Dexco adota a gamificação para educar consumidores sobre a combinação e harmonização de produtos em ambientes

 

Empresa criou o jogo DEXmood, que facilita projetos de construção e reforma

 

Dexco adota a gamificação para educar consumidores sobre a combinação e harmonização de produtos em ambientes
Dexco adota a gamificação para educar consumidores sobre a combinação e harmonização de produtos em ambientes

 

A Dexco, maior casa de marcas do Brasil para materiais de construção, reforma e decoração, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, acaba de lançar um jogo, em cartas físicas e aplicativo, para apoiar consumidores e arquitetos a entender quais são os elementos que compõem os espaços de interiores e a harmonizar as soluções oferecidas pelas marcas da empresa da melhor forma possível na hora de reformar ambientes.

 

 

Desenvolvido em parceria com a consultoria CoolHow assessoria de construção de conteúdos e inteligência de negócio para geração de aprendizagem, o jogo, chamado DEXmood, é fundamentado em conceitos como a psicologia das cores, neurociência, e a teoria de Gestalt no design gráfico. Foram criadas duas jogabilidades: a Easy e a Pro (profissional), e as descobertas vão depender do modo de jogar e fazer as escolhas.

 

 

A empresa deseja com isso simplificar as reformas e facilitar a combinação de produtos por meio da inteligência consolidada com suas marcas, em diferentes categorias, com amplos portfólios. O lançamento faz parte da estratégia da companhia de se aproximar dos consumidores e profissionais, movimento que tem se intensificado nos últimos anos, e de deixar mais claro para as pessoas a força do conjunto de suas marcas.

 

 

“Estamos lançando um guia de harmonizações, que virou um game, mas na verdade ele é uma valiosa ferramenta de dados, um sistema que une todas as coleções das marcas da companhia e que mostra uma boa parte da inteligência da empresa de uma forma unificada, sinérgica e integrada para arquitetos e consumidores”, conta Marina Crocomo, diretora de Marketing e Design da Dexco, reforçando a capacidade única da empresa, devido ao amplo portifólio, de resolver todas as dores da jornada de construção e reforma.

 

 

As quatro personas da reforma

 

 

Segundo Marcele Brunel, head do Design Office da Dexco, responsável pela execução do projeto, não foi à toa que foram desenvolvidos dois caminhos de jogabilidade. Na jogabilidade 1, modo Easy, o intuito foi atender diferentes estilos de personas da reforma e do processo de influência. De acordo com uma pesquisa realizada pela Dexco, foram identificadas 4 personas na jornada da reforma e, para atender três delas, a empresa criou a jogabilidade 1: o inexperiente – que está em um caminho inicial e não entende muita coisa de reforma, o ponderado – busca o equilíbrio, mas ainda está em uma linha de escolha segura e o pragmático – perfil totalmente prático, quer algo que vai dar certo e busca não se estressar.

 

 

Para o consumidor, a dinâmica é direcionada. Ele terá cartas de mood, cartas de emoção, cor, textura, forma, depois chegará nas cartas de produtos e, por fim, conhecerá o ambiente ideal para ele. Se algumas escolhas durante o percurso não derem match no final, ele volta ao passo anterior, para poder fazer as junções necessárias e criar o seu ambiente.

 

 

Cartas de emoções: fundamentais para impulsionar o projeto e orientar a escolha de cores e materiais

 

 

Já para atender a quarta persona identificada como “rato de reforma” – aquele perfil de consumidor que não é especialista, mas é uma pessoa antenada, que quer experimentar, criar, desenvolver novas opções de ambientes – junto com os arquitetos e os designers, criou a jogabilidade 2, modo Pro.

 

 

A diferença entre as duas modalidades é que a destinada para especificadores – arquitetos e profissionais experientes que buscam uma abordagem prática para a concepção e condução de projetos de arquitetura – tem um raciocínio mais livre no processo de composição de ambientes, com orientações e dicas de harmonização, pelas quais eles conhecerão o racional que a Dexco usa internamente. E aquela voltada para o público em geral, tem um raciocínio mais literal e simplificado para ajudar as pessoas a encontrarem a melhor solução para suas casas e ambientes, sem erro.

