Como aplicar o estilo floral na decoração

Com uma essência alegre e charmosa, as flores entram em cena nos ambientes por meio de escolhas que se harmonizam com os demais elementos da composição

Postado terça-feira 08/04/2025 por Redação

Como aplicar o estilo floral na decoração
Como aplicar o estilo floral na decoração

Se tem um jeito de trazer a natureza para dentro de casa a incorporação das flores, que nesse dormitório se faz presente com a almofada que se sobressaiu das demais que acompanham o enxoval desse dormitório assinado pela arquiteta Cristiane Schiavoni | Foto: Carlos Piratininga

 

Um 'que' de romantismo, graciosidade e leveza no décor: a estética floral é atemporal e sempre um caminho para adicionar frescor e delicadeza para os ambientes. Seja por meio de estampas, cores ou até mesmo com a presença de flores naturais, ela pode ser adaptada dentro dos diferentes estilos decorativos, ambientes e tamanhos.
Para entender melhor como aplicar a referência de forma equilibrada, a arquiteta Cristiane Schiavoni, traz dicas valiosas compartilhada a partir dos projetos realizados por seu escritório homônimo. Acompanhe:

 

Dormitórios: aconchego e suavidade

Com um ar mais clássico, nesse dormitório assinado pela arquiteta Cristiane Schiavoni, o floral marcou presença por meio da aplicação do papel que reveste a parede acima da cabeceira. Para completar, caiu muito bem a combinação da dupla de vasinhos com arranjos de astromélias no móvel lateral | Foto: Carlos Piratininga

 

No quarto, o floral pode ser desenvolvido de diversas formas. Segundo a arquiteta, o visual se expressa ao incorporar elementos como papel de parede, tecido para cortina, enxoval de cama, almofadas e até quadros. "Todas essas alternativas são excelentes por não serem definitivas: basta o morador desejar para substituir esses itens", analisa.

 

Além disso, ela diz que o uso de cores suaves e estampas pequenas já contribuem para a construção de ambientes mais leves e relaxantes. E para quem deseja um efeito mais marcante, Cristiane sugere a aplicação do papel de parede até o teto, resultando na tão almejada sensação de amplitude.

 

Quando o morador não tem a intenção de recorrer às estampas, uma alternativa é a inclusão de flores naturais ou artificiais. "Tem aqueles que prezam pelas espécies naturais e outras pessoas que, pela praticidade, entendem que as artificiais cumprem bem o intuito. O mais valioso é contar com a beleza delas para viver esse clima", pontua.

 

Nas áreas sociais da casa

No hall de entrada do apartamento, a arquiteta Cristiane Schiavoni importou uma referência do Japão para recobrir as paredes: o papel de parede com o florido das cerejeiras, considerada um dos símbolos da cultura nipônica. Símbolo de contemplação entre os japoneses, as sakuras, como também são conhecidas, demonstram sua exuberância já com o início da primavera, como acontece no Hemisfério Norte. Para completar o décor, dois vasos de vidro com arranjos ornamentam a sapateira suspensa | Foto: Carlos Piratininga

 

Assim como no dormitório, a estética floral na sala de estar segue em consonância com os móveis. "A composição de estampas com mobiliário precisa ser realmente bem pensada", destaca Cristiane. Em um projeto clássico, ela indica a aplicação de estampas florais delicadas e em tons suaves, enquanto que um ambiente boho ganha vida com estampas maiores e mais coloridas. "Para os comedidos, as almofadas são sempre boas pedidas para evitar o exagero. Gosto de combinar as estampas de forma a criar um contraste agradável e sofisticado", compartilha.

 

Além disso, a escolha da paleta de cores é fundamental para garantir um ambiente equilibrado. Tons neutros, como bege e branco, entregam uma linguagem elegante, enquanto os vibrantes, como vermelho e lilás, exalam ousadia.

 

No living, coube às almofadas a missão de exibir as delicadas flores que compõem o tecido | Projeto: Cristiane Schiavoni Arquitetura | Foto: Carlos Piratininga 

 

A iluminação também é uma grande aliada para destacar a estética floral. "Podemos considerar efeitos de abajures e iluminação indireta, que se encaixam bem com a proposta e proporcionam a sensação de aconchego", sugere. 

 

O florido em forma de pintura

Arrojada, a cozinha que a arquiteta Cristiane Schiavoni projetou para esse apartamento destaca a arte executada pelo artista Arnaldo Degasperi em homenagem às origens orientais dos moradores | Foto: Guilherme Pucci

 

Embora menos comum, as flores também podem constituir a decoração das cozinhas. "Podemos trabalhar com azulejos coloridos com desenhos de flores, além das cortinas e jogos americanos", enumera Cristiane.

 

Flores in natura

A arquiteta destaca que, independentemente da época do ano, os arranjos de espécies naturais são muito bem-vindos. Para tanto, a dica é escolher um vaso compatível com o local onde será exposto, bem domo dosar a quantidade de flores e realizar os cuidados para que elas durem por mais tempo. "Trocar a água com frequência, cortar o caule na diagonal, retirar as pétalas murchas e zelar para que fiquem em lugares mais frescos são meios de prolongar a vida das flores frescas", aconselha Cristiane.

 

Na mesa de centro, no aparador suspenso do hall de entrada e na mesa posta: alguma das possibilidades de agregar as flores na decoração dos ambientes residenciais | Projeto: Cristiane Schiavoni Arquitetura| Foto: Rafael Renzo

 

Sobre a arquiteta Cristiane Schiavoni
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996 e hoje, o escritório que leva seu nome, tem mais de 20 anos de história, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo. Em suas criações residenciais e comerciais, publicadas em importantes veículos brasileiros, elementos-surpresa e toques de cor se misturam aos recursos que garantem o conforto e o aconchego dos moradores.

 

Acabamentos aplicados de maneira incomum e materiais versáteis também são presenças constantes nos trabalhos de Cristiane Schiavoni. O resultado se reflete na concepção de ambientes modernos, humanizados e dinâmicos, que convidam ao bem-estar e, principalmente, traduzem a essência de cada cliente.

 

Tel. (11) 3649-4900
www.cristianeschiavoni.com.br
@cristianeschiavoni

 

 

By dc33 Comunicação
Foto: Carlos Piratininga, Guilherme Pucci e Rafael Renzo

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!