Chapelaria em projetos residenciais: espaço reservado para itens pessoais, proporcionando conforto aos moradores e convidados
Presente no hall ou logo na entrada das casas, as boas ideias da arquitetura de interiores acomodam bolsas, casacos e sapatos sujos – um cuidado para a preservação da limpeza da casa e saúde
Postado terça-feira 12/03/2024 por Redação
Categorias: Empresas Design Notícias iluminação Móveis Negócios apartamento Arquitetura Marcenaria
Quem já viu filmes estrangeiros deve ter notado que ao chegarem em uma residência, tanto moradores e convidados retiram seus casacos, bolsas, sapatos e guarda-chuvas, entre outros apetrechos, e deixam tudo em um espaço propício para essa finalidade. São as chapelarias que, além do conforto de dispor os itens que nos acompanham no ir e vir, facilitam a vida e deixam a entrada organizada.
Por aqui, a estrutura tem ganhado espaço nos projetos de arquitetura de interiores tanto por seu caráter prático, como pelos hábitos recentes que adquirimos para preservar a saúde e a integridade das nossas moradas. Pequenos ou mais espaçosos, simples ou com recursos adicionais, uma coisa é fato: a chapelaria se adequa aos desejos das pessoas, às condições ou tamanho do imóvel, bem como dialoga com o décor.
A seguir, confira as excelente ideias realizadas pelas arquitetas Ana Rozenblit, Daniela Funari e Mari Milani:
Chapelarias modernas e minimalistas
É comum que o nome seja associado com sua história, uma vez que elas surgiram com a proposta de acolher acessórios que integravam o vestuário da época como cartolas, chapéus de passeios e luvas. Embora essa moda tenha ficado no passado, inteligentemente a arquitetura de interiores adaptou a chapelaria para os contornos da vida moderna.
Isso quer dizer que ela ganhou incrementos, inovações e sua composição dentro de um design contemporâneo. “E não necessariamente precisamos aplicar uma marcenaria em si. A instalação de cabideiros em formatos orgânicos já deixam a entrada super interessante”, destaca a arquiteta Ana Rozenblit, responsável pelo escritório Spaço Interior.
No apartamento de 68m², a arquiteta Ana Rozenblit adaptou o espaço da entrada para instalar, bem perto do living, um conjunto de cabideiros de parede decorativos, devidamente acompanhados por uma mesinha de apoio. Simples e prática, a combinação resolveu com eficácia a chapelaria do imóvel.
Em mais uma possibilidade com os cabideiros de parede, a arquiteta Ana Rozenblit adaptou o conceito no pequeno hall de entrada desse apartamento.
Chapelarias com sapateira e estilizadas em marcenaria
Muito comum nas culturas orientais, o saudável hábito de tirar os sapatos sujos antes de entrar em casa é um costume que segue em alta entre os brasileiros. Dessa forma, a chapelaria agregou a função de organizar os calçados e receber os chinelos disponíveis para os moradores e visitantes.
Com a utilização da madeira em uma tonalidade muito semelhante ao piso, a arquiteta Daniela Funari aproveitou o espaço aparentemente limitado para conceber uma entrada personalizada para o apartamento. Junto com o ripado vertical, que separa a entrada da sala de jantar, está à disposição uma ampla gaveta para os objetos menores e prateleiras suspensas para os sapatos.
Sobre a importância da marcenaria para a realização de chapelarias, a arquiteta Mari Milani ressalta que, através dela, consegue viabilizar desenhos que resultam em soluções personalizadas. “De acordo com o layout e o espaço disponível, posso trabalhar com um móvel em ‘L’, em ‘U’ e até mesmo na horizontal com andares e prateleiras”, opina.
Na entrada desse apto, a arquiteta Mari Milani escolheu um trio de cabideiros em pedra sabão que destaca a naturalidade e o design orgânico dos elementos. Para complementar, o design curvo da sapateira suspensa.
Chapelaria com décor
Além das facilidades, a execução da chapelaria também pode agregar decoração que dá as boas-vindas para os moradores e convidados. Quando o projeto permite, as profissionais exploram o uso de nichos e prateleiras para expor objetos decorativos, plantinhas e suportes para chaves que tanto podem ser os conhecidos fixados na parede ou a elegância de pequenas bandejas.
Na estrutura imponente realizada pela arquiteta Daniela Funari, a marcenaria ‘L’ apresenta um jogo de prateleiras iluminadas com LED embutido, armários superiores e os inferiores compostos por portas ripadas para a respiração dos calçados e largos assentos. Ela ainda ressalta que uma chapelaria eficaz é resultado do entendimento que ela faz a partir das demandas dos moradores.
Sobre as arquitetas:
Daniela Funari Arquitetura
(11) 95500 0293
@danielafunariarquitetura
danielafunariarquitetura@gmail.com
Mari Milani
@marimilani_arquiteta
R. Marina Jacomini, Nº 57 - Santa Paula, São Caetano do Sul – SP
Spaço Interior
@spacointerior
(11) 98753-4033 (WhatsApp)
By Lucas Janini | DC33
Imagens: Créditos Mariana Camargo / Julia Herman Fotografia / Kadu Lopes
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!