 

 

“A primeira coisa que o usuário vai definir dentro do aplicativo é qual a emoção que ele deseja traduzir em seu ambiente de reforma. Se ele quer um ambiente que transmita calma, ou que transmita alegria, entre outras. A partir daí, ele vai ter as cartas de estilos que transmitem aquela emoção. E depois, vinculados a esses elementos, os produtos que os representam. Tudo vai sendo conectado”, explica Marcele Brunel.

 

 

O box com as cartas físicas e o aplicativo foram lançados na Expo Revestir, em São Paulo, maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina. A primeira versão da ferramenta já terá os lançamentos de 2024 e também os que estão linkados dentro do portfólio Dexco com a cor do ano da Pantone - Peach Fuzz - um tom de pêssego aveludado. “Na nossa marca Durafloor por exemplo, teremos padrões em cores que se assemelham à essa tonalidade do ano de 2024, como o Carvalho Belize, da linha Studio. Então, é uma ferramenta baseada em tendências de mercado extremamente atuais”, ressalta Marina Crocomo.

 

 

Depois o guia deve ir para a plataforma de relacionamento com especificadores – DEXperience -, para ser uma ferramenta para os arquitetos parceiros acessarem. E, para os consumidores usarem, a empresa quer levar a ferramenta para os pontos de venda. A versão box estará ainda disponível à venda na loja online da Duratex. E, no futuro, a ferramenta será levada a estudantes, promovendo assim desenvolvimento do conhecimento nos futuros profissionais.

 

 

O desafio do cross entre marcas

 

 

Nos últimos anos, a empresa vem buscando trazer o valor e a força da união das marcas para o mercado. Segundo Marina Crocomo, também existe uma expectativa grande por parte do próprio cliente arquiteto para entender melhor como trabalhá-las juntas. E a empresa vai investir, cada vez mais, em ações que mostrem esse valor para o mercado.

 


Neste ano, a aposta será em orientar como fazer harmonizações de ambientes. O objetivo é que o público possa fazer combinações de produtos a partir daquilo que a empresa conhece, acredita e do que as marcas, juntas, pensam e criam. “Sabemos que ainda é um grande desafio para os consumidores olharem para todos os nossos produtos separadamente e entenderem como é possível combiná-los e associá-los de uma forma única. É isso que estamos buscando incentivar”, conclui Marina.

 


Sobre a Dexco

 

 

Maior casa de marcas do Brasil para materiais de construção, reforma e decoração, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, a Dexco é a maior empresa produtora de painéis de madeira industrializada do Brasil, referência na produção de louças e metais sanitários no hemisfério Sul e uma das maiores fabricantes de revestimentos do país. Detém 49% de participação na LD Celulose, joint venture com a austríaca Lenzing, de fabricação de celulose solúvel. Com 73 anos de história, e 10 mil colaboradores, a empresa tem sede em São Paulo e conta com 22 unidades industriais e florestais no Brasil e na Colômbia. Sob o propósito de oferecer Soluções para Melhor Viver, a Dexco é hoje a empresa com o maior portfólio de soluções do setor, priorizando os desejos do consumidor, entregando design, qualidade, funcionalidade e versatilidade em seus produtos, sempre alinhada aos compromissos ESG da sua Estratégia de Sustentabilidade, que endereçam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Para direcionar sua estratégia de Inovação, em 2021 criou o DX Ventures, fundo de Corporate Venture Capital, que investe em startups e scale-ups que buscam transformar os paradigmas da construção civil e reformas. Com uma atuação consonante com o desenvolvimento sustentável e seus mais de 140 mil hectares de florestas plantadas e áreas de conservação, a Dexco é detentora de importantes conquistas, entre elas, o reconhecimento como liderança em sustentabilidade corporativa pelo CDP – organização que é referência ambiental global, por seu papel no combate às mudanças climáticas – e conta com a certificação de manejo florestal responsável pela FSC® (Forest Stewardship Council®). Com capital aberto desde 1951, a Dexco tem suas ações listadas no Novo Mercado, segmento destinado à negociação de ações de empresas que adotam práticas de governança corporativa que vão além das exigidas por lei. A empresa é integrante do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente da B3.

 

 

By Cynthia Trevisani | FSB

Imagens: Divulgação

 

 

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