Arquitetura e sonorização se aliam e transformam o consumo audiovisual nos lares brasileiros
Soluções de sonorização integradas a dispositivos de iluminação e vídeo vem ganhando espaço por elevarem a experiência de consumo de áudio e vídeo nos lares brasileiros
Postado quarta-feira 02/08/2023 por Redação
O hábito dos brasileiros pós-pandemia inclui mudanças na relação das pessoas com suas residências — por conta do modelo de “home office”, preferência ou costume, é fato que as pessoas estão mais caseiras. E essa maior permanência dentro de casa faz crescer a busca de tecnologias que deixem o lar mais aconchegante e atrativo. Uma tendência é o aumento de soluções de automação residencial e projetos arquitetônicos com sistemas de som, iluminação e vídeo personalizados, tornando a sonorização de ambientes parte do checklist de arquitetos e designers e pedido crescente entre os consumidores.
O mercado de sonorização de ambientes deve crescer em média 5,07% de 2023 até 2030 no mundo, conforme estimativas da Verified Market Research, líder em pesquisas de mercado. O segmento, que em 2022 foi avaliado em US$ 1,46 bilhão, deve movimentar US$ 2,27 bilhões anuais em até sete anos.
Esse crescimento está ligado à experiência provocada por sistemas de som embutidos em projetos de arquitetura, que ampliam as conexões emocionais entre espaços físicos e pessoas através da música. No Brasil, modernos equipamentos e projetos de sonorização personalizados para diferentes ambientes, como residências e empreendimentos comerciais, já estão disponíveis a preços mais acessíveis e com qualidade e tecnologia de ponta, facilitando essa ascensão.
Ganham espaços caixas de som, amplificadores, subwoofers de chão e de teto compostos por wi-fi e bluetooth, que garantem integração com sistemas inteligentes, e convergem com a arquitetura por meio de design inovadores, sofisticados e discretos, com ampla qualidade acústica. Em imóveis de alto padrão, por exemplo, esses produtos são indispensáveis para salas de TV e cinema, espaços integrados como quartos e banheiros, além de espaços gourmet e de festas, que exigem sistemas mais potentes.
A indústria Frahm, líder em projetos de sonorização de ambientes e equipamentos de som no Brasil, reforça a tese ao firmar parceria com diferentes escritórios de arquitetura no país. Conforme Hamilton Ramos, técnico de produto da Frahm, esse movimento se deve ao valor agregado pelos projetos de sonorização em uma construção.
“Esses sistemas não são complexos, não são caros, e não ultrapassam 15% do valor total de uma obra. Hoje, um projeto relevante de som para um cômodo como quarto ou sala, demanda um investimento na faixa dos três a cinco mil reais, a depender da potência do produto. Para quem busca integrar o ambiente de forma inteligente, com conforto e tecnologia, é um valor interessante e capaz de entregar muita qualidade sonora para a residência”, aponta.
Parcerias garantem projetos mais qualificados
Na mostra CASACOR 2023, de Balneário Camboriú,realizada entre os meses de junho e julho, dos 27 ambientes montados na mostra imobiliária, cinco deles foram equipados com projetos de sonorização automatizados e integrados à iluminação e outros dispositivos da Frahm.
Andressa Furman, coordenadora de Marketing da Frahm, destaca que os projetos foram desenvolvidos em parceria com arquitetos e designers de interiores que trabalham principalmente em empreendimentos no Litoral Catarinense, área de referência imobiliária que contempla quatro das dez cidades com o metro quadrado mais valorizado no Brasil.
“Buscamos estimular e fortalecer nosso relacionamento com os profissionais do segmento, porque acreditamos que integrar a sonorização e os projetos de arquitetura traz impactos emocionais e sensoriais para os moradores de forma única, proporcionando experiências diversas e levando mais vida para diferentes ambientes”, destaca.
A arquiteta Bia Kestering, que atende empreendimentos residenciais dentro e fora do país, sobretudo na região do Alto Vale do Itajaí, é uma das profissionais que, para gerar um projeto assertivo e eficiente, compatibiliza as especificações dos projetos arquitetônicos com equipes especializadas em sonorização Frahm. “Dessa maneira, conseguimos trazer soluções mais práticas e com custo-benefício para a demanda”, explica.
Conforme a arquiteta, a sonorização se tornou uma necessidade, e pede pela versatilidade. Isso porque o desejo dos clientes é que eles possam criar cenários onde possam ter um som para receber amigos, mas também para ter tranquilidade em dias rotineiros. Esta demanda é um dos principais exemplos da importância de convergir os projetos de sonorização e arquitetura.
“A automação hoje é o que proporciona mais praticidade para as pessoas. Elas podem preparar o som e clima do ambiente antes mesmo de chegar em casa, promovendo uma experiência ao entrar em seu lar. Também é importante colocar as caixas de forma discreta nos espaços, então este projeto de sonorização deve ser especificado já no início do projeto”, salienta.
Fabiana Werner, arquiteta e sócia da Casa de Areia Interiores, atuante no Litoral Norte de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, é outra profissional que corrobora com essa tendência de mercado. “Cada vez mais os clientes desejam ter seus ambientes sonorizados, com qualidade e eficiência, e já perceberam que o custo que envolve essa questão é muito fácil de ser incorporado ao projeto. Com isso, projetamos esses ambientes integrando a sonorização em pontos estratégicos, o que transforma a experiência vivida em cada espaço”, justifica.
By Luan Martendal | Pr.comuniquese1
Imagem: Divulgação
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!