Com construção sustentável, Casa Brasileira alia valorização de materiais nacionais à paixão por esportes
Com aspectos contemporâneos e industriais combinados, projeto assinado pela BauerArq foca na praticidade e integração dos ambientes sociais
Postado segunda-feira 12/12/2022 por Redação
Projetada pelo escritório BauerArq em Indaiatuba, a Casa Brasileira é uma residência que busca, a partir do uso de elementos tradicionalmente brasileiros, um estilo que valorize a cultura nacional. A demanda do cliente – um homem apaixonado por esportes – foi uma casa moderna e prática, com espaços generosos e integrados, onde predominassem linhas retas.
Térrea, a residência tem todos os seus ambientes distribuídos em um só pavimento. A segmentação entre os espaços de convivência e privativas, porém, é bastante clara. Enquanto os ambientes sociais são integrados e dotados de permeabilidade visual, a parte íntima, com quatro suítes, fica reservada.
A sala de estar está ligada a uma grande cozinha gourmet, com mesa de jantar, churrasqueira e todos os demais itens de um espaço para receber e confraternizar. Na mesma linha está a ampla área externa, com uma longa piscina onde é possível praticar natação. Próxima a ela, uma academia para treinos de bicicleta e musculação.
Na mesma linha está a ampla área externa, com uma longa piscina onde é possível praticar natação. Próxima a ela, uma academia para treinos de bicicleta e musculação.
A paixão por esportes também guiou a definição da garagem, onde carros e bicicletas compartilham espaço com uma oficina. Ali, diversos acessórios, equipamentos e ferramentas ficam dispostos, com bancada de apoio e filtro de água para os momentos de saída e chegada dos treinos e trilhas. Ao ganhar tons de área de estar, o ambiente abriga ainda sofá, televisão e videogame para momentos de lazer.
Na área íntima, as suítes, com varandas individuais, são versáteis e acomodam com conforto e privacidade os visitantes. Já a suíte principal, voltada para a piscina, possui um closet amplo, banheiro com cuba dupla, chuveiros duplos e acesso para uma varanda privativa, equipada com banheira de imersão dotada de jatos de ar e cromoterapia, além de balanço para descanso.
O paisagismo é composto majoritariamente por plantas nativas da flora brasileira, e divide os ambientes externos, permitindo ou não a permeabilidade visual. O verde, que também funciona como local de abrigo e alimento para a avifauna local, é apresentado em momentos de forma tropical, e em outros minimalistas, mas sempre visando o aconchego.
Materiais e sistema construtivo
A sustentabilidade foi um dos fatores importantes para a execução do projeto. A construção no sistema ICF (Insulated Concrete Forms), no qual formas de EPS (poliestireno expandido) de alta densidade são ‘recheadas’ por concreto, reduz a geração de resíduos. Além disso, diminui consideravelmente o tempo de obra e melhora as condições de trabalho dos colaboradores, uma vez que os blocos são leves, grandes e de montagem prática.
O conforto térmico é outro grande ponto a favor do sistema, já que o EPS é um isolante. Com isso, diminui a demanda por aparelhos de climatização. A casa conta também com painéis solares, cisterna para reuso de águas pluviais, maximização das áreas permeáveis do terreno (utilização de piso-grama) e minimização da utilização de revestimentos (com piso cimentício monolítico de 2 mm de espessura).
Com aspectos contemporâneos e industriais, a Casa Brasileira se destaca desde a fachada pelo uso de cobogó cimentício. O revestimento, fruto da criatividade brasileira, se estende pela lateral voltada para a piscina, e soma-se ao piso de concreto aparente para dar o tom moderno.
Os revestimentos, cores e iluminação escolhidos colaboram com a definição da linguagem. Presente em forros, decks, a madeira cumpre papel importante, vista também em móveis e portas; a cor escolhida para paredes foi aplicada por toda a casa, assim como o porcelanato do piso e o sistema de iluminação.
FICHA TÉCNICA
Casa Brasileira
Arquitetura: BauerArq
Local: Jardim Residencial Helvétia Park I – Indaiatuba SP
Ano: 2022
Área construída: 387,08 m²
FORNECEDORES
Paredes de ICF: ARXX
Esquadrias de alumínio: Quality Vidros
Portas internas: Dom Portas
Mobiliário Sob Medida: Romanzza
Móveis e Decoração: Drom
Cobogó: Manufatti
Pisos e revestimentos: Portinari
Pedras da fachada: Pasinato
Bancadas: Maria Carolina
Imagem: Click Dois
By Maria Fernanda Hohlenwerger
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!