Com tecnologia de ponta, Vanderlande se prepara para atender os desafios logísticos das festas de fim de ano
Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), setor varejista faturou cerca de R$ 185,7 bilhões em 2023
Postado domingo 22/12/2024 por Redação
Categorias: e-commerce Negócios
Assim como todos os anos, o setor logístico no Brasil enfrenta grandes desafios com a chegada do Natal e do Ano Novo. O aumento da demanda no comércio eletrônico, das compras em lojas físicas e da distribuição de produtos essenciais coloca pressão sobre as cadeias de suprimentos, destacando a necessidade de soluções eficientes e sustentáveis para atender ao consumidor brasileiro.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor varejista faturou cerca de R$ 185,7 bilhões em 2023, um crescimento de mais de 10% em relação ao ano anterior. Foram cerca de 395,11 milhões de pedidos, com ticket médio de R$ 470 por cliente em 2023.
“Em períodos como esse, o planejamento estratégico é indispensável. Antecipar as demandas dos consumidores permite distribuir recursos de maneira mais eficiente e minimizar atrasos. Além disso, parcerias com operadores logísticos e o uso de tecnologias como lockers inteligentes, já implementados em várias cidades brasileiras, têm feito uma diferença significativa ao aliviar a pressão nas cadeias de distribuição durante as festas”, afirma Adriano Santos, Country Manager da Vanderlande Brasil
Entre as inovações tecnológicas usadas na região, destaca-se o XDOCK, desenvolvido pela Vanderlande, um sistema projetado para otimizar a preparação e distribuição de produtos, especialmente em períodos de alta demanda, como o final do ano. No Brasil, essa tecnologia tem se mostrado uma aliada essencial, ajudando empresas a atender a pressão sazonal de forma mais eficiente. Isso melhora tanto a experiência das empresas quanto dos consumidores, que recebem seus produtos dentro do prazo e em boas condições.
Os desafios logísticos enfrentados durante a temporada de festas não impactam apenas as operações internas das empresas, mas também a experiência dos clientes. “Tanto empresas quanto consumidores desempenham um papel crucial para garantir entregas bem-sucedidas”, completa Adriano.
Alta demanda por produtos de temporada
A concentração de pedidos em itens populares pode gerar falta de estoque e atrasos, prejudicando a experiência do cliente. Muitas empresas estão adotando a inteligência artificial para ajustar os níveis de inventário e trabalhar com fornecedores alternativos, garantindo a disponibilidade dos produtos. Já o consumidor deve pesquisar antecipadamente para escolher o item correto e evitar surpresas desagradáveis na entrega.
Rastreamento em tempo real
De acordo com o Country Manager da Vanderlande Brasil, ferramentas de rastreamento em tempo real, comunicação clara sobre os prazos e atendimento ao cliente 24/7 são fundamentais para atender às expectativas dos consumidores.
“Embora o setor logístico implemente soluções para superar desafios operacionais, a sustentabilidade tem ganhado destaque”, pontua. “O compromisso com tecnologia, planejamento estratégico e práticas ecológicas é essencial para garantir que as festividades aconteçam sem contratempos e com impacto positivo na experiência dos consumidores. No entanto, o papel do consumidor nesse processo também é vital para o sucesso da cadeia logística”, finaliza.
Sobre a Vanderlande
A Vanderlande é líder global em soluções de logística automatizada para aeroportos, centros de distribuição e os mercados de envio expresso e postal. Nossa ampla gama de produtos inovadores, software de ponta e serviços de manutenção e suporte garantem a otimização dos processos na cadeia de suprimentos de nossos clientes, maximizando o tempo de atividade ao longo da vida útil de suas soluções. Com uma rede global de mais de 9.000 funcionários altamente qualificados e experiência em mais de 100 países, a Vanderlande movimenta com segurança e eficiência 3,7 bilhões de malas e 12 milhões de pacotes por dia para nossos clientes líderes em todo o mundo. A sede da Vanderlande está localizada em Veghel, nos Países Baixos. A Vanderlande é uma subsidiária da Toyota Industries Corporation.
By ATREVIA BRASIL
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!