Apartamento com 220 m² tem ar industrial contemporâneo e muitas cores
Projetado pelo Studio 92 Arquitetura apartamento tem grande área social integrada com vista para Serra da Cantareira e automação de identificação para entrada
Postado sexta-feira 07/07/2023 por Redação
Categorias: Empresas Design Notícias apartamento Arquitetura Móveis
Localizado no Alto da Lapa, Zona Oeste de São Paulo, apartamento com 220 m² projetado pelo Studio 92 Arquitetura traz uma mistura de bossa carioca e ar industrial paulista com uma linguagem contemporânea e despojada.
O casal com dois filhos e dois cachorros são cariocas e para não perderem a identidade linguística apelidaram o lar de Bixcoito. Por estarem alguns anos na capital paulista, os moradores recebem muitas visitas e hóspedes e, para isso era fundamental ter uma área social ampla e agregadora com boa circulação.
Sendo assim, a primeira providência do escritório de arquitetura foi eliminar as portas das varandas que circundam a sala e área gourmet, permitindo criar uma ampla sala totalmente integrada, porém setorizada com móveis e cores.
A ilha em silestone convida para os momentos degustativos. Na bancada foram instalados o cooktop de duas bocas e uma churrasqueira elétrica (Eletromec), esta dá suporte à churrasqueira de carvão entregue pela construtora. Para personalizar, a parede da churrasqueira foi revestida com porcelanato preto em grande formato, a área interna foi pintada de preto e a moldura do buraco ganhou perfil metálico.
A bancada da ilha possui armários inferiores com revestimento em madeira com espaço para a cervejeira do casal. Sobre a bancada duas prateleiras suspensas em madeira e estrutura em serralheira servem de apoio e para uso de objetos de decoração e vasos com plantas. Quatro banquetas com estofados na cor rosa e estrutura metálica preta de um lado para acomodar as visitas e do outro duas banquetas de apoio na cor preta em metal. Ainda na área gourmet, a bancada da pia também é em silestone e os armários inferiores em laca tom verde pastel.
Para admirar o skyline que permite apreciar as praças do bairro e as montanhas da serra da Cantareira ao fundo, o Studio 92 Arquitetura projetou um enorme banco no parapeito da varanda. Com design orgânico o banco possui base em concreto com assento em madeira cumaru envernizada que permite muitas pessoas se sentarem. Seu design dá movimento e acompanha a linha arredondada da arquitetura da fachada do prédio. Nas laterais do banco foram colocadas duas grandes floreiras para vasos.
Social cheio de bossa
A mesa de jantar em madeira é grande e redonda que acomoda oito cadeiras estofadas na cor azul do mesmo modelo das banquetas da ilha. Sobre a mesa três pendentes com design orgânico, cuja iluminação criam efeitos focais. No mesmo espaço, as arquitetas colocaram um sofá da Estar Móvel com design arredondado e na cor cru acompanhando as linhas da coluna de sustentação, que fica aparente no meio do espaço, criando uma composição harmoniosa. Duas poltronas em madeira e estofado cru, mesa lateral em madeira e mesa de centro em metal na cor preta sobre um tapete em corda naútica da Phenicia Concept compõem o living.
Para setorizar o living do home theater um aparador em metal na cor preta faz a divisão e acompanha a linha do sofá da Carbono na cor verde com almofadas coloridas. A parede oposta recebeu pintura em cimento queimado e a TV fixada na própria parede. Também foi desenhado pelo escritório de arquitetura o rack em concreto, que foi formatado na própria obra, e possui portas em serralheria e pintura eletrostática.
Um detalhe interessante que divide os dois espaços é uma obra adquirida na CASACOR RIO, uma prensa de livros em madeira que deu um ar bastante conceitual ao ambiente.
O Studio 92 Arquitetura revestiu a parede de entrada do apartamento com painel ripado na cor azul, mimetizou as portas da entrada principal e da área íntima e o interruptor. Há ainda na entrada do amplo living um cantinho de descompressão com a poltrona Mole de Sérgio Rodrigues (Dpot) e pufe em couro bastante confortáveis sobre um tapete redondo com estampa geométrica da Koord. E para prestigiar o casal amigo, o artista Jemal pintou um quadro personalizado para o apartamento com imagens da cidade.
Todo piso do apartamento recebeu o revestimento porcelanato em cimento queimado 1,20x1,20 (Portobello), assim com a base neutra, o Studio 92 Arquitetura usou e abusou de cores nas paredes e nos elementos decorativos.
Color Block em alta
Colorir as paredes já se consolidou nos projetos, além das paredes a tendência é o color block, e o Studio 92 Arquitetura sabe usar monocraticamente as cores em um único espaço. Neste projeto o color block foi usado em vários ambientes com diversas cores em total sincronia entre elas.
Começando com o hall de entrada do elevador. Por ser privativo, foi possível criar um mega color block na cor rosa, incluindo a porta do elevador. O piso foi revestido com ladrilho com desenhos geométricos nas cores branca e preta (Bela Viagem), na parede espelho de corpo inteiro e mesa de apoio com barras em serralheria usadas na parede no mesmo tom da mesa para criar um espaço descolado.
No lavado o color block azul mantém a linguagem e tom usado na entrada do apartamento. As paredes e teto do lavabo pintados na cor azul e o piso tem revestimento cerâmico azul (Colormix). A bancada com pia esculpida em porcelanato e a parede backsplash com revestimento rústico e volumétrico compõem com o estilo mais descolado usado nos detalhes como a serralheria, a moldura do espelho, o porta toalhas e prateleira de apoio instalada sob a bancada. A cor azul também foi usada no color block do corredor de circulação para os quartos e banheiro social.
