ApexBrasil apresentará 53 peças inspiradas na árvore amazônica Coccoloba no Fuorisalone, Milão

 

Participação de designers e indústrias brasileiras do mobiliário é liderada pela ApexBrasil junto da Abimóvel. A parceria, via projeto Brazilian Furniture, também viabiliza a presença de empresas brasileiras no Salone del Mobile܂Milano. Os eventos acontecem no marco da Semana de Design de Milão, o maior evento mundial do setor

 

ApexBrasil apresentará 53 peças inspiradas na árvore amazônica Coccoloba no Fuorisalone, Milão
ApexBrasil apresentará 53 peças inspiradas na árvore amazônica Coccoloba no Fuorisalone, Milão

 

Mais uma vez, o melhor do design brasileiro contemporâneo vai desembarcar na Itália para o Fuorisalone 2024, no marco da prestigiosa Salone del Mobile.Milano, na Itália. Entre os dias 15 e 28 de abril, sob a curadoria de Bruno Simões, 53 peças inéditas de designers, estúdios independentes e indústrias do mobiliário e decoração de todo o Brasil estarão acomodadas na mostra INTERNI Cross Vision, no espaço Loggiato Ovest (Western Lodge) da Università degli studi di Milano.

 

 

A participação é liderada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), que executa junto da Agência o projeto setorial Brazilian Furniture, e com o apoio do consulado-geral do Brasil em Milão. Este ano, a árvore Coccoloba empresta seu nome à exposição, com peças que aludem à resiliência característica da planta amazônica e do próprio design brasileiro, que vem se tornando cada vez mais conhecido pelos altos padrões de sofisticação, inovação e sustentabilidade.

 

 

"A Coccoloba tem tudo a ver com a brasilidade. Suas folhagens imensas remetem ao gigantismo do nosso país, enquanto o seu processo peculiar de fotossíntese lembra a nossa capacidade de adaptação e superação de adversidades. Então, essa planta no coração da Amazônia brasileira vai ser o centro das atenções naquela que é chamada por muitos de capital mundial do design”, celebra o diretor de Gestão Corporativa da Agência, Floriano Pesaro, que estará presente na Semana de Design de Milão.

 

 

Para Pesaro, essa participação reforça a relevância do setor moveleiro no comércio internacional, levando em conta que o Brasil é hoje o 6º maior produtor mundial de móveis e o 28º maior exportador. “Mais uma vez, em sintonia com as determinações do presidente da ApexBrasil Jorge Viana, vamos mostrar aos principais players mundiais do setor a excelência da nossa produção moveleira, que sabe aliar produção e preservação em altíssimo nível", complementa o diretor da Agência.

 

 

As 53 peças vêm de todas as regiões brasileiras, com diferentes formas, técnicas e materiais. Há luminárias e lâmpadas; cadeiras; banquetas e bancos; poltronas; mesas de canto; tapetes; colunas e objetos de decoração no geral. Entre os materiais utilizados pelos designers, estão papel, ferro, madeira, couro, bronze, vidro, cerâmica, plástico, porcelana, aço, alumínio, e rochas ornamentais como mármore, além de algodão, palha e tecidos. No conjunto, oferecem uma mostra da imensa biodiversidade brasileira e convocam à corresponsabilização de todos na busca por processos produtivos mais eficientes e sustentáveis (acesse o catálogo da mostra).

 

 

A Università degli studi di Milano acolherá também uma exposição do setor de rochas ornamentais brasileiras, por meio do projeto setorial It’s Natural – Brazilian Natural Stone, fruto da parceria em entre ApexBrasil e o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas). Nomeada Giardino di Pietra e assinada pela arquiteta Vivian Coser, a mostra vai criar um espaço com cinco tipos de rochas naturais brasileiras, promovendo a geodiversidade nacional e suas diferentes possibilidades de aplicação. O objetivo é destacar a natureza como fonte primária de inspiração, tendo a figura da flor como símbolo de leveza, renovação e evolução. Por sua vez, as rochas serão apresentadas como elementos elegantes, duráveis e singulares. Participam da mostra as empresas Decolores, Thor, Pedra do frade e Bramagram.

