Da feirinha do Largo da Ordem para o Brasil inteiro: o empreendedorismo feminino que ultrapassou os limites de Curitiba
Essa é a história da empreendedora Gisele Carrão, que comemora os 23 anos do seu primeiro enxoval
Postado sexta-feira 18/11/2022 por Redação
Categorias: Empresas Empreendedorismo Indústria Economia Design de Interiores Móveis
No próximo sábado, dia 19 de novembro é comemorado o dia mundial do empreendedorismo feminino, que tem como objetivo incentivar e valorizar o trabalho das mulheres que são protagonistas do cenário empresarial e donas de seus próprios negócios.
De acordo com o Sebrae, o Brasil conta com mais de 9 milhões de empresárias e o Paraná possui mais de 549 mil empreendedoras.
Mulheres que, assim como Gisele, lideram equipes e inspiram gerações.
Gisele Carrão iniciou sua trajetória na feirinha do Largo da Ordem, vendia bonequinhos e abajures decorados. Em 1999, com a gestação da primeira filha, passou a produzir enxovais de bebê e assim, sem saber, deu um enorme passo em direção ao sucesso.
As encomendas começaram a aparecer, o exclusivo chamava a atenção dos clientes e pelos sete anos seguintes a artesã de bonecos se transformou em uma especialista em enxovais de bebê. “O meu trabalho era super exclusivo, eu mesma produzia os enxovais. Meus clientes gostavam da exclusividade, gostavam da personalização”. Explica Gisele.
Em 2007 a barraquinha do Largo da Ordem já não era mais suficiente e a necessidade de um ponto comercial apareceu. O desafio de Gisele havia aumentado, seus produtos agora tinham um espaço exclusivo e uma marca própria: Sonhos de Ninar.
Não demorou muito para a demanda aumentar, os clientes já não buscavam apenas o enxoval, era necessário vender móveis e todos os artigos que um bebê precisa. E mais uma vez a Sonhos de Ninar evoluiu: nova loja, novos produtos, novos parceiros e uma fábrica.
A produção aumentou, ao invés de 4 kits por semana, a Sonhos de Ninar passou a entregar mais de 30. Mas a essência, aquela artesanal da feirinha, continuou a mesma.
Quando o primeiro enxoval foi montado, Gisele não imaginava que se tornaria referência e teria clientes em todas as partes do país. Mas essa é a realidade dos dias de hoje.
Todos os anos a loja promove a “Mostra Sonhos de Ninar” e em parceria com as maiores marcas do ramo, dita tendências de decoração que são seguidas no Brasil inteiro. Os ambientes pensados para embelezar as vitrines das lojas viram catálogos das grandes marcas moveleiras e inspirações seguidas dentro e fora do país.
A próxima edição da mostra acontece em janeiro e marca a volta dos eventos presenciais, que foram pausados por conta da pandemia da COVID-19.
Hoje a marca é referência em Curitiba e no Brasil. São duas lojas, uma fábrica que produz todos os itens do enxoval, artigos de decoração e parte da marcenaria. Mais de 30 funcionários e 23 anos de sucesso.
A família, que iniciou toda a produção, segue unida trabalhando na administração. Giovana, a primogênita, dona do primeiro enxoval produzido por Gisele, é responsável pelo marketing e ajuda os pais a manter a tradição da marca.
De acordo com Gisele, o segredo está na dedicação. Mesmo com uma equipe grande, a empresária faz questão de buscar tendências, novidades e se for preciso assume as máquinas de costura. “Se houver dedicação e entrega, qualquer sonho é possível”. Completa Gisele.
O dia mundial do empreendedorismo feminino é celebrado em 144 países e faz parte de uma parceria entre a Semana Global do Empreendedorismo e a Fundação das Nações Unidas.
Imagem: divulgação
By Sonhos de Ninar
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