Conceito fígital reescreve a compra de móveis planejados

Marca une plataforma digital, consultoria humanizada e showroom físico para descomplicar a jornada de personalização em móveis sob medida

Postado terça-feira 22/07/2025 por Redação

Conceito fígital reescreve a compra de móveis planejados
Conceito fígital reescreve a compra de móveis planejados

Móveis planejados prometem traduzir o estilo e as necessidades de quem vive na casa mas, na prática, o processo costuma ser longo, caro e burocrático. Em vez de realização, muitos desistem antes mesmo de começar. “Foi justamente para resolver esse ponto de frustração que apostamos no modelo fígital. A tecnologia encurta caminhos, mas não substitui a escuta. O cliente participa de todo o processo com autonomia, recebe suporte de um projetista real e tem a liberdade de fazer tudo pelo celular ou visitar nossa loja física, se quiser. É uma jornada mais leve, feita no tempo dele”, pontua Soni Cassiano, sócia-diretora da VIVA Móveis.Com.

 

Nascida de um grupo com a expertise de mais de 25 anos em móveis sob medida, a loja de móveis planejados VIVA Móveis.com lançou, uma plataforma que integra atendimento online, projetista que mais se adequa ao perfil e necessidades do cliente e atendimento próximo, tudo na palma da mão, precisando apenas de um dispositivo com acesso à internet.

 

A jornada começa no site, com breve briefing, escolha de projetista, proposta e assinatura digital. Após a aprovação, o projeto executivo é gerado, enviado à fábrica e a entrega marcada. “Nosso conceito foi idealizado com o objetivo de atender o cliente quando ele reconhece a necessidade de adquirir um móvel”, afirma Soni. Segundo ela, quanto mais disponíveis estão, mais tempo o cliente ganha para viver, para curtir a família.

 

Para quem gosta de ver de perto antes de decidir, a loja física é um convite ao toque e à descoberta. Ali, é possível explorar os materiais, sentir os acabamentos e entender, na prática, as soluções disponíveis. Tudo com o suporte de uma equipe próxima, pronta para personalizar projetos, tirar dúvidas e acompanhar cada etapa. Uma experiência pensada para unir flexibilidade, atendimento humano e o prazer de escolher com calma. “Esse é o fígital, a combinação entre físico e digital um modelo de atendimento que une a conveniência do online com a confiança das interações presenciais. Na prática, o cliente pode ter toda a jornada de compra pelo celular, mas tem sempre a opção de falar com um especialista, visitar a loja ou revisar acabamentos de perto”, explica Soni.

 

É um formato que respeita o tempo do consumidor, sem abrir mão da escuta. “O cliente quer resolver tudo pelo celular, mas ainda valoriza o olho no olho. Por isso, o fígital faz tanto sentido”, declara.

 

Entre as vantagens estão prazos mais curtos, menos etapas burocráticas e um processo mais autônomo, onde o cliente participa da criação, aprova cada detalhe e acompanha tudo em tempo real, do projeto à entrega.

 

Um setor pronto para inovar

O setor moveleiro brasileiro tem apresentado sinais positivos de crescimento, com destaque para a recuperação da produção e do faturamento. Em 2024, a produção acumulou alta de 10,5% até outubro, impulsionada por um crescimento de 9,1% em janeiro de 2025 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O faturamento também registrou um aumento de 10% em outubro, com o preço médio por peça fabricada apresentando uma trajetória de alta moderada, conforme dados da Abimóvel.

 

By Lucky Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!