Artecola investe em diversidade e inclusão com lançamento do Programa Somos Muitos

Iniciativa alinhada aos ODSs busca ampliar o debate e melhorar as práticas da empresa em cinco áreas: Mulheres, Voluntariado, PCD, Etnia e LGBTQIA+.

Postado segunda-feira 22/08/2022 por Redação

Artecola investe em diversidade e inclusão com lançamento do Programa Somos Muitos
Artecola investe em diversidade e inclusão com lançamento do Programa Somos Muitos

A diversidade e a inclusão estão no foco do Programa Somos Muitos, que acaba de ser lançado no Brasil pela Artecola. A apresentação ocorreu na Matriz, em Campo Bom/RS, com transmissão simultânea para unidades de Caxias do Sul/RS e Tatuí/SP. O objetivo é valorizar a pluralidade, a igualdade e a inclusão. “O programa tem relação direta com nosso novo posicionamento de marca. As múltiplas culturas são um dos grandes diferenciais da Artecola Multilatina”, destaca o Presidente Executivo, Eduardo Kunst.

 

O programa recém lançado será um piloto, com aplicação no Brasil. Está alinhado a três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) preconizados pela ONU (Organização das Nações Unidas) para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. O Somos Muitos contempla os ODSs de número 5 - Igualdade de Gênero, 8 -- Trabalho Decente e Crescimento Econômico e 10 -- Redução das Desigualdades.

 

As frentes de ação envolvem cinco áreas: Mulheres, Voluntariado, PCD, Etnia e LGBTQIA+. A proposta é garantir, cada vez mais, igualdade de desenvolvimento, oportunidades sem distinção de gênero e orientação sexual, sustentabilidade social, acessibilidade, representatividade racial e um ambiente seguro e respeitoso para todos. “Nós temos uma herança histórica de preconceitos e um papel muito importante na mudança. Por isso, precisamos trabalhar pela pluralidade de ideias e ações. É muito bom poder trabalhar com um grupo plural e diverso”, enfatiza o Country Manager no Brasil, Eduardo Gonçalves.

 

Para 2023, depois de avaliadas as primeiras ações, a iniciativa deve se desdobrar para a Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru, onde a Artecola mantém operações industriais. “É um programa que não tem a pretensão de ser perfeito, mas que delimita o começo de uma transformação. Ele será melhorado a cada dia, à medida em que o executamos”, ressalta o Presidente.

 

LOGOMARCA - A logomarca do Programa Somos Muitos foi desenvolvida para expressar com exatidão os temas da inclusão e da diversidade. “Cada cor representa um pilar do programa, o que valoriza as diferenças. E os cinco pilares juntos compõem uma grande estrela em movimento. O significado é a inclusão e a transformação constante a partir da programa”, diz Jairo Korndoerfer, Gerente de Marketing. O slogan complementa a ideia: Nossa química é diversa.

 

A Coordenadora de Desenvolvimento Humano, Rosália Pereira, apresentou aos colaboradores as fundamentações do programa. Uma pesquisa interna mapeou percepções da equipe sobre as áreas a serem trabalhadas. “Queremos melhorar nossos indicadores mas, acima de tudo, evoluir em diversidade e inclusão. Nesse primeiro momento, estamos convidando todos para que se inscreveram na área que mais lhe chama atenção. A partir daí, formaremos comitês para definir os primeiros projetos a serem desenvolvidos, dentro o propósito de ampliar a diversidade e a inclusão na Artecola”, afirma Rosália.

 

RELATÓRIO - Recentemente a Artecola lançou seu Relatório de Sustentabilidade 2021. A publicação divulga de forma transparente o desempenho ESG da empresa, alinhado com os 17 ODSs e com os 10 princípios do Pacto Global. O relatório pode ser acessado no site da empresa, na aba sustentabilidade.

 

A EMPRESA - Com 74 anos, a Artecola se insere no grupo de menos de 0,5% das empresas brasileiras (dados do IBGE) que alcançam essa maturidade. Na atual estrutura, conta com três áreas de negócios - Indústria, Consumo e Extrusão -- com um total de nove plantas produtivas, no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru. A empresa produz adesivos, selantes e laminados termoplásticos para uso industrial, profissional ou doméstico em diferentes setores: calçadista, moveleiro, automotivo, embalagem, gráfico, construção civil e agrobusiness.

 

 

By Adriane Costa 

Imagem: divulgação

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!