Brasil fica em 5º lugar na produção de colchões no mundo

Com receita líquida de 7,2 bilhões de reais, a estimativa é fechar o ano com um crescimento de 5,11% nesse indicador. O Brasil já responde por 40% do consumo de colchões na América Latina. Para 2025, a previsão é crescer mais de 6,5% e gerar R$ 7,67 bilhões em receita líquida, segundo relatório anual da Associação Brasileira da Indústria de Colchões (ABICOL).

Postado segunda-feira 13/01/2025 por Redação

Brasil fica em 5º lugar na produção de colchões no mundo
Brasil fica em 5º lugar na produção de colchões no mundo

 A Associação Brasileira da Indústria de Colchões (ABICOL), entidade que representa o setor colchoeiro no país, divulga o balanço anual do segmento. A associação estima que o setor deve fechar 2024 com uma receita líquida na ordem de R$ 7,2 bilhões, o que representa alta de 5,11% em comparação ao ano anterior, quando registrou R$ 6,85 bilhões. Na quantidade produzida, a elevação deve ser de 3,52% em relação a 2023, de 21,17 milhões para 21,91 milhões de unidades. Já as vendas de colchões devem superar 21,88 milhões de unidades, aumento de 3,89%, comparado com o mesmo período do ano passado, em que registrou 21,06 milhões de unidades.

 

Fonte: SIDRA - Banco de Tabelas Estatísticas do IBGE 

 

 

Para o próximo ano, a ABICOL prevê um crescimento superior a 6,5%, atingindo R$ 7,67 bilhões em receita líquida. O levantamento revela ainda que o Brasil é o quinto maior produtor de colchões do mundo e lidera o consumo de colchões na América Latina, representando 40% do volume total.

 

De acordo com Adriana Perini, diretora executiva da ABICOL, a alta nos custos de operação e a deflação nos preços no varejo, indicada pelo IPCA de novembro, chamam a atenção. "O setor enfrenta um período desafiador, principalmente, com a alta no preço dos insumos e nos custos da cadeia logística. Se ainda assim ocorre deflação, a vigilância de mercado assume um papel estratégico. Precisamos garantir que os produtos estão atendendo aos padrões obrigatórios de qualidade e conformidade para justificar o fechamento dessa conta. Nesse contexto, é fundamental que o consumidor se atente à procedência do colchão, que pode ser conferida pelo Selo de Identificação de Conformidade do Inmetro, entre outras pesquisas, como no site do Observatório do Colchão, por exemplo."

 

Ainda segundo Adriana, embora o mercado demonstre um cenário desafiador, a ABICOL acredita na capacidade do setor de se reinventar por meio da inovação e de regulamentação justa, que fortaleça as marcas nacionais e, dessa forma, permita o desenvolvimento sustentável do mercado. "Para isso, a ABICOL está empenhada em ampliar a visibilidade do setor, promovendo estudos sobre desempenho, suporte e a vida útil do colchão. Aliás, o Brasil é o único país no mundo a contar com regulamento compulsório que exige que os colchões sejam submetidos a testes em laboratório acreditado. Esses testes e outras análises obrigatórias verificam a conformidade em cerca de uma dezena de critérios antes que o produto possa ser comercializado no território nacional. Nosso compromisso é com a qualidade, a inovação, a sustentabilidade e, dessa forma, fortalecer todo o ecossistema colchoeiro", pontua Adriana.

 

Segundo o levantamento da ABICOL, de 2022 para 2024, o Brasil passou de 297 para 339 fábricas. O Sudeste concentra a maior parte delas (35,9%), seguido pela região Sul (24,55%), e depois pelo Nordeste (19,16%), Centro-Oeste (13,17%) e Norte (7,19%). O segmento gera cerca de 39 mil empregos diretos. De acordo com a entidade, colchões de espuma e mistos representam cerca de 50% do volume dos colchões produzidos no Brasil, os colchões de mola detêm 35% da produção e os demais tipos somam 15%. 

 

 

 

Ações ABICOL

Com o objetivo de fortalecer o mercado colchoeiro nacional, a ABICOL se dedica a promover um ambiente justo e competitivo, sustentado pelos pilares da inovação, da sustentabilidade e da qualidade dos colchões. No último ano, a ABICOL desenvolveu importantes ações de impacto para o setor. Destacaram-se as campanhas de combate à concorrência desleal, as premiações de boas práticas voltadas à sustentabilidade e o apoio ao desenvolvimento de pesquisas voltadas à qualidade e à inovação. Essas iniciativas não apenas fortaleceram a competitividade do setor, mas também reafirmaram o compromisso da ABICOL com a responsabilidade social e ambiental.

 

Para o próximo ano, a associação seguirá firme em seu propósito. A continuidade das ações de apoio e parcerias estratégicas com órgãos governamentais e entidades privadas será fundamental para fomentar a inovação e o desenvolvimento de uma indústria colchoeira mais sustentável. O foco estará na produção de colchões que contribuam para a redução da pegada de carbono, atendendo às crescentes demandas por práticas ESG e consumo responsável. Com essa visão, a ABICOL busca não apenas impulsionar o setor, mas também contribuir para um futuro mais sustentável e competitivo.

 

Sobre a ABICOL  

A Associação Brasileira da Indústria de Colchões (ABICOL) reúne fabricantes de colchões e fornecedores de insumos do setor colchoeiro. A ABICOL é a primeira entidade das indústrias de colchões instituída no país e considerada a mais representativa do setor em território nacional. Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do segmento, a associação promove ações focadas na inovação, na sustentabilidade e na excelência na qualidade dos colchões.

 

Com sede em São Paulo, a ABICOL reúne em seu quadro associativo as principais empresas do setor, responsáveis por mais de 70% da produção nacional de colchões. Atualmente, a presidência da associação é ocupada por Luciano Raduan Dias. Fundada em 2011 por Félix Raposo, seu primeiro presidente, a ABICOL tem uma trajetória marcada por lideranças de destaque. Ao longo dos anos, a presidência foi assumida por Luís Fernando Ferraz (gestão 2014-2016), Alexandre Prates Pereira (gestão 2017-2019), Rogério Soares Coelho (gestão 2020-2022) e Rodrigo Miguel de Melo (gestão 2023-2024), cada um deixando sua contribuição para o fortalecimento e crescimento do setor colchoeiro no Brasil.

 

By Agência Oribá

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