CASACOR São Paulo 2023 apresenta o melhor da arquitetura e as principais tendências em revestimentos, objetos, soluções têxteis e mobiliários
A CASACOR São Paulo chega à sua 36ª edição no próximo dia 30 de maio e acontece em um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade, o Conjunto Nacional. Seguindo o tema ‘Corpo & Morada’, a mostra traz 73 ambientes que fazem referência às relações com a pele em que habitamos, além daquela do corpo, ou seja, nossa relação mais profunda com a casa, com a cidade, com a mente e com o planeta.
Nessa edição, a Avesani Comunicação destaca a participação de três profissionais e escritórios que são referências no mercado de arquitetura, design e decoração. De volta à CASACOR, Guilherme Torres, assina a instalação Percursus que explora a correlação entre o trabalho da artista plástica Regina Silveira e do próprio arquiteto. Um grande cubo branco de 158m² oferece suporte para o site specific “Derrapagens”, onde marcas de pneumáticas de distintos veículos recriam a presença do trânsito de uma cidade em constante movimento. Os limites entre corpo e morada são desafiados através de elementos ausentes e perspectivas inusitadas, que são um ponto de convergência no tanto no trabalho de Regina quanto de Guilherme, que cita: “uma casa não deve aconchegar, deve provocar”.
Considerada uma das “pratas da casa” pela curadoria da CASACOR São Paulo, a arquiteta Ticiane Lima também participa da mostra com o projeto Loft (IN)Terno, um espaço que permite momentos de contemplação e sensações leves que elevam a paz em um encontro consigo mesmo. Os 147m² distribuídos em sala, quarto, cozinha, banheiro e jardim, são um convite a uma reflexão interna na busca pelo bem-estar e tranquilidade. Seu nome, (IN)Terno, vem de ternura, afetividade e delicadeza, que permite vivenciar várias formas de emoções e sentimentos, além de enaltecer o espírito de paz. O espaço também faz referência à música “Silencia” da cantora e instrumentista brasileira, Ceumar Coelho, que inspira cada emoção vivida - O que esse silêncio tem a dizer, fico sozinho, fico calado, pra perceber... O que esse silêncio tem a dizer...”.
Já a SUÍTE Arquitetos, dos sócios Carolina Mauro, Daniela Frugiuele e Filipe Troncon, apesentam a Casa Kraftizen Cosentino, espaço proprietário da multinacional líder na produção e distribuição de superfícies inovadoras e sustentáveis para o mundo da arquitetura e do design. A criação do ambiente de 200m² partiu do princípio das moradias mais vernáculas brasileiras, construídas em taipa, que trazem as marcas da permanência em suas paredes. Com um layout fluído, o projeto é guiado por uma paleta de cores que privilegia os tons claros e orgânicos, que estão presentes também nos mobiliários que foram desenvolvidos pelos arquitetos, exclusivamente, para essa edição.
“As casas são testemunhas silenciosas do tempo que passa, guardiãs de histórias que se acumulam ao longo dos anos. Como uma tela em branco, elas são preenchidas com as marcas da vida, as cicatrizes que o tempo e das tantas “moradas” deixaram em suas superfícies”, explicam Carolina, Daniela e Filipe. “Queremos que as pessoas olhem para esse projeto e consigam perceber e sentir as histórias e as memórias da nossa casa e até refletir sobre as suas próprias casas”, completam.
Marcas
Além dos profissionais, grandes marcas também estão presentes na mostra, apresentando lançamentos exclusivos, por meio da parceria com diversos profissionais do elenco 2023. É o caso da Michelângelo Mármores do Brasil que, há mais de 30 anos, traz para o décor a riqueza natural do País em um portfólio de produtos 100% naturais e brasileiros. Este ano, a marca pode ser vista no ambiente ‘Solitude’ da arquiteta Érica Salguero, que segue a premissa de um espaço de reconexão e calma. Para a sala de estar, a profissional utilizou nas paredes, as placas de mármores Grigio Michelangelo de tonalidade cinza e com veios brancos como um espaço multifuncional, perfeito para momentos de relaxamento e para receber amigos. Já na cozinha, a ilha central, que serve como ponto focal do ambiente, foi produzida com o mármore Nuvolato Michelangelo com bordas arredondadas, produto ideal para a utilização em áreas de alto tráfego e bancadas de cozinha.
