As práticas de ESG serão prioritárias na nova gestão da Associação Brasileira da Indústria de Colchões

Rodrigo Miguel de Melo, presidente eleito da ABICOL para o próximo biênio adianta em quais frentes a nova gestão atuará com mais afinco

Postado quinta-feira 17/11/2022 por Redação

As práticas de ESG serão prioritárias na nova gestão da Associação Brasileira da Indústria de Colchões
As práticas de ESG serão prioritárias na nova gestão da Associação Brasileira da Indústria de Colchões

A promoção de iniciativas voltadas ao ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) está entre as prioridades da agenda da nova gestão da Associação Brasileira da Indústria de Colchões (ABICOL). “Nós já realizamos muitas ações com base no conceito ESG, porém, compreendemos que o mercado colchoeiro precisa de aprimoramento nessas questões tão atuais e fundamentais. Precisamos aperfeiçoar nossa forma de comunicar esses valores ao consumidor final”, afirma Rodrigo Miguel de Melo, presidente recém-eleito da ABICOL (biênio 2023-2024).

 

Rodrigo, que é CEO do Grupo Plumatex, sediado em Anápolis, pertence à entidade desde a sua fundação e já compôs a diretoria em mandatos anteriores, relembra as importantes conquistas da ABICOL e se orgulha em ter contribuído para o crescimento do setor, dando ênfase à criação do Selo ABICOL, atribuído às marcas que comprovadamente mantém um sistema de boas práticas rastreável e que, além de oferecerem produtos dentro dos padrões estabelecidos em regulamentos e normas técnicas vigentes, desenvolvem ações que representam: Respeito ao Meio Ambiente, Padrões Sustentáveis de Desenvolvimento, Respeito ao Direito do Trabalhador, Práticas Leais de Concorrência e Combate ao Trabalho Infantil.

 

O presidente eleito ressalta que outro ponto importante que deverá ser visto com muito cuidado e atenção em sua gestão é a economia circular. “Devemos propor mais diálogos sobre este tema com o setor para que possamos buscar alternativas de tornarmos o nosso produto cada vez mais sustentável”, comenta.

 

O combate à fraude, uma das mais importantes iniciativas da ABICOL nas gestões recentes também está entre as principais pautas da nova gestão, que deverá reforçar suas ações nessa direção.

 

Nesta frente, a ABICOL conta com o apoio do Observatório do Colchão, instituição independente que trabalha para que os colchões ofertados no mercado brasileiro sejam sempre colchões seguros, conformes e sem apelos comerciais que induzam o consumidor de colchões ao erro.

 

O objetivo da instituição é apoiar o cumprimento e a disseminação dos regulamentos aplicáveis a colchões. Este trabalho consiste em monitorar as marcas que aparecem em manifestações. “Esse monitoramento se dá através da coleta de produtos, seguida da análise de ensaios realizados em laboratórios de terceira parte acreditados pela CGCRE/INMETRO. Caso esses produtos apresentem não conformidades, o fabricante é notificado e então o produto  passa a ser monitorado, através de ciclos de amostragem que respeitam as regras e sistemática do programa”, explica a Administradora, especialista em Engenharia de Produção, Cleriane Lopes Denipotti, responsável por avaliações do Observatório do Colchão.

 

O mecanismo utilizado para as denúncias (anônimas ou não) é o canal de denúncias no site do próprio observatório (https://observatoriodocolchao.com.br/).  “Vale ressaltar que a denúncia deve apresentar evidências anexadas”, enfatiza Cleriane.

 

Outro aspecto que deverá ser trabalhado durante esses próximos anos diz respeito à assistência técnica. “Esse é um ponto que precisamos tratar com extrema seriedade. É um aspecto que prejudica demais todas as empresas. Elas acabam sendo reféns de algumas situações em que muitas vezes não têm responsabilidade. Ex.: O consumidor faz a devolução do produto sem defeito de fabricação aparente, porém,  já tendo iniciado sua utilização.

O presidente ressalta, ainda, que a nova gestão estará vigilante e atuante nos assuntos que envolvam tributação no setor. “Vamos acompanhar a Reforma Tributária e, inclusive devemos opinar sempre que tivermos oportunidade”, ressalta.

 

Para estreitar o relacionamento com associações e entidades próximas ao setor colchoeiro, a nova gestão formou mais um comitê: o de Relações Institucionais. “Precisamos estreitar o diálogo com associações ligadas ao nosso setor, como Confederação Nacional da Indústria; Federações dos Estados; ABIT; ABMAD, ABIQUIM, para que elas entendam as nossas demandas e que possamos firmar novas parcerias”, adianta.

 

A cerimônia de posse da nova diretoria será realizada no próximo dia 18 de novembro, em Santa Catarina, ocasião em que se encerra a gestão de Rogério Soares Coelho, CEO da Orbhes Colchões, e demais membros da atual diretoria.

 

Sobre a ABICOL

A ABICOL é a primeira associação das indústrias de colchões instituída no país e se formou para agregar os fabricantes do setor em busca de fortalecer a relação com órgãos governamentais, estimular práticas sustentáveis e proporcionar oportunidades para o desenvolvimento do setor.

 

Com sede em São Paulo, a entidade que é a mais representativa do setor no Brasil, foi fundada em 2011 e teve Felix Raposo como seu fundador e primeiro presidente, o qual capitaneou a entidade por 2 anos, tendo sido sucedido por Luís Fernando Ferraz nos anos de 2014, 2015 e 2016. Do o início de 2017 ao final de 2019 a associação esteve sob o comando de  Alexandre Prates Pereira, sendo que desde o final da gestão de Prates, tem em sua presidência Rogério Soares Coelho.

 

Atualmente, a entidade reúne em seu quadro associativo as empresas que juntas são responsáveis por cerca de 70% da produção nacional de colchões.

 

Site: www.abicol.org

 

Imagem: Sol Andreassa | Mega Moveleiros

By Luciana Tierno

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor: