Conheça as sete variáveis ambientais para projetos de ambientes saudáveis, segundo especialistas

 

 

Metodologia se baseia em elementos do ambiente que possuem evidências científicas que comprovam seu impacto no comportamento humano

Conheça as sete variáveis ambientais para projetos de ambientes saudáveis, segundo especialistas
Conheça as sete variáveis ambientais para projetos de ambientes saudáveis, segundo especialistas

 

Os ambientes físicos ao nosso redor desempenham um papel significativo em nossa saúde física e mental, bem como em nossas emoções e comportamentos. Quando os espaços são mal projetados, podem ter efeitos prejudiciais em nosso bem-estar. No entanto, quando compreendemos os diferentes elementos do ambiente, somos capazes de perceber com mais clareza como somos afetados por eles.

 


A Academia Brasileira de Neurociência e Arquitetura (NEUROARQ® Academy), em colaboração com especialistas em neurociência e psicologia, desenvolveu uma metodologia que aplica os estudos da neurociência em projetos de espaços físicos. Essa metodologia se baseia em elementos do ambiente que possuem evidências científicas que comprovam seu impacto no comportamento humano.

 


co-fundadora da NEUROARQ® Academy, arquiteta Gabi Sartori, explica que ao desenvolver essa teoria, é possível criar projetos que analisam cada um desses elementos, embasando as decisões de design com evidências científicas específicas para cada ambiente. "Nossa abordagem é fundamentada em evidências científicas e busca melhorar a qualidade de vida das pessoas através do design de espaços saudáveis e agradáveis", destaca.

 


A teoria consiste em explorar sete variáveis ambientais: biofilia, cor, forma, som, aroma, iluminação e personalização, que desempenham um papel fundamental na interação entre os espaços e as pessoas. Cada uma delas possui características e efeitos específicos.

 


"Nosso objetivo é transformar a maneira como projetamos espaços, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas que os ocupam", explica a arquiteta Priscilla Bencke, co-fundadora da Academia.

 

 

A primeira variável é a biofilia, que consiste em nos reconectarmos com a natureza, promovendo bem-estar, relaxamento, saúde e conforto emocional. A presença de elementos naturais em um espaço pode proporcionar calma, produtividade, estimular o aprendizado e a criatividade.

 


A segunda variável é a cor. As cores têm influência fisiológica e psicológica, podendo despertar diferentes emoções e sensações. Explorar as cores de forma consciente nos permite influenciar o comportamento humano e expandir nossa percepção e consciência.

 


A terceira variável é a forma, estética e beleza. A apreciação estética de um espaço pode ter um impacto significativo em nossa percepção e satisfação com o ambiente. A forma e a beleza atribuídas a um espaço físico são fatores essenciais que impulsionam o desejo de viver nele.

 


A quarta variável é o som. Os sons presentes em um ambiente têm o poder de influenciar, apoiar ou interromper atividades específicas, além de afetar comportamentos humanos. Compreender a influência dos sons nos permite utilizá-los de maneira a promover o bem-estar nos projetos arquitetônicos e de design de interiores.

 


A quinta variável é o aroma. Os cheiros têm o poder de impactar nosso bem-estar e comportamento. Alguns aromas podem despertar memórias antigas, enquanto outros podem elevar nosso sentido de espiritualidade. Explorar os aromas e sua influência em nossas vidas é fundamental para projetar ambientes que promovam o bem-estar.

 


A sexta variável é a iluminação. A luz desempenha um papel fundamental em processos físicos, fisiológicos e psicológicos, influenciando o estado de alerta, o desempenho cognitivo e o humor. Compreender como a iluminação impacta a biologia humana é essencial para proporcionar uma experiência positiva nos espaços.

 


A sétima e última variável é a personalização. Projetar ambientes que atendam a necessidades específicas, em vez de se basear em padrões gerais, é fundamental para criar espaços inclusivos e saudáveis. A personalização, embasada em evidências científicas, permite criar projetos que atendam às necessidades individuais de cada pessoa.

 


As especialistas apontam que ao considerar essas variáveis ambientais ao criar projetos, é possível transformar a maneira como vivemos e interagimos com os ambientes que nos cercam.

 

 

Sobre a NEUROARQ® Academy  

 

 

A Academia Brasileira de Neurociência e Arquitetura - NEUROARQ® Academy é uma empresa de educação especializada na formação de profissionais e disseminação da neurociência aplicada à arquitetura, também conhecida como “neuroarquitetura”. Essa disciplina estuda a relação da arquitetura e bem-estar de quem habita os ambientes ao aplicar conceitos da neurociência em seu design. Como os ambientes em que vivemos impacta na nossa saúde física e mental, é possível criar projetos inteligentes que elevam a qualidade de vida de quem os ocupa.    

 

 

Sobre as fundadoras da NEUROARQ® Academy   

 

 

Gabriela Sartori é arquiteta e urbanista, certificada em Neuroscience and Architecture, Design and Urbanism (Newschool, EUA), membro da ACE (ANFA Center Education) - Latin America 2020/21, Instrutora em NeuroDesign no DigitalFUTURES WORLD 2020 - ARCHITECTS UNITE 10th Summer (Tongji University - Xangai/China). É graduada em Comunicação Social e pós-graduada em Arquitetura Comercial pelo Senac, palestrante e consultora de Neurociência e Arquitetura com diversas publicações sobre o tema na mídia. Além disso, Gabriela possui experiência profissional em projetos cenográficos e arquitetônicos, a frente do escritório Sartori Design em São Paulo/SP.   

 

 

Priscilla Bencke é arquiteta e urbanista, certificada em Neuroscience and Architecture, Design and Urbanism (Newschool, EUA), membro da ACE (ANFA Center Education) - Latin America 2020/21, Instrutora em NeuroDesign no DigitalFUTURES WORLD 2020 - ARCHITECTS UNITE 10th Summer (Tongji University - Xangai/China). É Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho (Gepr. ArbeitsplatzExpertin/ Gepr. BüroEinrichterin), É Especialista em Projetos para Ambientes de Trabalho (Gepr. ArbeitsplatzExpertin/ Gepr. BüroEinrichterin), Consultora internacional de Qualidade em Escritórios (Quality Office Consultant), Pós-graduada em Arquitetura de Interiores e pós-graduada em Neurociências e Comportamento. Além disso, Priscilla é Fundadora da QUALIDADE CORPORATIVA Smart Workplaces®️. Palestrante e Consultora de Neurociência e Arquitetura com diversas publicações sobre o tema na mídia.   

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!