DESIGN: HUMANISMO E TECNOLOGIA

 

Por João Nehring

 

DESIGN: HUMANISMO E TECNOLOGIA
DESIGN: HUMANISMO E TECNOLOGIA

 

Em sua evolução histórica, o design sempre manteve uma estreita ligação com a produção e a indústria. A palavra "designare", derivada do latim, reforça a ideia de marcar, traçar e destacar a criação e suas formas. O designer, como profissional, atua como um agente modificador, colaborando com diversos envolvidos para criar o melhor modelo possível. Ele não trabalha isoladamente, mas sim como um catalisador de informações, centralizando dados para iniciar a criação, que se estende por toda a produção, aprimorando e entregando produtos impactantes.

 


Nos últimos anos, observou-se uma evolução significativa no design, especialmente em produções seriadas. O design, de fato, passou a desempenhar um papel crucial, não apenas para aumentar o valor médio dos produtos, mas também para agregar valor repetidamente.

 


O design assinado, especialmente, destaca a questão da exclusividade e da produção em menor escala, onde o design dos mais variados objetos exige detalhes desde sua criação, buscando harmonia entre elementos. A experiência do designer desempenha um papel crucial na criação, onde o profissional muitas vezes atua como mediador de conflitos, gerenciando condições para concretizar ideias. Inclusive, o design faz a diferença nos desejos de consumo das pessoas, especialmente na construção de memórias que são formadas por momentos significativos como a sensação de amor, segurança, alegrias, independentemente da classe social. Ele introduz variáveis essenciais para a renovação também da indústria moveleira, como pesquisa de matérias-primas alternativas, novos processos de fabricação, melhoria de recursos humanos, aquisição de novas tecnologias e a percepção de valor pelos consumidores.

 


No cenário internacional do design de móveis, figuras como Patrícia Urquiola, conhecida por desafiar o trivial, e Percival Laffer, que por sua vez, valoriza a elegância na simplicidade, contribuem para um panorama diversificado. Marcel Wanders, é um exemplo de mestre em criar experiências quase que teatrais, e Philippe Starck, que se destaca por suas abordagens que rompem paradigmas, reforçam a ideia de que manter a humanidade como centro das criações não apenas inspira a inovação, mas também assegura que cada peça de mobiliário seja uma extensão autêntica da vida das pessoas, promovendo um ambiente que reflete o estilo, e também celebra a essência humana.

 


Costumo dizer que de modo geral, tenho grande admiração pelo processo europeu, onde a criação de um novo modelo de cadeira, mesa ou poltrona, por exemplo, é uma jornada de vários estudos, prototipagem e refinamentos graduais. Este método, realizado com calma e atenção aos detalhes, destaca a necessidade de o design amadurecer ao longo do tempo. É crucial ressaltar que um design inadequado tem o potencial de prejudicar seriamente uma empresa. Todos os que participam do processo, incluindo diretores, profissionais de marketing, representantes e fornecedores em geral, desempenham papéis cruciais. Um produto mal planejado e lançado de forma inadequada pode resultar em uma série de problemas, enfatizando a importância de uma abordagem cuidadosa e estratégica em todo o processo de desenvolvimento e lançamento .

 


O design de móveis no Brasil, destaca a presença forte da madeira e seus derivados, e o papel fundamental da tecnologia. A tecnologia revoluciona a indústria moveleira, permitindo peças mais bonitas a preços acessíveis. De modo geral, é uma fórmula que vem dando certo; inclusive a tecnologia tem sido um fomento para a indústria, permitindo a criação de móveis mais bonitos com custos produtivos mais acessíveis. A fluidez nas peças, sem encaixes visíveis, tem aparecido de forma mais frequente, proporcionando um design mais elegante.

 


Quanto à questão da inteligência artificial e o mundo do design, nota-se que hoje, a IA é uma ferramenta que em várias situações influencia os processos de criação da nossa indústria, porém ainda é vista como uma ferramenta auxiliar, e de forma alguma age em substituição dos “criadores de produtos”. A inteligência artificial é considerada uma ferramenta de economia de tempo, mas não se espera que substitua a criação feita por humanos, de forma imediata. A manualidade e o artesanal ainda são considerados diferenciais em alguns cases.

 


Como previsão para os próximos períodos, espera-se ver mais móveis com superfícies organizadas e fluidas na categoria de linha média-alta e alta nos próximos períodos. O design brasileiro deve permanecer sintonizado com conceitos globais para criar produtos modernos e descobrir novas possibilidades. No entanto, para que esse movimento cultural e industrial brasileiro continue crescendo, é necessário questionar: é possível inovar sempre, incorporando características únicas do nosso país, e valorizando ainda mais o ser humano?

 


Sendo assim, em síntese, a interseção entre humanismo e tecnologia na fabricação de móveis desenha um cenário onde a inovação se torna a ponte entre a tradição e o futuro. O design, como expressão máxima dessa fusão, não apenas atende às necessidades práticas, mas transcende para o reino da arte funcional. Ao reconhecer a importância do design como agente de transformação e expressão cultural, abrimos as portas para um diálogo contínuo entre a riqueza da experiência humana e as possibilidades ilimitadas da tecnologia. Nesse contexto, a busca incessante por soluções estéticas e funcionais, aliada à valorização do artesanal e à incorporação responsável da inteligência artificial, define não apenas o futuro da indústria moveleira, mas também a evolução constante do design de móveis como uma forma de arte que não apenas enfeita nossos espaços, mas enriquece nossas vidas diárias com narrativas visuais inovadoras e experiências que ultrapassam as fronteiras do convencional. O design de móveis, assim, permanece como uma manifestação tangível da harmonia entre a maestria humana e o potencial transformador da tecnologia.

 

 

JOÃO NEHRING

 


Hoje, à frente da Amat Design, João Nehring divide seu tempo na criação de novos produtos e na gestão do escritório de design, localizado em Londrina, liderando uma equipe multidisciplinar que une diferentes soluções do design para atender as indústrias mundo afora. Suas expertises e palestras envolvem temas atuais e importantes como o “Endomarketing para indústria de móveis”; “Tendências para o mercado mobiliário”, e “Mobiliário Infantil, uma oportunidade em um mercado emergente”.

 

 

AMAT DESIGN

 


Um escritório paranaense com 20 anos de experiências acumuladas de seu fundador, especializado no desenvolvimento de projetos de móveis, mas que também desenvolve soluções de embalagens para alimentos, produtos de higiene e limpeza, carenagens de equipamentos entre outros, com equipe multidisciplinar, apaixonada pela inovação e storytelling, onde o maior compromisso é desenvolver o design plural, democrático, funcional, sustentável e ergonômico, que se adapta às diferentes realidades da sociedade. A Amat Design desenvolve produtos em polos moveleiros importantes como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Ceará e conta também com clientes ativos no exterior.

 

 

Para mais informações, acesse: www.amatdesign.com.br

Instagram (https://www.instagram.com/amat__design/)

 

 

By Bloom Assessoria

Imagem: Divulgação Amat

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor: