Além do floral: arquiteta destaca oito tendências de decoração para a primavera

 

Na hora de atualizar a casa para a chegada da estação, Aline Zanoni sugere hits da primavera gringa, como cores vibrantes, móveis arredondados e estampas vintage

 

Postado quarta-feira 27/09/2023 por Redação

Além do floral: arquiteta destaca oito tendências de decoração para a primavera
Além do floral: arquiteta destaca oito tendências de decoração para a primavera

 

No dia 23 de setembro começou a primavera, estação do ano marcada por temperaturas mais quentes e cenários mais floridos. É nessa época do ano também que as mantas dão lugar às espreguiçadeiras, assim como novas tendências de decoração ganham vida na hora de atualizar a casa para a estação mais florida do ano. Segundo a arquiteta Aline Zanoni, alguns hits de sucesso que marcaram a primavera gringa do hemisfério norte prometem desembarcar com tudo no Brasil, como mobiliário curvo, decoração floral, plantas internas e materiais naturais.

 

 

Mobiliário curvo: “As curvas são uma das grandes tendências da primavera 2023. Uma influência que vem dos anos 60 e 70 e que voltou com tudo nessa temporada. O mobiliário arredondado deixa o ambiente mais suave, confortável e com maior movimento. De madeira clara, carvalho natural ou pinho, eles podem estar presentes em poltronas, cadeiras, sofás e mesas proporcionando ao ambiente elegância sem renunciar ao aconchego”, explica Aline.

 

 

Projeto Aline Zanoni - Aline Zanoni

 

 

Cores: “Na primavera, as cores fazem referência aos campos floridos. Tonalidades de rosa, amarelo, verde, azul e lavanda prometem deixar a casa mais alegre, além de trazer o colorido dos jardins para dentro do lar. Essas cores podem ser utilizadas nos quartos, salas, cozinhas e banheiros, ou até em objetos decorativos, como cortinas, roupa de cama, almofada etc. Para fazer composições criativas, é possível misturá-las com os tons neutros, como marrom, bege e creme trazendo tranquilidade e calma” conta a arquiteta.

 

 

Arranjos e vasos: “As flores são típicas da estação. Por isso, se você quer renovar a decoração nessa estação sem gastar tempo ou dinheiro com grandes reformas, invista em arranjos de azaleias, orquídeas, rosas e girassóis, por exemplo. Escolha vasos que façam composição com os itens que já possui em casa. Sempre indico os de cerâmica, são lindos e muito elegantes. Se a sala for ampla, você também pode colocar um vaso bem grande em destaque, assim como acontece em uma área externa. Já, os vasos menores ficam bem em mesas de centro” pontua Zanoni.

 

 

Projeto Aline Zanoni - Aline Zanoni

 

 

Tapetes: “São sempre uma boa pedida em qualquer estação e na primavera não seria diferente. Tapetes com formatos diversos e dinâmicos, com cores pop e texturas ousadas dão aconchego ao cômodo” complementa a especialista em interiores.

 

 

Materiais naturais: “Uma boa ideia é usar os materiais naturais dentro e fora de casa para deixar o ambiente mais leve e confortável. Peças em madeira são sempre bem-vindas com diversos formatos e tamanhos que podem ser inseridas na área externa, sala, quartos e banheiro. Objetos em vidro também dão um ar de sofisticaçãol” comenta Aline.

 

 

Madeira: “Em uma época que remete tanto a natureza, a madeira não podem ficar de fora. Coloque móveis de madeira robustas e esculturais dentro ou fora de casa. Esse visual natural deixa o local despojado sem perder a sofisticação” acrescenta.

 

 

Projeto Aline Zanoni - Aline Zanoni

 

 

Tecidos: “Para esta época do ano é interessante investir em tecidos que sejam mais leves com cores neutras. A primavera tende a ser uma estação mais quente, já nos preparando para o verão. Os tecidos têm um forte impacto na decoração, dê preferência ao algodão” ressalta a arquiteta.

 

 

Texturas: “O mármore, o linho e o vime são bastante utilizados nessa estação, dão um toque mais orgânico e rústico para os ambientes” indica Aline Zanoni.

 

 

Projeto Aline Zanoni - Aline Zanoni

 

 

Persianas e cortinas: “Indico o bambu para o material das persianas, traz leveza e conforto. É sustentável e faz uma composição linda junto com o restante da decoração. Já para as cortinas, sugiro o tecido gaze de linho, que é neutro e casa bem na maioria dos ambientes”, finaliza a arquiteta.

 

 

Sobre Aline Zanoni:

 

 

Formada em arquitetura e urbanismo e com doutorado pela PUC-PR, a arquiteta conta com projetos assinados no Brasil e no exterior, como no EUA, Eslovênia e Irlanda. Além da assinatura de ambientes, Zanoni também é conhecida por ser Mentora de mais de 3 mil arquitetos e designers de interiores sobre gestão e administração de escritórios de arquitetura. Nos seus perfis no Instagram (@alinezanoni, perfil para profissionais e @arquitetaalinezanoni, perfil do escritório de arquitetura) conta com mais de 130 mil seguidores.

 

 

By Evelyn Guimarães | Broto Comunicação

Imagens: Créditos Aline Zanoni

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor: