Como o design de interiores transforma a experiência dos clientes?
De acordo com André Henning, ambientes com personalidade são a nova tendência na arquitetura
No mundo da arquitetura e design de interiores, a criação de espaços com forte personalidade se firmou como a principal tendência, especialmente em estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares e baladas. Em um mercado cada vez mais focado na experiência do usuário, os projetos de arquitetura se tornaram essenciais para o sucesso desses empreendimentos, definindo não apenas o ambiente, mas também a identidade que ele transmite aos clientes.
"Os clientes estão cansados de ambientes sem personalidade. Hoje, é essencial que o design capture a essência da marca, criando uma experiência verdadeiramente única. Isso exige um estudo aprofundado de branding para que o ambiente reflita com precisão a identidade desejada", explica o arquiteto André Henning.
A iluminação, por exemplo, é um dos elementos mais críticos no design de interiores. André destaca que a iluminação certa pode elevar um projeto ou destruí-lo completamente. "Restaurantes geralmente pedem uma iluminação mais amena, mas não podemos levar isso como regra. Locais que servem fresh food, por exemplo, tendem a ser valorizados por uma iluminação mais viva", comenta.
O arquiteto também reforça que o design não é apenas uma questão estética; é preciso considerar a durabilidade e a funcionalidade dos materiais. "Em ambientes de alto tráfego, como baladas, onde o desgaste é inevitável, a escolha de materiais resistentes e fáceis de limpar é essencial para garantir a longevidade do projeto. Em restaurantes, onde o ambiente é mais controlado, podemos optar por materiais diferenciados, como papel de parede, quadros, esculturas e outros elementos decorativos que tornam o espaço mais interessante", diz.
Por fim, ele ressalta que o design de interiores deve sempre contribuir para criar uma experiência memorável. "A arquitetura pode atrair clientes, mas o sucesso de um empreendimento depende de uma combinação de fatores, incluindo a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. A experiência como um todo é o que faz o cliente voltar", conclui André Henning.
By Fernanda Glinka / P+G Comunicação Integrada
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