Cozinha intimista e despensa grande
A ideia desta cozinha foi mantê-la integrada ao restante da área de convívio social do apartamento, entretanto foi criada uma porta camarão de serralheria e vidro canelado, para que naqueles momentos de privacidade poder fechá-la.
Toda bancada é de Dekton com calha úmida e funcional. Os armários têm portas em fórmica tom verde pastel e as paredes laterais foram revestidas com a mesma fórmica. No backsplash foi colocado revestimento cerâmico com traços para dar movimento (Colormix), e na parede foi instalada uma prateleira de metal para temperos e afins. Todos os eletrodomésticos são embutidos, inclusive a coifa com design slim que fica escondida dentro do armário, cujo acabamento é igual ao da porta; serralheria e vidro canelado. Na outra parede há uma outra bancada para suporte com torre embutida de tomadas, nicho superior para o micro-ondas e armários superiores com acabamento em madeira.
Há ainda um espaço para tomar café ou fazer rápidas refeições com uma pequena mesa redonda, duas cadeiras de apoio e um canto alemão cujo assento suspenso é em concreto e com bordas arredondadas. Sobre o concreto; estofado azul.O revestimento da parede é o mesmo do backsplash.
Da lavanderia tem um acesso ao corredor de serviço onde foi instalado uma sapateira e que também dá acesso a uma enorme despensa com armários com portas com boisorie contemporâneo e prateleiras de madeira natural. O Studio 92 Arquitetura manteve o teto em concreto aparente e eletrocalhas firmando o conceito industrial impresso em vários detalhes do projeto, especialmente no projeto luminotécnico e elementos em serralheria e concreto.
Área íntima
O layout do apartamento possui 4 quartos e um deles foi transformado em uma sala de TV privativa com sofá cama. O que chama atenção neste ambiente é o teto pintado em terracota (Suvinil). A porta de correr na cor cinza foi desenhada pelo Studio 92 Arquitetura com aplicação de placas retangulares em fórmica, lembrando escama de peixe e possui um puxador arredondo.
A estante também leva a assinatura do escritório. É um móvel funcional em madeira e estrutura em serralheira. Um armário lateral, armário na parte debaixo com porta basculante em chapa de metal perfurada, assim como a prateleira na parte superior.
A suíte da filha adolescente cujo teto se destaca com a cor uva (Suvinil), faz um contraponto com o tom claro de MDF (Araúco), usado em todo mobiliário. O romantismo deste ambiente está na sutileza da palha sintética usada nas portas do armário e na delicadeza do papel de parede. Destaque para um estreito aparador que serve de apoio para cama e foi revestido com madeira ripada em tom verde pastel e tampo de madeira natural.
O banheiro possui uma elegância vintage com elementos contemporâneos. O porcelanato Confeti (Ceusa), é criativo, traz cor de forma sutil e dá um ar descolado. A bancada é em silestone branco com cuba em concreto (Uma), e metais dourados. O design da arandela é retrô com acabamento na cor preta combinando com a serralheria do box e outros detalhes.
A suíte do filho de 16 anos é marcada pela cor azul aplicada na madeira usada na base da cama, estrutura do armário e gavetas, na cadeira, na porta com cava retangular e na cabeceira feita com piso tátil. E na cor preta aplicada na serralheira que emoldura a estante e as portas de chapa de alumínio perfurada. O banheiro traz um tom mais sóbrio, porém contemporâneo nas cores que variam entre preta, cinza e branca. O destaque é o revestimento cerâmico (Lurca), usado na parede com desenhos geométricos que criam a ilusão ótica de movimento. Bancada em silestone com cuba de concreto de sobrepor (Uma) e armários em fórmica na cor preta. Armários espelhados têm bom espaço para armazenamento. Os metais são em acabamento preto.
Suíte Master
Amplo, tem closet e home office integrados, porém setorizados assim como a linguagem usada no living. Logo na entrada do quarto, que tem uma porta que do lado de fora é azul para compor o color block do corredor e na parte de dentro é na cor verde claro.O o Studio 92 Arquitetura desenhou os armários utilizando todos os espaços do closet, sendo assim, criou um armário com muita profundidade devido à estrutura do prédio e a solução foi colocar o cabo de pendurar mais próximo da porta e no fundo foram criados baús embutidos para armazenamento. Os armários foram revestidos com madeira e portas de chapa metálica perfuradas. Um truque usado pelo escritório foi usar em um dos armários fundo com vidro jateado e portas de chapa perfurada para permitir a entrada de luz natural no closet.
A cama king ganhou uma cabeceira de madeira ripada do chão à meia parede. Na outra metade da parede foram aplicadas placas de drywall com perfis metalizados, que receberam pintura em cimento queimado, criando semelhança com placas de concreto. Nas laterais, mesas de apoio suspensas em madeira preta com arandelas e nichos para tomadas.
Uma grande estante foi criada com prateleiras de concreto e portas móveis em vidro e serralheria. Na varanda da suíte um home office foi adaptado com bancada e armários suspensos e um banco de apoio.
Uma curiosidade é a porta do banheiro com porta de vidro camarão e para não entrar claridade no quarto, foi instalado na janela uma persiana rolô. Seguindo a mesma linguagem industrial empregada em todo projeto, o banheiro tem revestimentos de piso e parede em porcelanato cimento queimado, bancada em silestone na cor preta com duas cubas em concreto (Uma) na cor azul, armários em madeira ripada verde claro e metais com acabamento na cor preta.
By Maria Helena | A3Comunicação
Imagens: Créditos Mariana Orsi
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.
Conheça nossos portais, revistas e eventos!