Inspirado no efeito do desgaste natural provocado pela ação do tempo sob os mármores gregos e italianos, a Castelatto – pertencente ao Grupo Dexco – traz para o ambiente Ciclos Deca, assinado por Sig Bergamin, a nova versão Salvia. Com textura desuniforme e marcas aparentes, o lançamento Etrusco, na versão verde sálvia, apresenta todo o frescor e suavidade desta cor, no formato de 100 cm x 100cm, em 300m² do espaço. A linha de concreto arquitetônico, disponível em outras versões de cores, também pode ser encontrada em formatos como: réguas, painéis, mosaico, bordas e acessórios para piscinas, além de revestimentos para paredes.
A NEOBAMBU, empresa brasileira que une tecnologia, design, garantia por meio do material natural, está presente na mostra em dois ambientes, a Casa Lider, assinada pelos sócios Livia Fischer e Gustavo Figueiredo, da Figueiredo Fischer Arquiteto, um loft inspirado a partir dos tons e texturas da natureza, clima aconchegante e acolhedor. Os pisos e revestimentos da marca Parky representada com exclusividade pela NEOBAMBU no Brasil, estão presente no ambiente em todo o forro e paredes.
Já no espaço dos arquitetos Caio Bandeira e Tiago Martins, do Architects + CO, propõem um oásis de conforto sonoro, térmico e visual, elementos essenciais para o ambiente batizado de Futuro Urbano. Ideias disruptivas compõem o loft que propõe um estilo de morar pulsante, silencioso, agradável e que sugere um movimento diferente dentro do corpo-cidade fervoroso que é São Paulo. A NEOBAMBU está presente no espaço com produtos da marca finlandesa Lunawood que fornece madeiras premium e termotratadas. O ainda na parte superior da fachada interna e externa do ambiente, o produto está presente no forro e na parede filetada. De forma criativa, os arquitetos utilizaram os decks para a revestir uma das paredes do ambiente, além disso, painéis vazados e montados a partir de madeira filetada com perfil 4,2 cm ornamentam a entrada do espaço.
Na parte de mobiliários soltos, destaque para a Salva Design de Mobiliários. Com um portfólio que contempla mais de 100 produtos que se destacam pela qualidade, tecnologia, sustentabilidade, inovação e pela valorização do design autoral brasileiro, a marca está presente em quatro ambientes da mostra paulista - Bárbara Dundes, Cilene Lupi, Fernanda Rubatino - , com destaque para a Casa Wenge, espaço projetado pelo designer de interiores Juarez Cruz, que traz dois grandes lançamentos da Salva: a cama Palafita, de autoria do próprio Juarez e o sofá Kalós, assinado pelo escritório Dieedro by Jayme Bernardo. Inspirada no termo grego kalós, que significa belo, a peça, que se desdobra em inúmeros layouts por sua composição modular, é formada por uma sobreposição de círculos sobre si mesmo que lembram as delicadas pétalas de uma flor. O caráter orgânico do círculo, além de garantir o conforto, convida o olhar ao descanso.
A Bell’Arte, que há mais de 35 anos desenvolve estofados de alto padrão valorizando o design autoral e prezando pelo máximo de conforto, está presente no espaço Pied-à-Terre São Paulo, assinado por Luiz Otávio Debeus, que foi idealizado para ser uma morada “pé na terra” para um casal que reside na grande São Paulo. Debeus escolheu para compor o Living, o sofá Misti de veludo, na cor ferrugem, da Quorum Home Design, uma das marcas do grupo Bell’Arte. Ainda para o ambiente, a poltrona Arcos da Lapa de Ramon Zancanaro, que faz uma alusão aos famosos Arcos do Rio de Janeiro, assim como a poltrona Nora com desenho de Larissa Diegoli, completam o ambiente intimista.
Originarias da collab entre o arquiteto Arthur Casas e a Quorum Home Design, e apresentadas no início de 2023, um par de mesas Tangran revestidas em camurça revelam um charme especial ao living. Na Área Intimida, Debeus optou por utilizar a cama Gica com desenho também de Arthur de Casas produzida com madeira e revestimento em tecido na cor ferrugem.
Os mobiliários personalizados da Evviva também estão presentes na CASACOR São Paulo, através de uma parceria da arquiteta Ticiane Lima com a Evviva Moema. Os 147m² distribuídos em sala, quarto, cozinha, banheiro e jardim são um convite a atmosfera de contemplação, bem-estar e tranquilidade, no loft (IN) “Terno”, que traz um ambiente atemporal que pudesse ser projetado para qualquer lugar no mundo. A madeira - matéria-prima que remete ao sentido de acolhimento e conforto - é um dos pontos altos do ambiente, presente no térreo e piso superior. Explorando o padrão Pau Ferro, que possui um desenho orgânico com muita personalidade, a Evviva utilizou este amadeirado em todo o mobiliário e painéis do living, cozinha e na área íntima do andar superior. Compondo os móveis planejados, o padrão escolhido para o interno dos móveis foi o Chumbo, tom cinza-escuro que harmoniza com a elegância do ambiente.
E as soluções têxteis não poderiam ficar de fora. A Maiori Casa, traz para a CASACOR São Paulo a atemporalidade, sofisticação e a singularidade dos seus produtos presentes em quatro ambientes da mostra – Cilene Lupi, Ticiane Lima, VillaVile Arquitetura e Carla Felippe. Destaque para o formato inovador do tapete desenhado por Cilene Lupi, que faz parte da nova coleção Struttura, que é inspirada na tradição, qualidade, elegância e vanguardismo da tecelagem italiana. Carla Felippi, que assina o projeto do restaurante MYK, denominado Casa em Mikonos, especificou quatro unidades de um dos lançamentos exclusivos da Maiori Casa – o modelo White Sand, da coleção Chunky. O termo, que no idioma hindi significa “forte”, destaca as características do produto que é composto de fibra reciclada de garrafa PET. O tapete traz fios densos e encorpados que criam uma textura ousada que desabrocha sob os pés, feito suéter.
O escritório VilaVille Arquitetura, das sócias Gabriela Vilarrubia e Fabiana Villegas, assina o projeto de outro restaurante da mostra, o Horta. Com uma arquitetura orgânica, clean e sofisticada, presente em todos os detalhes do projeto, as profissionais elegeram dois tapetes da coleção Rava. Por fim, a arquiteta Ticiane Lima elegeu um mix de soluções têxteis Maiori Casa, começando pelo tecido Wish, na tonalidade branco, que reveste a cabeceira da cama. Para os tapetes, a arquiteta escolheu o modelo Bege, da coleção Mantra. Totalmente artesanais, os tapetes dessa coleção apresentam motivos geométricos com padrões, intencionalmente, repetitivos e cores neutras, assim como o Yantra, no modelo Ivory, outro tapete lançado, exclusivamente, pela Maiori Casa na CASACOR e presente no projeto.
Na parte de objetos decorativos, quem está na mostra é a 6F Decorações, de Marcelo Felmanas. Algumas das peças exclusivas da importadora poderão ser vistas nos ambientes de Luiz Otávio Debeus, Paola Ribeiro, Brunete Fracarolli e Paulo Azevedo.
Sobre a CASACOR São Paulo
Sobre a CASACOR Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2023 chega à sua 36ª edição em São Paulo, com 17 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).
By Vanessa Loiola | Avesani
Imagens: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!