 

 

Da Amazônia a Milão

 

 

O respeito à matéria-prima foi um aspecto determinante na seleção das peças da mostra Coccoloba, além da versatilidade evocada pela própria planta. "Sua eficiência na produção energética, na sua sobrevivência, advém de um enorme desafio e uma solução inovadora à altura. Não poderia ser um paralelo melhor ao momento que vivemos - a interdisciplinaridade é fundamental aos avanços científicos e tecnológicos; ao respeito pelos recursos e materiais; à maior sincronicidade com o meio ambiente em pleno antropoceno. Tudo isso é design!", explica Simões sobre o conceito da exposição.

 

 

Descoberta em 1982 pelo botânico brasileiro Carlos Alberto Cid Ferreira, a Coccoloba é comumente encontrada na bacia do Rio Madeira, na Amazônia brasileira, e suas folhas - que podem chegar a 2,50m de comprimento por 1,44m de largura - já lhe garantiram um recorde mundial no Guiness Book. A planta tem altura relativamente baixa, de até 15 metros, o que reduz seu contato com a luz em meio à densidade da floresta tropical. Por isso, a árvore desenvolveu a capacidade de armazenar energia ao longo do dia e realizar a fotossíntese durante a noite – o que faz dela, nas palavras do curador Bruno Simões, “um manifesto do design brasileiro, de resiliência e originalidade".

 

 

Para além da curadoria das peças, a disposição e ambientação da mostra igualmente se inspiram na Coccoloba. Assinado pelo escritório de arquitetura Estojo, o desenho da exposição ao longo do Cortile d’Onore se articula de maneira sinuosa e lúdica, com desníveis inspirados nas próprias curvas do rio Madeira. As formas curvilíneas também homenageiam outro ícone da brasilidade: o paisagista Roberto Burle Marx, cujos projetos aliaram com maestria a investigação botânica, a racionalidade moderna e a expressão da arte. Já as escadas laterais do hall de entrada da universidade, que dão acesso à mostra, receberão uma instalação imersiva ligada à importância da água e da luz na fotossíntese.

 

 

Confira os designers e estúdios brasileiros selecionados para o Fuorisalone em 2024: Adriana Yazbek; am.o Atelier; Aristeu Pires; Assimply Studio; Ateliê Chico Margarita; Ateliê Julia Krantz; Ateliê Nicole e Luiza Toldi; Atelier – R; Atelier Bruno De Lazzari; Breton; Breve; by Kamy; Cabanna Móveis; Caboco; Castelli; CF Rochas e Robótica; Corbelli; Érico Gondim Studio; Estúdio Carmine; Estúdio Eduardo Trevisan; Estúdio Galho; Estudio Mezas; e Estúdio Sabá.

 

 

Também foram selecionados F.studio; Fabio Melo Design; Francis Petrucci Design; Gabriel Freitas; Giacomo Tomazzi Studio; Guá Arquitetura; Hostins-Borges; Labmobili; Leandro Garcia; Lebrock; Leo Ferreiro; Linda Martins Design; Lovato; Mestre Artesao; Natalia Scarpati; OBJ estúdio; Oiamo; Ovni Company; Paola Vilas; Papelaria; Paulo Goldstein Studio; Più Mobile; Plataforma 4; Ronega; Studio Lucas Caramés; Studio Alfaia; Suka Braga; Tavinho Camerino Designer; Tunico Lages; e Via Star.

 

 

iSaloni 2024

 

 

A parceria da ApexBrasil com a Abimóvel também será destaque em outro evento que integra a Semana de Milão 2024, o maior de sua programação: a 62ª edição do Salone del Mobile.Milano, o iSaloni, entre os dias 16 e 21 de abril. O projeto setorial Brazilian Furniture levará ao evento, dentro dos pavilhões do i.Saloni, uma significativa delegação de indústrias e designers brasileiros, que se destacam por trabalhos criativos, sustentáveis e inovadores. São esperados compradores de cerca de 200 países, que terão a chance de conhecer a sofisticação e o prestígio do móvel brasileiro.

 

 

Nove empresas vão expor suas coleções em posição de destaque no evento, nos pavilhões 3, 10 e 18 do tradicional Rho Fiera Milano. Além disso, a equipe do Brazilian Furtniture também organiza a mostra especial “Design + Indústria”, com 24 marcas apresentando novas peças desenvolvidas em colaboração com designers nacionais. Ainda, o projeto organiza a presença in loco de 18 jornalistas da Itália, Estados Unidos, Turquia, Reino Unido, França, Espanha, Portugal e de outros países estratégicos para a indústria moveleira do Brasil.

 

 

“A participação brasileira no iSaloni 2024, oportunizada por meio do Brazilian Furniture, coloca mais uma vez as indústrias brasileiras ao lado das mais renomadas marcas mundiais de mobiliário, representando ao mesmo tempo a singularidade e a adaptabilidade de nosso setor no mercado internacional. Ao destacar a integração entre indústria e design, tecnologia e sustentabilidade, nossas empresas fornecem não apenas móveis, mas a possibilidade de levar a riqueza cultural e material brasileira para o mundo, refletindo o espírito acolhedor do país”, explica a diretora-executiva da Abimóvel e gerente do Brazilian Furniture, Cândida Cervieri.

 

 

O iSaloni é o maior e mais importante evento mundial do setor de design, oferecendo excelentes oportunidades para conexões comerciais. Em 2023, a participação brasileira no i.Saloni por meio do projeto Brazilian Furniture possibilitou 5.018 contatos comerciais, um impressionante salto de 193% em relação ao número registrado no ano anterior. O impacto financeiro também foi significativo: em termos de negócios imediatos ou prospectados para os 12 meses seguintes, as empresas brasileiras reportaram negociações da ordem de US$ 36,66 milhões.

 

 

Conheça as empresas brasileiras que estarão em exposição em estandes exclusivos do Projeto Brazilian Furniture no iSaloni 2024: Arboreal, Century, Cristais São Marcos, Green House, Modalle, St. James (Pavilhão 3); Zen Design (Pavilhão 10); Sollos Jader Almeida (Pavilhão 18).

 

 

Confira também as indústrias participantes do “Design + Indústria”, programa de design integrado à indústria que conta com 41 novas peças desenvolvidas em colaboração entre 22 empresas e cerca de 40 designers brasileiros sendo apresentadas em primeira mão em Milão: Albatroz; Caemmun; Camacã; Caroana; DAF; Delinear; House Garden; Jmarcon; Mare; Modalle; Multimóveis; Officina; Perfini; Rudnick; Sollos; Treboll; Tumar; Udra/Traços e Tramas; ZEEA.

 

 

Designers que assinam peças brasileiras expostas no iSaloni 2024: Acioly Felix (DF), André Marcolino (SP), Arthur Guimarães (SP), Brunno Jahara (RJ), Camila Fix (SP), Carol Bassi (SP), Dimitri Lociks (DF), Emerson Borges (PR), Fábio Stal (SP), Fabricio Ronca (PR), Fernanda Marques (SP), Ibanez Razzera (SC), Jader Almeida (SC), Jayme Bernardo (PR), João Demele (PR), Juliana Vasconcellos (SP), Larissa Batista (RS), Leo Romano (GO), Lorenzo Razzera (SP), Marcelo Bilac (DF), Marta Manente (RS), Newtom Lima (SP), Nino Bauti (SP), Patrícia Martinez (SP), Pedro Mendes (SP), Rafael Oliva (SP), Renata Távora (SP), Ricardo Bello Dias (SP), Roberta Rampazzo (SP), Rodrigo Silveira (SP), Ruy Ohtake (SP), Sérgio Batista (RS), Sergio Matos (PB), Studio Alfaia (PE), Studio Ornare (ES), Studio Sette7 (ES), Tiago Curioni (SP), Victor Leite (SP) e Vivian Coser (SP).

 

 

O Lounge Brasil, no hall 03, será o ponto de encontro, mobiliado com peças cedidas pela Uultis e pela Akra Collection para receber, interagir e integrar durante o evento.

