CRAS Madeira valoriza espécies nativas e vai ao encontro das principais tendências apresentadas no Salão de Milão

Movimentos que ganham força e popularidade como o uso de materiais certificados e sustentáveis, trazer a natureza para dentro dos espaços, design orgânico e acabamento natural acabam colocando a madeira no centro das atenções

Postado terça-feira 06/05/2025 por Redação

CRAS Madeira valoriza espécies nativas e vai ao encontro das principais tendências apresentadas no Salão de Milão
CRAS Madeira valoriza espécies nativas e vai ao encontro das principais tendências apresentadas no Salão de Milão

A Cras Madeira, que usa madeira nativa certificada para produzir móveis, decks, portas, rodapés, assoalhos, ripas, tábuas e vigas, entre outras peças, ecoa as principais tendências apresentadas no prestigiado Salão Internacional do Móvel de Milão, realizado em abril de 2025. Combinando a qualidade da produção com a beleza natural das espécies nobres brasileiras, como jatobá, cumaru e ipê, a Cras reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a valorização da floresta.

 

O Salão de Milão deste ano evidenciou uma inclinação para o design biofílico, com a integração de elementos naturais nos espaços, a busca por texturas autênticas e a paleta de cores terrosas e orgânicas. Além disso, a preocupação com a sustentabilidade foi uma constante e a ideia de unir estética com responsabilidade ambiental ganhou força.  Não a toa, a madeira, como um material clássico, acolhedores e renovável, teve um papel de destaque em muitas peças e ambientes apresentados.

 

Forro de cumaru

 

 

Quanto mais se fala em desenvolvimento sustentável, mais deveria se falar também em manejo florestal responsável. “A extração legal de madeira não arranca e nem destrói as árvores. Nós cortamos apenas as unidades autorizadas, obedecendo a fase de crescimento e promovendo a renovação da floresta. Elas não morrem, voltam a se desenvolver e absorver carbono da atmosfera em um processo de melhoramento”, explica Rodrigo Chitarelli, CEO da CRAS Brasil, que acrescenta que “a extração respeita a maturação da natureza, dando tempo para a mata se recompor, mostrando que é possível produzir e preservar”.

 

O uso da madeira, desde que de origem responsável, valoriza a floresta e ajuda a mantê-la em pé. “A madeira quando utilizada de forma ambientalmente correta é um recurso renovável, que exige baixa demanda energética na sua produção e aproveitamento de todos os seus resíduos, além da sua produção contribuir com a diminuição do efeito estufa através da absorção e retenção do CO2 da atmosfera”, completa o executivo.

 

Deck de ipê grooved

 

No caso da CRAS, a madeira ainda tem certificação FSC, o que garante que a matéria-prima vem de florestas bem manejadas, que beneficiam o meio ambiente, os trabalhadores e as comunidades. Recentemente, uma nova tecnologia implementada pela empresa permite que o consumidor final saiba com precisão de onde vem a madeira do produto que ele está adquirindo. Para isso, basta solicitar na hora da compra a opção de rastreio da madeira. A leitura é feita por meio de um QR Code, que indica a espécie com seu nome científico e o manejo florestal contendo o número da autorização de exploração florestal emitida pelo IBAMA. A tecnologia utilizada mostra no mapa a área exata na floresta da madeira colhida que deu origem ao produto.

 

A sustentabilidade, de fato, foi um dos temas centrais e mais relevantes do último Salão de Milão. No cenário atual, essa preocupação, mais do que uma tendência, deve ser vista como um valor fundamental na construção, na arquitetura e no design de interiores. E são diversos os argumentos que colocam a madeira certificada, de origem responsável, como um dos principais elementos para tornar esses setores mais sustentáveis.

 

Sobre a CRAS MADEIRA

Criada em 2017 e faz parte do grupo CRAS Brasil. Produz móveis e materiais de construção de madeira nativa, como decks, portas, rodapés, assoalhos, ripas, tábuas, lambris e vigas. Possui certificação FSC, o que garante que seus produtos são provenientes de florestas manejadas de forma responsável, com benefícios ambientais, sociais e económicos. Entre as espécies nativas com as quais eles trabalham estão ipê, maçaranduba, jatobá, cumaru, tauari e angelim-pedra. Possui uma área de manejo e uma fábrica no Pará, duas lojas no Rio de Janeiro, em Itaipava e no Casa Shopping, e um espaço de venda em São Paulo, dentro da loja Artefacto B&C.

 

By GWA
Foto: Divulgação

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!