Apartamento ganha movimento com reforma que transforma viver e receber
O projeto assinado pela arquiteta Cau Levy, em parceria com Silvia Acar, revela uma morada versátil, criativa e renovada
Postado terça-feira 09/09/2025 por Redação
Categorias: Design Arquitetura & Design Design de Interiores

Reformar um apartamento em um edifício com assinatura de João Kon, em São Paulo, foi para a arquiteta e moradora Maria Claudia Levy — a Cau — uma oportunidade de imprimir uma nova narrativa em um espaço carregado de história. Em parceria com a também arquiteta, Silvia Acar, a profissional buscou não apenas modernizar os ambientes, mas criar um lar vivo, que se adapta ao tempo e ao uso dos moradores.

A principal decisão do projeto foi a integração entre sala, cozinha e lavanderia, que deixou de ser apenas área de preparo para se tornar um verdadeiro espaço de convivência. A antiga área de serviço foi incorporada e convertida em parte de um novo espaço gourmet, ampliando as possibilidades de receber amigos e familiares. A atmosfera descontraída ganha força na escolha do piso de ladrilhos amarelos com detalhes em branco, que pontuam a identidade autoral do projeto e estabelecem um elo com as soluções aplicadas também nos banheiros.

A cozinha, inspirada em um ateliê, foi pensada para unir funcionalidade e estética. Duas pias se tornam protagonistas, equipadas com monocomandos das linhas Celite Kitchen e Celite Gourmet, que permitem que diferentes tarefas ocorram simultaneamente — um recurso especialmente valorizado em lares onde cozinhar e receber se entrelaçam. As cubas profundas otimizam o preparo, enquanto as bancadas generosas oferecem apoio para utensílios. A abundância de iluminação natural, somada à presença de elementos em inox, reforça a ideia de praticidade e durabilidade. Já os detalhes em cores vivas e revestimentos texturizados acrescentam frescor e autenticidade, traduzindo a personalidade criativa de Cau.

Contraste de cores e formas brinca com escolhas lúdicas e funcionais na decisão por louças, metais e revestimentos para o banheiro social – Foto: Felco
Nos banheiros, a arquiteta explorou a linguagem da individualidade, com propostas que dialogam entre si. No banheiro social, o lavatório suspenso Eco cria a sensação de leveza e libera espaço para a decoração, compondo com a torneira Basic e acessórios Flow, que seguem o mesmo padrão de acabamento em preto fosco. O conjunto ganha destaque ao lado do revestimento de parede rosa em tom pastel, que amplia a luminosidade e torna o espaço mais acolhedor. A ideia foi criar um ambiente onde cores e elementos pudessem surpreender, transformando o uso do lavabo em uma experiência divertida.

Já na suíte principal, a ideia foi transformar o banheiro em uma verdadeira sala de banho, um refúgio particular marcado pela presença de uma banheira e bancada de ardósia. A composição traz a Torneira para lavatório Design bica alta e a Cuba de Apoio Oval D5 da mesma linha, peças que conferem sofisticação e conforto ao ritual diário de autocuidado. Os metais e acessórios em acabamento preto fosco, com a tecnologia High Coat®, reforçam a estética contemporânea, enquanto o Chuveiro Master se destaca pelo jato volumoso, capaz de envolver todo o corpo.
O resultado é um apartamento que não se encerra no ato da reforma, mas que se abre a novas histórias. O projeto traduz a ideia de habitar como ato criativo, em que a arquitetura não apenas acomoda, mas também estimula encontros, pausas e experiências.
Sobre a Celite
A Celite está presente na memória e na rotina dos brasileiros desde 1941, sendo uma das primeiras indústrias de louças sanitárias do país. Fundada em São Paulo como Porcelite, a empresa adotou o nome Celite em 1968, quando iniciou sua expansão para Minas Gerais com a inauguração de uma fábrica em Santa Luzia. Em 1982, com a aquisição do parque industrial de Recife/PE, transformou-se na mais moderna fábrica de louças sanitárias da América Latina.
Em 1988, alcançou um marco importante na internacionalização ao fornecer produtos para a Vila Olímpica de Seul e exportar peças para os Estados Unidos, Canadá e Europa. Em 1996, a Celite foi adquirida pelo grupo suíço Laufen, que, em 1999, passou a integrar a multinacional espanhola Grupo Roca, líder global em produção de louças sanitárias.
A marca manteve seus investimentos em expansão de plataformas (em 2010 começou a atuar em metais sanitários e em 2014 em móveis para banheiros) e inovações como o lançamento de cubas com bordas finas em Titanium®, metais coloridos com a tecnologia High Coat® e bacias sanitárias Rimless®.
Ao longo dessa trajetória, a Celite acompanhou as mudanças do cotidiano, aprendendo com a história e projetando-se para o futuro. Atenta à realidade contemporânea, a marca compreende o comportamento dos brasileiros e combina um espírito jovem com a credibilidade conquistada ao longo dos anos. Essa trajetória de parceria e inovação permite à Celite democratizar a tecnologia e o design, consolidando-se como referência no mercado e estabelecendo novos padrões para o banheiro brasileiro.
Saiba mais:
Site: www.celite.com.br
By a4&holofote comunicação
Foto: Felco
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!