Artigo aborda o que é necessário para os arquitetos liderarem o futuro na criação de projetos

 

Por Sérgio Santos, cofundador e Chief AI Officer da Redraw

 

Artigo aborda o que é necessário para os arquitetos liderarem o futuro na criação de projetos
Artigo aborda o que é necessário para os arquitetos liderarem o futuro na criação de projetos

 

A arquitetura é uma das formas mais tangíveis de arte e expressão humana. Ao longo dos séculos, arquitetos têm construído estruturas que refletem a cultura, a estética e as necessidades da sociedade. No entanto, o processo de criação de projetos sempre foi um desafio complexo, exigindo uma combinação de criatividade e conhecimento técnico.

 

 

Mas e se houvesse uma maneira de aprimorar esses processos, permitindo que arquitetos e designers explorassem suas ideias de maneiras nunca antes imaginadas? Hoje, essa solução é comprovada pela inteligência artificial (IA), que entra em cena para empoderar os arquitetos frente à concorrência no mercado.

 

 

Nos últimos anos, a IA tem se mostrado uma ferramenta poderosa em várias áreas, desde a medicina até a indústria automobilística. Em 2022, por exemplo, a Deloitte apontou que, entre 501 empresas brasileiras entrevistadas, 20% já usam inteligência artificial e 70% pretendem investir na tecnologia, estimada em aumentar o PIB em até US$ 15,7 trilhões, até 2030.

 

 

Em paralelo, segundo pesquisa do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), em parceria com o Instituto Datafolha, o mercado de Arquitetura e Urbanismo cresceu mais de 40% entre 2015 e 2022, com alta de quase 20% na demanda nos últimos anos.

 

 

Portanto, se a contratação de serviços de arquitetura é cada vez maior, e empresas de diversos setores já acreditam no potencial da inteligência artificial para impulsionar seus negócios, não deve demorar muito para que os arquitetos também aprendam a aproveitar essa tecnologia para inovar, competir e dominar o futuro da criação de projetos, a começar por novas possibilidades de design, otimização de processos e criação de ambientes mais funcionais e sustentáveis.

 

 

Mas como, exatamente, a IA está transformando a arquitetura?

 

 

A visualização de projetos é a aplicação mais revolucionária da inteligência artificial no setor. Tradicionalmente, os arquitetos dependem de programas de renderização para criar imagens realistas que, mesmo com um gasto significativo de tempo e esforço, dificilmente captam as nuances de um espaço. Mas, com a IA, os profissionais podem usar algoritmos para expandir e aprimorar a renderização automática de imagens, resultando em representações visuais precisas e detalhadas.

 

 

Além disso, a geração de projetos também é uma aplicação muito popular, pois permite que os arquitetos deem vida a suas ideias por sistemas de IA generativa que, em questões de segundos, obtêm insights e opções inéditas de design para as preferências de cada projeto. Imagine a satisfação dos clientes ao ter acesso a modelos de arquitetura adaptados às suas necessidades, com a oportunidade de pré-visualizar a iluminação natural, os estilos de móveis, o movimento de pessoas e a organização de objetos, antes mesmo de seu ambiente ser construído?

 

 

Isso só é possível graças aos algoritmos da IA, com a sua capacidade de criar ambientes virtuais interativos dos rascunhos aos modelos 3D, garantindo que todas as decisões de design sejam tomadas com base na avaliação completa do ambiente.

 

 

Personalização, flexibilidade e interação são apenas alguns exemplos de benefícios que a arquitetura pode ganhar abraçando a tecnologia para acelerar os seus processos de criação. Até porque, à medida que o setor continua a evoluir e a ocupar espaços inusitados, investir em sistemas e recursos inteligentes é a nova solução para aqueles arquitetos que querem se mostrar dispostos a cada demanda, que só tende a crescer.

 

 

E a inteligência artificial é a ferramenta essencial para a integração entre a criatividade humana e a automação de tarefas, proporcionando novas maneiras de visualizar projetos, aprimorar a experiência de clientes, aumentar a produtividade e impulsionar a inovação, a sustentabilidade e eficiência em toda a indústria.

 

 

Sobre a Redraw:

 

 

Fundada em 2023, a Redraw é o primeiro SaaS brasileiro que utiliza inteligência artificial para gerar, personalizar e renderizar projetos de arquitetura e engenharia. Desde a sua criação, a empresa já conta com mais de 2,4 mil usuários em sua plataforma e tem como objetivo aprimorar o processo de operação para que profissionais e entusiastas da área obtenham resultados de alta qualidade em tempo recorde, impulsionando eficiência no setor. Site: https://redraw.pro/

 

 

By Ana Krauss | Mention

Imagem Principal: Ilustrativa

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor: