Como contar com o toque cristalino dos vidros no décor de interiores?

 

 

A arquiteta Gigi Gorenstein aborda e benefícios da vidraria como componente nas casas, além de indicar a melhor forma de aplicá-los a partir de sua funcionalidade

Postado quarta-feira 12/04/2023 por Redação

Como contar com o toque cristalino dos vidros no décor de interiores?
Como contar com o toque cristalino dos vidros no décor de interiores?

 

Extremamente versáteis nos projetos arquitetônicos, os vidros são itens que combinam com qualquer tipo de estilo decorativo e são acompanhados por inúmeros benefícios, por isso existem variados modelos, tamanhos, cores e formatos no mercado. “No entanto, faz-se necessário conhecer os tipos para acertar na hora de escolher, pois o vidro da sacada não é o mesmo que atenderá as especificidades do vidro do box de banheiro e nem será o mesmo de um tampo de mesa de jantar”, explica a arquiteta Gigi Gorenstein, que listou alguns tipos de vidros e dicas para ajudar quem está em busca desse item.

 

 

Atemporal

 

 

Presente em sacadas, fachadas, esquadrias, mobília e objetos decorativos, os vidros são encontrados em projetos tanto residenciais, como corporativos. Dentre as principais vantagens, a arquiteta destaca que a escolha do modelo pode favorecer a iluminação natural, integrar ambientes, garantir conforto térmico e isolamento acústico, além de tornar os ambientes mais elegantes e refinados.

 

 

“Acredito que o vidro é um item atemporal, então ele nunca vai sair de moda e saber incorporar no projeto faz toda a diferença no ambiente. Amplamente, os vidros são ótimas opções para trazer leveza, fluidez e privacidade aos espaços. Na decoração, o vidro pode proteger objetos, como quadros e prateleiras, ou colocá-los sobre mesas”, completa Gigi.

 

 

Conheça os principais modelos e utilidades

 

 

·         Vidro temperado

 

 

Parecido com o vidro padrão, o temperado é, cerca de cinco vezes, mais resistente à quebra e choques térmicos. “Quando acontece de partir, o material se estilhaça em pequenos pedaços sem grande poder de cortes, diferente do vidro normal, que se fragmenta em grandes lâminas. Por isso, é considerado um vidro altamente seguro, pois evita acidentes graves”, diz a profissional. E por essas características, é um vidro para ser utilizado em box de banho, sacadas, portas e janelas.

 

 

Portas de vidro corrediças integram e separam os espaços quando necessário | Projeto de Gigi Gorenstein | Foto: Eduardo Pozella

 

 

·         Vidro laminado

 

 

O tipo laminado também é considerado um seguro por ser muito resistente a impactos e proporcionar ótimo isolamento acústico e proteção aos raios ultravioletas. Gigi explica que isso se dá devido à composição das placas de vidro unidas por uma película especial de polivinil butiral, responsável por impedir o estilhaçamento do vidro em caso de quebra. O laminado é indicado para locais semelhantes ao do temperado e é empregado também em clarabóias, guarda-corpos, coberturas e vitrines.

 

 

Uma vitrine particular virou uma exposição de colecionáveis no quarto do morador | Projeto de Gigi Gorenstein | Foto: Divulgação

 

 

·         Vidro duplo

 

 

Mais voltado para locais que precisam de um bom isolamento térmico e acústico, como hospitais e hotéis. Para as residências, é o queridinho contra o clima de inverno, pela característica térmica e por não embaçar. Esse modelo consiste em duas lâminas de vidro, contornadas por um perfil de alumínio com uma camada interna de ar desidratado.

 

 

Vidros nas sacadas deixam as varandas mais elegantes, principalmente quando combinadas a lindas vistas | Projeto de Gigi Gorenstein | Foto: Gabbavisuals

 

 

·         Vidro impresso

 

 

Mais voltado para a decoração, esse tipo é perfeito para móveis planejados como armários, mesas, cristaleiras e etc. “O resultado trará muita personalidade e inovação no lar. Fizemos um projeto com uma cristaleira de vidro que se transformou no destaque da sala de jantar”.

 

 

Vidros impressos em móveis são feitos sob medida e personalizados de acordo com o desenho da peça. Calculados por profissionais, evitam problemas com recortes de vidro | Projeto de Gigi Gorenstein | Foto: Evelyn Müller e Eduardo Pozella

 

 

O tipo impresso também é um vidro que permite desenhos em alto relevo e padrões, então são bastante recomendados para ambientes internos, janelas e vidraças.

 

 

Nesse projeto com vidro canelado, impresso garante luminosidade e privacidade ao mesmo tempo, pois não é transparente e deixa o local reservado | Projeto de Gigi Gorenstein | Foto: Eduardo Pozella

 

 

·         Vidro refletivo

 

 

Material de melhor reflexão de raios solares, evita a absorção de calor e oculta a visualização dos interiores. “É um vidro que provê mais privacidade e é indicado para fachadas que recebem luz natural ou outros lugares onde se deseja algo mais reservado e íntimo”, completa Gigi.

 

 

Vidros refletivos garantem privacidade ao ambiente interno e reflexão do calor | Projeto de Gigi Gorenstein | Foto: Gabbavisuals

 

 

·         Vidro craquelado

 

 

Uma das novas tendências do mercado é o vidro craquelado, que nada mais é um material temperado batido dentro duas camadas de vidro monolítico para causar um efeito craquelê, ou seja, com diversas trincas.  “Em excesso, o efeito pode pesar o ambiente, mas de forma sutil, como em mesas e divisórias, acaba se tornando um ponto de destaque”, destaca Gigi.

 

 

Ela ainda lembra que também existem outros modelos na indústria do vidro, com evidência também aos tipos serigrafados e pintados, que permitem diversas cores e tonalidades, talvez sendo até os mais populares entro os vidros decorados. “Os vidros possuem diversos benefícios e são elementos que garantem uma valorização estética moderna e permitem a liberdade criativa. Cada tipo passa por diversos sistemas e processos diferentes, por isso é importante saber com qual está lidando e fazer a aplicação com profissionais especializados para não ter erros, evitar recortes do material e garantir maior segurança”, finaliza Gigi.

 

 

Vidros decorativos incorporados em peças como vasos também trazem charmes e são ótimos para explorar cor no ambiente, afirma a arquiteta | Projeto de Gigi Gorenstein | Foto: Eduardo Pozella

 

 

Sobre Gigi Gorenstein Arquitetura

 

 

Gigi Gorenstein é arquiteta e designer de interiores formada pela Universidade Paulista. Atua no mercado desde 1998 e, há 14 anos segue à frente de seu escritório próprio, o Gigi Gorenstein Arquitetura e Interiores, no qual desenvolve e acompanha de ponta a ponta projetos residenciais, de interiores e comerciais. A busca por excelência e a dedicação incansável a cada etapa do trabalho resulta em ambientes que associam funcionalidade, estética e personalidade, voltados a clientes sofisticados e antenados.

 

 

@gigigorenstein_arquitetura

 

 

By Emilie Guimarães | DC33

Imagens: Divulgação Eduardo Pozella / Gabbavisuals / Evelyn Müller 

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor: