by Kamy e Bruno Moraes lançam tapete inspirado em cantiga de ninar indígena

 

Recursos de inteligência artificial ajudaram a criar desenhos, linhas e cores da peça, exposta no ambiente assinado pelo arquiteto na CASACOR São Paulo 2024

 

by Kamy e Bruno Moraes lançam tapete inspirado em cantiga de ninar indígena
by Kamy e Bruno Moraes lançam tapete inspirado em cantiga de ninar indígena

 

by Kamy e Bruno Moraes se unem para criar o tapete Ondas Sonoras 1 BKV, peça que traz como inspiração uma velha cantiga de ninar de origem tupi e atualmente exposta no ambiente do assinado pelo arquiteto na CASACOR São Paulo 2024.



Reaproveitando fragmentos têxteis, em uma aplicação prática do (re)uso de tapetes antigos, o processo criativo da peça utilizou ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para formar desenhos, linhas e cores.

 

 

Tapete Ondas Sonoras 1 BKV, criado por by Kamy e Bruno Moraes, reaproveita fragmentos de tapetes de viscose, lã e polipropileno | Foto: Studio by Kamy

 

 

Refletindo sobre o tema desta edição da mostra (“Do presente, o agora”), o arquiteto conecta passado, presente e futuro inspirado por influências indígenas, sobretudo musicais, ligando-as à arquitetura e decoração de interiores na atualidade.

 


“Nesse processo de pesquisa, eu lembrei de uma frase: ‘A arquitetura é a música congelada’, atribuída a Arthur Schopenhauer. São vertentes artísticas que sempre acabam se encontrando e, utilizando recursos de Inteligência Artificial (IA), transformamos uma música de ninar indígena bem antiga (Tenonderã – Caminho a Seguir Guarani) em vetores visuais”, explica Bruno, que lidera a equipe do escritório BMA Studio.

 

 

Tapete Ondas Sonoras 1 BKV, criado por by Kamy e Bruno Moraes, utilizou recursos de IA para transformar uma música de ninar indígena em vetores visuais | Foto: Studio by Kamy

 

 

Os vetores visuais – ondulações sonoras e cores – fornecidos pela IA foram modelados pela equipe do arquiteto em fragmentos, ajustando quais deles chegavam a uma harmonia não apenas na formação da peça, mas também com a paleta de cores utilizadas no ambiente.



Coube à by Kamy o desafio de tirar do papel a ideia trazida pelo BMA Studio. A expertise criativa e produtiva da marca não apenas cumpriu a tarefa, como endossa a conexão entre influências, culturas e gerações diferentes proposta pelo arquiteto ao desenvolver a peça com fragmentos de tapetes antigos.

 

 

Tapete Ondas Sonoras 1 BKV, criado por by Kamy e Bruno Moraes, harmoniza suas cores não apenas na própria peça, mas também com a paleta do ambiente | Foto: Studio by Kamy

 

 

Para criar o tapete Ondas Sonoras 1 BKV, os artesãos da by Kamy Verde imprimiram as ondulações do projeto em escala, estabelecendo a referência para guiar o corte e a costura de cada fragmento, assim como o acabamento ondulado das bordas.



Além da história por trás da sua criação, o tapete encanta os visitantes do ambiente assinado por Bruno Moraes pelo tamanho majestoso (5,47 x 5,60 m), preenchendo a área nobre do living com um gracioso jogo de cores, texturas, formas e densidades trazidos pelos fragmentos de lã, viscose e polipropileno.

 

 

Tapete Ondas Sonoras 1 BKV, criado por by Kamy e Bruno Moraes, encanta pela variedade de cores, formas, texturas e densidades em uma só peça | Foto: Studio by Kamy

 

 

Serviço


 
by Kamy na 37ª CASACOR São Paulo 2024

21 de maio a 28 de julho

Conjunto Nacional

Mezanino e Terraço Aberto

Avenida Paulista, 2073, Bela Vista, São Paulo-SP

Terças a Sábados, 12h – 20h

Domingos e Feriados, 11h – 19h

Ingressos e outras informações: clique aqui


 
by Kamy


 
www.bykamy.com.br

@bykamy

 

 

By Thiago Ienco | Denise Delalamo Comunicação

Imagens: Créditos Studio by Kamy

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor: