CRM: como criar uma cultura de proximidade com o cliente

* Por Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores

Postado quarta-feira 23/11/2022 por Redação

CRM: como criar uma cultura de proximidade com o cliente
CRM: como criar uma cultura de proximidade com o cliente

Não é novidade que o relacionamento com o cliente é a base para o crescimento de qualquer negócio. Em uma sociedade cada vez mais digitalizada, o cross entre variados canais de atendimento é cada dia mais essencial. Com a evolução dessas estratégias, o volume de comunicação aumenta e o gerenciamento dos relacionamentos e das interações se tornam mais críticos. É aqui que o sistema de controle entra em ação e o Customer Relationship Management (CRM) se transforma em uma ferramenta muito eficaz que permite avaliar o negócio do ponto de vista do cliente.

 

Quando absorvido por uma empresa, o CRM tem como objetivo construir relacionamentos duradouros entre a organização, os prospects e clientes, permitindo ainda o monitoramento de  registros e históricos e garantindo mais assertividade com a equipe.

 

A premissa principal é melhorar os relacionamentos comerciais e a lucratividade, ajudar a empresa a permanecer conectada com os clientes e a agilizar seus processos. O sistema também favorece o atendimento das necessidades do consumidor, permitindo que as empresas obtenham mais informações sobre o comportamento e modifiquem suas operações.

 

Depois de implementar o software de CRM, a companhia será capaz de reconhecer o valor de cada cliente e consequentemente mais vendas acontecerão. Essa automação reflete diretamente na satisfação do consumidor, que-terá uma jornada de compra mais eficiente, aumentando as chances de fidelização. O sistema CRM fornece dados coletados de forma assertiva sobre os consumidores, com menos oportunidades de erros.

 

Ajudar nas dúvidas, atender ao telefone rapidamente, saber o que o cliente deseja antes de falar, compartilhar experiências e dominar sobre determinados assuntos são fatores importantes para a construção de um bom relacionamento com o público-alvo.

 

Com gerenciamento de processos mais eficiente e dados confiáveis, o trabalho também se torna mais simplificado e a equipe mais fluída. Vendas, serviços, suporte, marketing e até mesmo desenvolvimento de produtos trabalham de forma mais alinhada e próxima.

 

Se deseja garantir que sua equipe de vendas esteja operando estritamente de acordo com seu processo, por exemplo, a plataforma garante a transparência. O vendedor pode dizer que concluiu todas as etapas, mas terá uma maneira de garantir que isso realmente aconteça. Além do mais, os sistemas facilitam o compartilhamento de informações entre os funcionários da empresa – tudo feito de maneira mais segura e flexível, com acesso remoto e em tempo real.

 

A implementação de um sistema de CRM vale o tempo e o esforço necessários para começar. Em uma era permeada pela informação, é preciso que os empreendedores tenham uma cultura CRM. Não se trata apenas de contratar a ferramenta, mas sim mudar a forma de enxergar o relacionamento com o consumidor. Negócios que mantêm o cliente em looping não têm mais vez. Por isso, a automação se faz essencial para enfrentar situações críticas, principalmente quando falamos em evolução de um negócio.

 

* Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país que ocupa 70% de market share no Brasil, com mais de 400 mil entregas feitas por ano – giulianaflores@nbpress.com.br

 

Sobre a Giuliana Flores

Criada há mais de 31 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores é uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000. Enfrentando o “boom” da internet, quando várias empresas “ponto.com” fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento. Entre seus diferenciais estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo, como Ferrero Rocher, Nestlé, Heineken, Milka, Natura, Havanna, Lindt, Chandon, Rommanel, Vivedas, Uatt?, Kopenhagen, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao e-consumidor. Atualmente, a Giuliana Flores conta com 280 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B, com idade média entre 25 e 55 anos e atende a mais de 5 mil cidades. O portal ganhou o Prêmio Época Reclame Aqui nos anos de 2013, 2016, 2017 e 2018, todos na categoria E-commerce – Floricultura, e conta com o selo de empresa reconhecida pelos sites Bondfaro e Buscapé, Loja Ouro pelo e-bit e Selo Site Blindado. Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br.

 

Imagem: divulgação

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