Arquiteto Leonardo Simões estreia na CASACOR/SC com história de uma cidade submersa

Ambiente Pertencimento tem imagens e objetos resgatados de Villa Epecuén, Argentina 

Postado quinta-feira 21/11/2024 por Redação

Arquiteto Leonardo Simões estreia na CASACOR/SC com história de uma cidade submersa
Arquiteto Leonardo Simões estreia na CASACOR/SC com história de uma cidade submersa
Ambiente Pertencimento de Leonardo Simões na CASACOR/SC 2024 Florianópolis - Foto/Bruna Mateus

 

Uma das tendências do décor é o planejamento dos ambientes a partir de obras de arte e objetos que contam uma história. E foi com base nessa ideia que o arquiteto Leonardo Simões fez sua estreia em CASACOR, com o espaço Pertencimento, uma sala de estar na mostra de Florianópolis. O evento está em cartaz até domingo, 24, no antigo Hotel Maria do Mar e dará espaço para a obra do D'Season residencial Club, do parceiro local da mostra, Dimas Construções.

 

O teto representa a água, as paredes sugerem as ruínas, e uma paleta neutra com detalhes em madeira e iluminação acolhedora cria um espaço para relaxamento e reflexão - Foto/Lio Simas

 

O espaço Pertencimento é inspirado na história de Villa Epecuén, na Argentina. Esta cidade ficou submersa por 20 anos após o rompimento de uma barragem, e seus habitantes foram forçados a abandonar suas casas. "A ideia de pertencimento aqui reflete o sentimento de fazer parte de algo maior — seja um grupo, uma comunidade ou uma família —, sendo valorizado e acolhido", conta o arquiteto.

 

Na narrativa, o sentimento de pertencimento foi interrompido na vida dos moradores de Epecuén, que puderam retornar ao lar apenas 25 anos depois, quando as águas finalmente recuaram. "O projeto reflete essa história: o teto representa a água, as paredes sugerem as ruínas, e uma paleta neutra com detalhes em madeira e iluminação acolhedora cria um espaço para relaxamento e reflexão. A ideia é que os visitantes possam se conectar com essa experiência dos moradores por meio dos objetos e quadros", diz Simões.

 

"Cartografia do Ausente"

 

Décor é inspirado em objetos perdidos na cidade submersa - Foto/Amanda Loch

 

Para ilustrar a história, o profissional convidou a artista Amanda Loch, que realizou a mostra "Cartografia do Ausente" criando e inspirando-se nos objetos perdidos na cidade submersa. Ela considera-se uma colecionadora de memórias perdidas e tem interesse em recolher, juntar e refletir sobre o descarte de imagens, objetos, sucatas e fragmentos da natureza. Seu processo de criação se articula no diálogo que estabelece entre suas fotografias e a sobrevida de restos de experiências suas e alheias, que guarda dos seus garimpos em acervos familiares, ferros-velhos, sebos, viagens etc.

 

Obra que faz parte da mostra "Cartografia do Ausente", de Amanda Loch - Foto/Roickphotoarq

 

O trabalho da artista permeia o ambiente Pertencimento. "Sua pesquisa poética acontece na sobreposição entre a representação fotográfica da Villa Epecuén, a cerca de 500 km de Buenos Aires, e elementos esquecidos no mundo. As imagens da cidade que ficou submersa por 20 anos em decorrência de um rompimento de barragem, ganham o afeto da experiência e do olhar da autora, e intensificam-se como linguagem quando incorporados a elementos que carregam outras reminiscências. E quando encontra o nosso olhar, 'Cartografia do Ausente' nos convida a consultar nossas próprias recordações", afirma Lucila Horn, curadora da mostra. 

 

De presente, o agora

Na tradução do tema de 2024, "De presente, o agora", os profissionais investigam a ancestralidade e chamam à reflexão sobre as possibilidades de futuro, diante do cenário atual do planeta, com a emergência climática e as questões que envolvem os eixos social, ambiental e econômico da sustentabilidade. 

 

O tema está impresso nos traços, materiais, objetos e mensagens dos ambientes. Com grande movimentação do mercado local, a CASACOR mostra mais uma vez sua importância e por que a marca é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores, paisagismo e arte das Américas. 

 

SERVIÇO:
O quê: CASACOR / SANTA CATARINA - Florianópolis
Quando: De 29 de setembro a 24 de novembro
Horários: De terça a sábado, das 13h às 21h. Domingos e feriados, 13h às 19h. 
Onde: D/Season Residence Club, bairro João Paulo (Antigo Hotel Maria do Mar) Rodovia João Paulo, 2285 - Florianópolis - SC, 88030-415.
Leia mais em: https://casacor.abril.com.br/mostras/santa-catarina/
Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/florianopolis-2024
Valores dos ingressos: R$ 90 – Inteira / R$ 45 – Meia 

 

By Alessandra Cavalheiro

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

​Conheça nossos ​portais, revistas e eventos​!