 

 

Semana de Design de Milão

 

 

Composta por dois grandes eventos, a Semana de Design de Milão apresenta aos visitantes as principais tendências do setor de móveis e decoração. Um deles é o Salone del Mobile.Milano, o iSaloni, maior evento do setor moveleiro no mundo e ponto de referência do segmento de casa e mobiliário. Já o FuoriSalone, evento paralelo ao Salão do Móvel, é composto por múltiplas mostras e exposições espalhadas por toda a cidade, incluindo a INTERNI Cross Vision, organizada na Universitá degli Studi di Milano.

 

 

Em 2023, a mostra brasileira no FuoriSalone se organizou em torno do conceito Temporal. Acolheu 50 peças de móveis, cerâmica, iluminação, rochas ornamentais e artesanato, que se destacaram pela inovação em design, em funcionalidade, no conceito ou por apresentar soluções sustentáveis em sua produção. Além disso, nove empresas participaram do 61º Salão do Móvel por meio do projeto Brazilian Furniture, que levou para Milão o melhor do Brasil em termos de matéria-prima, técnicas, qualidade, tecnologia e sustentabilidade do setor.

 

 

A indústria moveleira no Brasil

 

 

A pujança da indústria brasileira do mobiliário tem destaque no comércio internacional, com presença sentida em 180 países e participação significativa nas principais feiras comerciais do mundo. As mais de 17 mil unidades produtoras fazem do país o sexto maior produtor de móveis e o 28º maior exportador, tendo Estados Unidos, Uruguai, Chile e Reino Unido como os principais destinos dos embarques. Em 2023, as vendas ao mercado externo superaram os US$ 735,3 milhões, com destaque para os estados da região Sul: juntos, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná responderam por 81,4% das exportações brasileiras de móveis no ano passado.

 

 

“A aceitação do móvel brasileiro no exterior tem sido muito positiva, refletindo uma combinação de design, sustentabilidade e originalidade que ressoa fortemente com consumidores e profissionais da indústria de mobiliário global. Neste ano de 2024, aliás, as exportações brasileiras de móveis apresentaram um crescimento expressivo de 11,4% no primeiro bimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior, indicando uma tendência de aumento na demanda internacional por móveis fabricados aqui”, comemora o presidente da Abimóvel, Irineu Munhoz.

 

 

Sobre o Brazilian Furniture

 

 

O projeto setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ApexBrasil e da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) com o objetivo de incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional. Isso é feito por meio de um conjunto de ações estratégicas que têm como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria. Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture܂org܂br.

 

 

Sobre a Abimóvel

 

 

A Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) atua há mais de 45 anos na defesa, no desenvolvimento e no fortalecimento da indústria nacional. A instituição promove uma agenda positiva para o setor, beneficiando mais de 19,3 mil empresas, que geraram, em 2022, 268,6 mil empregos diretos e indiretos; produção estimada em 402,6 milhões de peças; exportações que ultrapassaram US$ 830,7 milhões; e com investimentos de R$ 1,18 bilhão. Esses números refletem a importância da indústria moveleira no Brasil, que é o 6º maior produtor do mundo, principalmente com os esforços da entidade na melhoria do ambiente de negócios, da inteligência e da promoção comercial no mercado interno e externo. A Abimóvel está comprometida com o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor e da indústria brasileira.

 

 

Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone

 

 

O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa, que atualmente conta com 199 empresas apoiadas, tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar aqui realizar cadastro gratuito.

 

 

Sobre o Centrorochas

 

 

O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.

 

 

Sobre a ApexBrasil

 

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

 

SERVIÇO

 

 

Fuorisalone 2024 - exposição Coccoloba

Quando: 15 a 28 de abril de 2024

Onde: Mostra INTERNI Cross Vision, no espaço Cortile d'Onore da Università degli studi di Milano, Milão, Itália

 

 

Fuorisalone 2024 - exposição Giardino di Pietra

Quando: 15 a 28 de abril de 2024

Onde: Mostra INTERNI Cross Vision, no espaço Cortile d'Onore da Università degli studi di Milano, Milão, Itália

 

 

62º Salão do Móvel de Milão (iSaloni) - nove empresas do mobiliário expondo nos pavilhões + 24 na mostra especial “Design + Indústria”

Quando: 16 a 21 de abril de 2024

Onde: Rho Fiera Milano, Milão, Itália

 

 

By ApexBrasil | Inpacto

Imagem Principal: Ilustrativa

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor: