Arquitetos Voluntários: Curadores de Sustentabilidade na Mostra Glass
Associação também projetou um ambiente para estimular os sentidos dos visitantes e promover a reflexão sobre o trabalho realizado com foco na reutilização de materiais
Postado sexta-feira 29/11/2024 por Redação
Categorias: Design Arquitetura Arquitetura & Design
Responsáveis pela curadoria de sustentabilidade da sexta edição da Mostra Glass, os Arquitetos Voluntários desenvolveram guias específicos para os participantes aplicarem nos 27 espaços projetados na exposição. O evento, que ocorrerá de 24 de outubro a 15 de dezembro no centro de Novo Hamburgo, coloca a sustentabilidade no centro dos debates, em um local icônico com 16 mil m² de terreno arborizado e 2 mil m² de área construída. Com base no Manifesto Sustentável, as diretrizes estabelecidas pelos Arquitetos Voluntários abrangem a montagem dos espaços, gestão de resíduos, eficiência dos sistemas hidráulicos e elétricos, paisagismo sustentável, além de comunicação e conscientização ambiental.
"O principal objetivo da curadoria é aproximar os arquitetos de formas práticas e eficazes de sustentabilidade, desmitificando as boas práticas com foco especial na gestão de resíduos", afirma Camila Schmidt, coordenadora do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração dos guias. Os pré-requisitos e requisitos são baseados em manuais nacionais e internacionais de Certificação Ambiental de Edificações, formatados para aplicação em mostras de arquitetura. "Nas diretrizes de paisagismo, incentivamos o uso de espécies nativas do estado em que ocorre o evento", complementa Camila.
Espaço Arquitetos Voluntários
Entre os 27 ambientes da Mostra Glass, o Espaço Arquitetos Voluntários se destaca como uma instalação interativa que reflete sobre a catástrofe climática de maio. A expografia sensorial envolve arte sonora, visual, texturas e aromas, estimulando os sentidos dos visitantes e convidando-os a refletir sobre a sustentabilidade e o impacto das ações da associação desde sua fundação durante a pandemia até os dias atuais. A exposição ressignifica a experiência da enchente, utilizando cores e elementos que simbolizam a dualidade entre o desastre e a reconstrução. Predominam as cores preto e branco, com toques de vermelho que reforçam a união e o esforço coletivo. Todos os materiais utilizados foram projetados para reutilização, alinhados às premissas sustentáveis da associação. O mobiliário urbano e os revestimentos, por exemplo, serão posteriormente destinados a creches afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
O espaço também conta com obras de arte e fotografias criadas a partir de resíduos da construção civil, desenvolvidas por seis artistas convidados. "Com uma experiência sensorial única, o Espaço Arquitetos Voluntários transforma a reutilização de materiais em uma mensagem poderosa de reconstrução e esperança", ressalta Bianca Russo, diretora de operações dos Arquitetos Voluntários.
Gestão Inteligente de Resíduos
A gestão de resíduos é uma prioridade na Mostra Glass, com arquitetos, designers e paisagistas aplicando critérios sustentáveis em seus projetos. Uma central de resíduos foi instalada para o descarte de materiais como concreto, madeira, metal e plástico. A pesagem dos materiais, monitorada pela plataforma "Meu Resíduo", permitirá avaliar quem produziu e reutilizou mais resíduos. O profissional com a maior pontuação em práticas sustentáveis será destacado na revista Casa e Jardim, promovendo as ações implementadas no evento.
By CORE COMUNICAÇÃO & RELACIONAMENTO
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!