Casas modulares inovam a forma de projetar e habitar

Escritório Couna Arquitetura lança modelo de casa modular na CASACOR/SC - Florianópolis e dissemina as vantagens deste modo construtivo sustentável 

Postado quarta-feira 08/10/2025 por Redação

Casas modulares inovam a forma de projetar e habitar
Casas modulares inovam a forma de projetar e habitar

O cenário da construção civil revela o fortalecimento de novas práticas construtivas, que respondem aos desafios no campo de obras e ao impacto das questões climáticas já em vigor. Dados recentes divulgados pelo Sindicato da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP) apontam para um déficit de mão-de-obra que chega a atingir 30 mil postos de trabalho. Somado ao conservadorismo do setor de construção que depende de força de trabalho primária para erguer edificações a partir do concreto armado e alvenaria.

 

 

"O setor da construção civil no país é um dos que menos inova se comparado com outros setores, considerando que este mercado é amplamente ocupado pela construção tradicional de alvenaria e concreto armado. A construção modular insere a mão-de-obra dentro de uma lógica fabril, protegida das intempéries, utilizando componentes mais leves e prontos, e dentro de um regime de trabalho controlado e mais seguro. Portanto, atraindo novos trabalhadores pelas condições e benefícios que este sistema oferece", explica o arquiteto e sócio do Couna Arquitetura, Guilherme Pegorara, que lança na CASACOR/SC-Florianópolis a Casa Nuoca Semente Modular para o mercado nacional. 

 

O Bambu indicado e fornecido pela Morada Eco reveste todo o interior da Nuoca

 

Na prática, segundo o profissional, a construção modular parte de uma matriz industrial e seca - sem uso de água no processo de construção e montagem -, e utiliza recursos tecnológicos valendo-se da métrica dos componentes, relacionando medidas entre eles - estrutura, fechamentos e revestimentos - com foco na eficiência e agilidade. Evitando assim o desperdício e gerando economia e precisão. O termo modular abrange uma série de variações da construção seca industrializada, podendo utilizar geralmente matrizes de madeira como wood frame / madeira engenheirada, aço como steel frame e perfis laminados e concreto, como painéis SIP - painéis de construção de alto desempenho. 

 

Outro fator inerente à construção modular é a interface com a logística do transporte, uma vez que a relação de modularidade deve estar alinhada às dimensões dos seus componentes (módulos inteiros ou painéis). E ainda aos modais de transporte, pois é o conceito de obra sem canteiro de obra, que transfere ao transporte e montagem essa agilidade e eficiência prometida. "Em resumo, se constrói em um ambiente industrial controlado e se leva pronto (volumétrico) ou se monta (painelizado) rapidamente no local escolhido", resume o arquiteto.

 

Nuoca Semente Modular

 

Do piso ao teto, o Bambu traz vantagens na execução e no viver ordinário

 

A Nuoca Semente Modular, em exposição na mostra catarinense até 9 de novembro, é projetada com 80% de madeira. O material natural, de matriz renovável, oferece propriedades termoacústicas de alta performance se comparada a outros materiais. Com a área interna revestida em bambu fornecida pela Morada Eco, fator de baixo carbono, há um ganho nas características sensoriais e conforto para quem a habita. 

 

"Utilizamos lã de rocha no interior das paredes e coberturas de wood frame, pois é um sistema que se vale desse vazio para incrementar o desempenho bioclimático. Aliados a isso temos um design biofílico e aerodinâmico que resiste a fortes ventos e tempestades", complementa Guilherme. 

 

As vantagens deste modelo construtivo não param por aí. Pode-se elencar a sustentabilidade e eficiência ambiental, com o uso da madeira proveniente de reflorestamento certificado, com baixa emissão de carbono, contribuindo para uma construção mais limpa e de baixo impacto ambiental. A uniformidade do projeto também é garantida pelo controle e performance técnica industrial com maior precisão e qualidade construtiva. 

 

A rapidez na execução decorre por conta da montagem off-site em fábrica, com posterior transporte e instalação no local. Essa lógica acelera os prazos de obra e minimiza impactos no entorno como ruídos, por exemplo. A flexibilidade e adaptabilidade também asseguram o uso ao longo do tempo, afetando a longevidade e maior eficiência no investimento.  Por ser um material naturalmente isolante, a madeira proporciona maior conforto e com menor demanda energética para climatização. Combinada a soluções industrializadas (como mantas acústicas, vidros especiais, painéis isolantes), o material atinge resultados superiores em habitabilidade.

 

Parcerias fortalecem um novo pensamento e prática em arquitetura

 

Shou sugi ban é uma técnica japonesa de carbonização da madeira que preserva e a torna mais durável, resistente a pragas e chamas, além de conferir uma estética única de cor preta fosca com veios marcados

 

O projeto da casa Nuoca Semente Modular tem parceria com a Morada Eco, uma plataforma especializada em soluções arquitetônicas a partir da comercialização de materiais naturais de baixo impacto ambiental. A loja, com sede em Florianópolis, forneceu para o projeto o bambu que reveste o interior da cabana, o piso em Itaúba instalado no deck e revestimento Shou sugi ban, que envelopa a estrutura externa.

 

"Nossa parceria nasceu por uma afinidade natural sobre os temas e propósitos que nossas empresas trabalham e possuem: uma empresa que há 13 anos se posiciona no mercado como uma incubadora de soluções sustentáveis, que vão além dos materiais, pois fomenta e promove o desenvolvimento da cadeia produtiva e criativa, com eventos, palestras e workshops, e foi assim que nos conectamos. Recentemente fizemos nossa primeira obra juntos e a Nuoca foi uma oportunidade de experimentar e pesquisar mais sobre estas possibilidades, com madeira engenheirada, revestimentos renováveis mais resistentes, prontos e com menor manutenção. E assim construímos um projeto colaborativo, nós com a autoria do design, a fabricação e a Morada Eco com sua expertise nos revestimentos e materiais, além da experiência de ter participado de eventos como a CASACOR", comenta Guilherme. 

 

Escritório Couna Arquitetura elenca mais vantagens para optar pela construção modular:

- Como os módulos são fabricados em ambiente industrial controlado, a obra acontece em paralelo ao preparo do terreno e fundações. Isso reduz 30% a 50% do tempo total de obra, dependendo da escala e complexidade. Uma residência modular pode ser finalizada em 3 a 6 meses, enquanto na alvenaria convencional levaria de 8 a 14 meses.

 

- Redução de 15% a 25% no custo global devido à racionalização e ao menor tempo de obra (menos despesas indiretas como administração, aluguel de equipamentos e mão de obra). A padronização e industrialização dos insumos reduz desperdícios (cortes, sobras, perdas por retrabalho). Menor custo com fundações, já que a madeira pesa cerca de 1/5 do concreto armado.

 

- Uso de madeira de reflorestamento com baixa pegada de carbono. Produção off-site reduz geração de entulho em até 70%. Menor consumo de água na execução (comparada ao uso intensivo em concretagem e argamassas).

 

- Quando bem projetada e mantida, uma cabana modular em madeira pode ter vida útil superior a 50 anos, comparável ou superior à de construções convencionais, com o benefício adicional da circularidade e da facilidade de manutenção e substituição modular.

 

Informações:

Couna Arquitetura
https://couna.arq.br/ 
@couna.arq

 

Morada Eco
www.moradaeco.com
@moradaeco

 

Serviço:

CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2025

Quando: Até 9 de novembro de 2025.

Horários: De terça a sábado, das 13h às 21h. Domingos e feriados, 13h às 19h. 

Onde: Ex-parque gráfico da NSC, Avenida Governador Ivo Silveira, 3811 - Capoeiras, Florianópolis - SC.

Mais informações: https://casacor.abril.com.br/pt-BR/mostras/florianopolis-2025

 

 

By A CASAA
Foto: Mariana Boro

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!