de dados confiáveis que traduzem o comportamento do consumidor. A companhia conta com um painel de respondentes proprietário e exclusivo, o MeSeems, que reúne mais de 5 milhões de pessoas de todo o país. Ali elas compartilham ideias, preferências e rotinas, gerando um valioso banco de informações. Dentre os clientes que hoje integram a carteira da MindMiners estão Riachuelo, Vivo, BTG Pactual, Nestlé, Diageo e TikTok. Atualmente, conta com mais de 100 funcionários e almeja conquistar R$ 100 milhões em contratos até 2025. Saiba mais: https://mindminers.com/

 

 

Keyrus

 


A Keyrus é uma consultoria internacional especialista em Inteligência de Dados e Transformação Digital, dedicada a ajudar as empresas a melhorar seu desempenho, facilitar e acelerar sua transformação e gerar novos direcionadores de crescimento e competitividade. Colocamos a inovação no centro de nossas estratégias, apresentando propostas de valor baseadas numa combinação de cinco áreas principais e convergentes de especialização: Automação e inteligência artificial, Experiência digital centrada no ser humano, Capacitação de dados e análise, Cloud e segurança, Transformação empresarial e inovação. Presente em mais de 22 países em quatro continentes, o Grupo Keyrus conta com 3.000 colaboradores. Para saber mais, acesse keyrus.com/latam/pt ou LinkedIn https://www.linkedin.com/company/keyrus

 

 

Kenneth Corrêa

 


Especialista em negócios digitais, inteligência artificial e Metaverso. Professor de MBA da FGV, professor da Digital House e palestrante TEDx, Diretor de Estratégia da 80 20 Marketing. Há 15 anos desenvolve e monitora projetos de marketing e tecnologia, atendendo empresas como Suzano, Leica Microsystems e Mosaic Fertilizantes. Saiba mais: https://www.kennethcorrea.com.br/

 

 

By Dani Pimenta | Agência Temma

Imagem Principal: Ilustrativa

 

 

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