Artecola investe em estratégia inovadora de transformação e define sua Cultura Meta
Processo vem sendo trabalhado há meses nos seis países em que a empresa mantém unidades e teve início com um diagnóstico orientado por consultoria internacional.
A Artecola Química deu um novo e importante passo em seu processo de transformação cultural. Depois de etapas de diagnóstico, análises e validação de informações, o desenho de sua Cultura Meta foi finalizado e apresentado a todos os colaboradores, das nove unidades que operam em seis países. A estratégia de investir no Capital Cultural da empresa é destaca pelo Presidente Executivo, Eduardo Kunst, como um movimento diferenciado. "Temos trabalhado há alguns anos em planejamento e ações para projetar a Artecola do futuro. Identificamos que a Cultura é o principal valor nessa construção e implantamos um processo inovador para definir o perfil desejado. Assim, em um processo de cocriação com toda nossa equipe, construímos nossa Cultura Meta", afirma o empresário.
O diagnóstico inicial foi realizado a partir de uma pesquisa com todos os colaboradores, aplicada com o apoio de uma consultoria internacional. Cada pessoa avaliou como via seus próprios valores, os valores da empresa naquele momento e os valores desejáveis para a companhia, em sete aspectos. Entre eles, o desenvolvimento sustentável e a excelência operacional. "A partir desse diagnóstico, passamos a trabalhar na construção da Cultura desejada. Com a participação de todos, iniciamos um processo de profunda transformação que ainda é pouco aplicado nas empresas, o que o torna pioneiro e inovador", enfatiza o Presidente.
Em 2024, depois de definida a Cultura Meta Artecola, houve um momento prévio de preparação das lideranças, dentro da metodologia de exemplo a partir das lideranças. O resultado do diagnóstico e a Cultura desejada foram então apresentados a todas as equipes. "A Cultura Meta alinha o senso de direção e propósito, orientando os esforços de toda a empresa. Agora vamos fortalecer em nossas múltiplas operações a construção de uma jornada rumo à cultura unificada, integrada e alinhada que buscamos entre todas as unidades. Para chegarmos a uma só Artecola, a Artecola Multilatina em sua essência", resume Kunst. São esperadas melhorias tangíveis no desempenho de líderes, equipes e de toda a organização.
A CULTURA META - Com base no diagnóstico e avaliações, a Visão da empresa foi aperfeiçoada: Ser o melhor aliado de negócios em adesivos e laminados termomoldáveis da América Latina, promovendo o desenvolvimento sustentável da região. Já a expressão Unimos o que junto tem mais valor do que separado passou a significar o Propósito da companhia. "Temos as lideranças promovendo nossa Cultura Meta com seu exemplo, e todos os colaboradores promovendo essa jornada, fazendo sua parte para termos uma Artecola melhor a cada dia, mais sustentável e onde as pessoas cresçam junto com a empresa", diz o executivo.
Quatro pilares, ou Valores, foram definidos como base para o novo desafio: Melhoria Contínua, Excelência Operacional, Marcar a Diferença e Desenvolvimento Sustentável. Eles estão conectados à Missão da Artecola, que foi revisada e redesenhada: Desenvolvemos, fabricamos e fornecemos soluções em adesivos e laminados termomoldáveis para clientes industriais, redes de distribuição comercial e usuários finais. "Estas mudanças reforçam a compreensão sobre o que fazemos, por que e para quem. Com a Meta Cultura Artecola, não apenas estas questões ficam respondidas, como todos sabem a forma de ação para seguirmos em desenvolvimento", enfatiza o Presidente Executivo.
A ARTECOLA - Aos 76 anos, a Artecola se insere no grupo de menos de 0,5% das empresas brasileiras (dados do IBGE) que alcançam essa maturidade. Conta com três áreas de negócios - Indústria, Varejo e Extrusão – e nove unidades, no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru. Produz soluções adesivas e chapas termomoldáveis sustentáveis para uso industrial, profissional ou doméstico. Está presente em diferentes setores: calçadista, moveleiro, automotivo, embalagem, gráfico, construção civil e agrobusiness. Atua em 18 países, gerando cerca de 700 empregos diretos. Mais informações sobre a Artecola e suas linhas de produtos Afix podem ser obtidas em www.artecolaquimica.com.br.
By Adriane Costa
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!